62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
PROLETCULT: CULTURA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - A CONTRIBUIÇÃO DE FÓRUNS DE DEBATES PARA ELEVAÇÃO DO PATAMAR DE CONSCIÊNCIA DE LICENCIANDOS |
Renata Rodrigues Barboza 1 Tayla Campagna de Assis 1 Dayani Freitas Oliveira 1 Angela Celeste Barreto de Azevedo 1 André Malina 1 |
1. Universidade Federal do Mato Gosso do Sul |
INTRODUÇÃO: |
A presente pesquisa consiste na análise do Projeto de Extensão intitulado PROLETCTULT: cultura e política na formação de professores, que aconteceu no ano de 2009. Este Projeto é parte integrante da pesquisa aprovada pela FUNDECT intitulado "O Conceito de Educação Física presente nas Políticas Públicas/Sociais
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METODOLOGIA: |
No presente projeto, organizou-se o trabalho com licenciandos, que escolheram a temática de discussão e o tipo de linguagens de massa, que posteriormente foram utilizadas pelos debatedores. A equipe organizadora selecionou e estudou os textos teóricos preparatórios para a realização dos três fóruns de debate realizados ao longo do ano, focando a relevância para o processo educacional. A partir disso, foram convidados oito debatedores, totalizando quatro nos dois primeiros fóruns e quatro no último, que discutiram a temática elencada. Anteriormente à realização dos fóruns, foram escolhidos coordenadores de mesa que necessariamente era um licenciando pertencente ao grupo de estudo organizador do projeto. Ao final, aplicou-se um questionário aos ouvintes para que os mesmos avaliassem os referidos fóruns de debates. |
RESULTADOS: |
Durante execução do projeto, ocorreram três fóruns de debate que foram realizados entre junho e dezembro de 2009. Participaram dos eventos 106 pessoas, validando-se para exposição do presente trabalho, trinta e três questionários avaliativos. No mês de junho, realizou-se o primeiro fórum no Anfiteatro do Departamento de Artes Visuais da UFMS, com o tema: "política e cultura na formação de professores"; no mês de setembro, aconteceu o segundo fórum de debate no Anfiteatro da Unidade 6, com o tema: "Corpo, Sociedade e Cultura"; e no mês de dezembro o terceiro fórum, ocorrido em três dias. No primeiro dia, foi abordado o tema: "Movimentos Sociais e Luta de Classes"; no segundo dia: "A produção acadêmica As perguntas do questionário avaliativo estavam relacionadas ao desenvolvimento do debate como adequação da linguagem, tema debatido, comunicação escolhida e relevância do projeto na visão dos ouvintes. Os resultados obtidos apontam, para os participantes, relevância na realização desse projeto, pois: 93,9% acharam que o fórum contribuiu para desenvolver um pensar critico em torno da formação de professores; 90,9% acreditaram que a sua compreensão sobre política e cultura foram ampliados; 100% dos ouvintes concordaram que é necessário um olhar critico na formação de professores; e 54,5% avaliaram o evento com sendo bom. |
CONCLUSÃO: |
Houve sinergia e troca de experiências entre os palestrantes e um público eclético na sua formação, pois contamos com participantes dos mais diversos cursos da UFMS e também alguns de fora desta Instituição, enriquecendo o evento. Os questionários avaliativos foram fundamentais para o desenvolvimento e reposicionamento do Projeto, e foram incorporados, tanto o modo de elaboração quanto o conteúdo das respostas, ao Projeto de Pesquisa aprovado pela FUNDECT, que visa observar políticas públicas para esporte, cultura e lazer feitas no Estado de Mato Grosso do Sul. Esses fóruns foram importantes, pois segundo as informações dos respondentes, contribuíram para o desenvolvimento de um pensar crítico na formação de professores, e ainda produziram subsídios para instalação de um observatório de políticas publicas para o Estado, além de aprofundar conhecimentos sobre as Ciências Humanas por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Instituição. |
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Palavras-chave: Cultura e Política , Fóruns de debate, Pensar crítico . |