62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
LISTERIOSE EM GESTANTES DA BAIXADA FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO, BRASIL
Ana Carolina Torres 2, 1
Antonio Neres Norberg 2, 1, 3
Margareth Maria de Carvalho Queiroz 2, 4
Fabiano Guerra Sanches 2, 1
1. Universidade Iguaçu - UNIG
2. Universidad Autónoma de Asunción - UAA - Paraguay
3. UNIABEU Centro Universitário
4. Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Este trabalho enfatizou a pesquisa de anticorpos anti-Listeria monocytogenes em mulheres com gestações acompanhadas em ambulatórios localizados na região da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. A listeriose é uma bacteriose capaz de infectar seres humanos e outras espécies de animais. Em gestantes, na fase aguda da doença, pode ocorrer transmissão vertical e causar morte fetal ou lesões irreversíveis que o paciente levará para o resto da vida. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sorológico da listeriose em gestantes para prevenir a possível doença fetal e nas mulheres infectadas.
METODOLOGIA:
Examinou-se soro sanguíneo de 2215 gestantes pela técnica de soroaglutinação em tubo. Para essa prova, utilizou-se quatro antígenos de Listeria (1:O, 1:H, 4b:O, 4b:H). Os títulos dos soros desconhecidos foram dados pela maior diluição que apresentasse franca aglutinação. Em cada grupo de reação sempre incluiu-se um soro positivo de título conhecido e outro negativo para que a técnica estivesse sendo sempre testada.
RESULTADOS:
As reações sorológicas realizadas em 2215 pacientes gestantes demonstrou que 11 apresentavam títulos iguais ou superiores a 1:320, sugestivos de listeriose, equivalendo a 0,49% das amostras examinadas. Destacou-se a ocorrência da listeriose em gestantes da área estudada e o provável risco de infecção dos conceptos. Com o diagnóstico confirmativo, as gestantes serão tratadas adequadamente para evitar os sérios transtornos que poderão ocorrer nas gestantes e nos conceptos.
CONCLUSÃO:
Constatou-se a presença de infecção listérica em 11 gestantes dentre as 2215 examinadas. A incidência é considerada baixa porém significativa pelas sérias lesões que poderão causar nas gestantes e nos conceptos.
Instituição de Fomento: Universidade Iguaçu - UNIG
Palavras-chave: Listeria monocytogenes, listeriose, abortos.