62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS ASSOCIADAS A PLANTAS DE CANA-DE-AÇUCAR COM CARACTERÍSTICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO VEGETAL
Andresa Priscila de Souza Ramos 2
Andreza Raquel Barbosa de Farias 1
Luana Lira-Cadete 1
Michelangelo de Oliveira Silva 2
Fernando José Freire 2, 3
Júlia Kuklinsky-Sobral 1, 4
1. Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
2. Depto. Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco
3. Prof. Dr.
4. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é hoje uma cultura de grande importância, principalmente devido à sua múltipla utilização, como na produção de açúcar e álcool, dentre outros (Agrianual, 2002). Devido ao avanço da tecnologia e o crescente aumento da demanda populacional, é cada vez mais explorado o potencial de bactérias associadas às plantas para controle de pragas, doenças, e promoção do crescimento vegetal (Rosenblueth & Martinez-Romero, 2006). Um dos principais mecanismos de promoção de crescimento vegetal é a fixação biológica de nitrogênio, pois este é quantitativamente o elemento mais importante para a agricultura, por ser limitante ao crescimento vegetal (Boddey, et al., 1992). Outro mecanismo é a solubilização de fosfato inorgânico pelas bactérias associadas às plantas, pois apesar de diversas bactérias com esta característica estarem presentes no solo, seu número não é suficiente para competir com outras bactérias de diferentes funções estabelecidas, o que limita o aumento substancial do crescimento vegetal (Gyaneswar et al., 2002). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar bactérias endofíticas, de folha e raiz, e bactérias do rizoplano de plantas de cana-de-açúcar quanto à capacidade de fixar nitrogênio e solubilizar fosfato inorgânico in vitro.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas 131 linhagens bacterianas endofíticas (folha e raiz) e do rizoplano de plantas de cana-de-açúcar, isoladas em meio de cultura TSA 10% (Tripcase Soy Agar), pertencentes à coleção de culturas bacterianas do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana da UAG/UFRPE. A seleção de bactérias com capacidade de fixar N2 in vitro foi realizada por meio da inoculação das linhagens em meio de cultura semi-sólido sem fonte nitrogenada (NFb), segundo Dobereiner et al. (1995), incubadas a 28oC e avaliadas após 8 dias de cultivo. O resultado positivo foi caracterizado pela presença de um halo de crescimento no interior do meio de cultura. Para o teste de solubilização de fosfato, as bactérias foram inoculadas em meio de cultura sólido, contendo fosfato insolúvel, segundo Verma et al. (2001), e incubadas a 28°C por 72h. A presença de um halo claro em torno da colônia indicou a solubilização do fosfato. Além disso, foi os diâmetros das colônias e dos halos de solubilização foram medidos com o auxílio de paquímetro para a determinação dos Índices de Solubilização (IS) (Hara & Oliveira, 2004). Ambos os testes foram realizados em triplicata.
RESULTADOS:
A fixação biológica de N2 tem sido um dos mecanismos explorados na interação microrganismos-planta em diversos estudos (Cocking, 2003; Medeiros et al., 2006). De um total de 67 bactérias avaliadas, cerca de 18% apresentaram capacidade de fixar nitrogênio in vitro. Considerado o nicho do qual as bactérias foram isoladas, foi verificado que a raiz e o rizoplano apresentaram maior freqüência de bactérias fixadoras, como observado em outros trabalhos (Kuklinsky-Sobral et al, 2004; Medeiros et al., 2006). Em relação a solubilização de fosfato inorgânico, foram avaliadas 131 linhagens e observado que 56% foram capazes de solubilizar fosfato nas condições utilizadas. Contudo, quando analisado o nicho, também foi verificado que a raiz e o rizoplano apresentaram maior freqüência de bactérias solubilizadoras. Quando o Índice de Solubilização (IS) foi analisado, observou-se uma uniformidade na variação do IS e que algumas linhagens se destacaram, como a UAGC701 - endofítica de folha; a UAGC666 - endofítica de raiz; e as UAGC545, UAGC553, UAGC554 e UAGC699 - do rizoplano .
CONCLUSÃO:
Bactérias associadas a plantas de cana-de-açúcar apresentam características envolvidas com a promoção de crescimento vegetal, como fixação de nitrogênio e solubilização de fosfato inorgânico, principalmente quando colonizando a raiz, seja endofiticamente ou epifiticamente.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Interação bactéria-planta, Fixação de nitrogênio, Fosfato inorgânico.