62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DIAMÉTRICO DE Newtonia suaveolens (Miq.) Brenan. (TIMBORANA) EM CLAREIRAS NUMA FLORESTA TROPICAL DE TERRA FIRME EXPLORADA SELETIVAMENTE EM MOJU-PARÁ
Larissa Corrêa Lopes Quadros 1
Josiely Brito Cascaes 1
Fernando Cristóvam da Silva Jardim 2
Emídio Rodrigues de Oliveira Neto 1
1. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:

A dinâmica das florestas tropicais deve ser muito bem entendida para que se possa planejar a utilização sustentável de seus recursos ou a sua conservação. O uso dos recursos florestais tropicais se torna complexo devido às diferenças quanto às características ecológicas das espécies, o que dificulta o estabelecimento de um sistema adequado de manejo. Nesse contexto, a avaliação do crescimento de espécies florestais torna-se indispensável para se manejar a floresta baseada no conceito de sustentabilidade, pois ela irá mostrar quanto os indivíduos de determinada espécie crescem em um determinado período de tempo, o que é fundamental para o planejamento e para a escolha da espécie uma vez que se saberá o momento exato de se fazer o abate e quanto tempo demandará para os indivíduos atingirem o Diâmetro Mínimo de Corte (DMC) estabelecido. O objetivo do presente trabalho é avaliar o incremento diamétrico de uma população de Newtonia suaveolens com DAP maior ou igual a 5 cm e a sua distribuição diamétrica em um período de nove anos.

METODOLOGIA:

A área de estudo localiza-se no Campo Experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental, Km 30 da Rod. PA 150, no município de Moju - Pará. Foi selecionada uma área de 200ha, a qual sofreu exploração florestal seletiva em 1997. Nessa área foram selecionadas nove clareiras provenientes da exploração, com tamanho mínimo de 231m2, em torno das quais foi realizada a marcação das parcelas amostrais. No entorno de cada clareira, foi instalada uma faixa de 10mx50m, começando na bordadura da clareira para dentro da floresta, nas direções Norte, Sul, Leste e Oeste, portanto quatro faixas por clareira. Cada faixa foi dividida em parcelas quadradas de 10m de lado, que foram numeradas de 1 a 5, da clareira para a mata, onde foram medidos os indivíduos com DAP ≥5 cm. A primeira medição foi realizada 1998 e a última em 2007, totalizando nove anos. A distribuição diamétrica da espécie será analisada a partir do DAP ≥ 5 cm em intervalos de 10 cm de diâmetro. O Crescimento diamétrico será analisado através do incremento médio anual, que é o quociente entre a diferença entre o DAP final e o DAP inicial pelo tempo de estudo.

 

RESULTADOS:

A espécie Newtonia suaveolens apresentou distribuição diamétrica na forma contínua e decrescente ("J-invertido) na primeira medição, logo após exploração madeireira seletiva, e nove anos depois. Esse resultado indica um caráter tolerante desta espécie e estabilidade ecológica da mesma, haja vista que nas duas medições N. suaveolens se comportou de forma semelhante. O seu incremento médio anual foi de 0,47 cm ao ano. Constatou-se que no primeiro ano de medição ocorreu o maior incremento periódico da espécie e no último ano, nove anos depois, o crescimento foi menor. Esse resultado pode ser devido à maior incidência de radiação solar no início das medições, que ocasionaram um aumento mais rápido do diâmetro dos indivíduos da espécie.

CONCLUSÃO:

A distribuição diamétrica da N. suaveolens (timborana) apresentou-se de forma contínua e decrescente em um período de nove anos, demonstrando estabilidade ecológica da espécie. O incremento corrente anual foi de 0,47 cm ao ano, em que o maior crescimento ocorreu no primeiro ano de medição e o menor no último ano.

Instituição de Fomento: CNPq Edital Universal 2007
Palavras-chave: Newtonia suaveolens, Distribuição diamétrica, Incremento periódico.