62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROLETCULT: CULTURA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - A CONTRIBUIÇÃO DE FÓRUNS DE DEBATES PARA ELEVAÇÃO DO PATAMAR DE CONSCIÊNCIA DE LICENCIANDOS  
Renata Rodrigues Barboza 1
Tayla Campagna de Assis 1
Dayani Freitas Oliveira 1
Angela Celeste Barreto de Azevedo 1
André Malina 1
1. Universidade Federal do Mato Gosso do Sul
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa consiste na análise do Projeto de Extensão intitulado PROLETCTULT: cultura e política na formação de professores, que aconteceu no ano de 2009. Este Projeto é parte integrante da pesquisa aprovada pela FUNDECT intitulado "O Conceito de Educação Física presente nas Políticas Públicas/Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer".Como parte desse esforço conjunto, realizamos de forma integrada à pesquisa, o projeto de extensão citado acima que compreendeu a construção de um fórum de debate permanente, cujo objetivo é contribuir para elevar o patamar de consciência, no sentido gramsciano, do licenciando, e debater questões sociais que interferem no ambiente escolar. Assim, foi pressuposto promover um pensar crítico sobre o papel da formação política, das políticas públicas e da formação de professores, utilizando-se da linguagem de massa e de textos teóricos como recursos para o trabalho educativo. Os freqüentadores foram de diversas origens, como acadêmicos e professores de diferentes áreas, embora o público-alvo tenha tido como foco principal os alunos que cursam licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A licenciatura em Educação Física, o curso de Ciências Sociais e os professores externos constituíram-se na primazia do público frequentador dos fóruns de debates ocorridos.

 

 

METODOLOGIA:

No presente projeto, organizou-se o trabalho com licenciandos, que escolheram a temática de discussão e o tipo de linguagens de massa, que posteriormente foram utilizadas pelos debatedores. A equipe organizadora selecionou e estudou os textos teóricos preparatórios para a realização dos três fóruns de debate realizados ao longo do ano, focando a relevância para o processo educacional. A partir disso, foram convidados oito debatedores, totalizando quatro nos dois primeiros fóruns e quatro no último, que discutiram a temática elencada. Anteriormente à realização dos fóruns, foram escolhidos coordenadores de mesa que necessariamente era um licenciando pertencente ao grupo de estudo organizador do projeto. Ao final, aplicou-se um questionário aos ouvintes para que os mesmos avaliassem os referidos fóruns de debates.

RESULTADOS:

Durante execução do projeto, ocorreram três fóruns de debate que foram realizados entre junho e dezembro de 2009. Participaram dos eventos 106 pessoas, validando-se para exposição do presente trabalho, trinta e três questionários avaliativos.

No mês de junho, realizou-se o primeiro fórum no Anfiteatro do Departamento de Artes Visuais da UFMS, com o tema: "política e cultura na formação de professores"; no mês de setembro, aconteceu o segundo fórum de debate no Anfiteatro da Unidade 6, com o tema: "Corpo, Sociedade e Cultura"; e no mês de dezembro o terceiro fórum, ocorrido em três dias. No primeiro dia, foi abordado o tema: "Movimentos Sociais e Luta de Classes"; no segundo dia: "A produção acadêmica em Educação Física", e no terceiro dia: "A proposta crítico-emancipatória na pratica docente em Educação Física".

As perguntas do questionário avaliativo estavam relacionadas ao desenvolvimento do debate como adequação da linguagem, tema debatido, comunicação escolhida e relevância do projeto na visão dos ouvintes.

Os resultados obtidos apontam, para os participantes, relevância na realização desse projeto, pois: 93,9% acharam que o fórum contribuiu para desenvolver um pensar critico em torno da formação de professores; 90,9% acreditaram que a sua compreensão sobre política e cultura foram ampliados; 100% dos ouvintes concordaram que é necessário um olhar critico na formação de professores; e 54,5% avaliaram o evento com sendo bom.

CONCLUSÃO:

Houve sinergia e troca de experiências entre os palestrantes e um público eclético na sua formação, pois contamos com participantes dos mais diversos cursos da UFMS e também alguns de fora desta Instituição, enriquecendo o evento.

Os questionários avaliativos foram fundamentais para o desenvolvimento e reposicionamento do Projeto, e foram incorporados, tanto o modo de elaboração quanto o conteúdo das respostas, ao Projeto de Pesquisa aprovado pela FUNDECT, que visa observar políticas públicas para esporte, cultura e lazer feitas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Esses fóruns foram importantes, pois segundo as informações dos respondentes, contribuíram para o desenvolvimento de um pensar crítico na formação de professores, e ainda produziram subsídios para instalação de um observatório de políticas publicas para o Estado, além de aprofundar conhecimentos sobre as Ciências Humanas por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Instituição.

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Cultura e Política , Fóruns de debate, Pensar crítico .