62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS FRENTE À RECOMENDAÇÃO DOS PCNS DE GEOGRAFIA
Geovana do Socorro Vasconcelos Martins 1
Paulo da Silva Farias 1
1. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
INTRODUÇÃO:
De acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio, no que se refere à Geografia, afirmam ser uma ferramenta norteadora para o desenvolvimento da grade curricular na sala de aula, pois quando trabalhada de forma coerente, contribui para uma melhor educação. Sua aplicação, no entanto, muitas vezes é colocada à margem do processo educacional, mesmo sendo práticas de serem trabalhadas, enriquecendo as aulas e os conteúdos que envolvam questões político-sociais, ambientais entre outras. Sabe-se que educar não é uma tarefa fácil, com fórmulas prontas ou regras que sirvam de modo geral aos três diferentes níveis do Ensino Médio. Porém, só estes fatores não são suficientes para ter uma educação condizente com as necessidades e aspirações da sociedade que vem passando por enumeras transformações no meio cientifico, econômico e social-cultural.Este trabalho tem como objetivo avaliar os educandos, quanto às competências e habilidades, que ao término do ensino médio deverão adquirir com o ensino de geografia.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada na escola EEFM Irmã Joaquina Sampaio localizada em Campina Grande-PB, onde foram entrevistados alunos das três séries do ensino médio do turno noturno da referida escola, através de um questionário com perguntas de múltipla escolha.
RESULTADOS:
Como resultado, foi possível observar que 78% dos entrevistados afirmaram que não fazem uso de mapas, tabelas ou gráficos e apenas 22% disse que os utilizam no seu dia a dia. Assim, quanto ao entendimento das mudanças no mundo globalizado, verificou-se que 85% dos discentes afirmaram que a mídia contribui para entender as mudanças do mundo atual, 12% optaram que pelas aulas de geografia e 3% opinaram que a mídia e as aulas juntas ilustram mais claramente os acontecimentos do mundo atual. No tocante à autonomia dos educandos sobre habilidade para entender questões nas áreas da política, da economia, do meio ambiente e da sociedade, 87% dos entrevistados afirmou não entender do assunto. No que se refere à interdisciplinaridade foi questionado se o professor utilizava outras ciências complementares aos conteúdos trabalhados em sala de aula, assim verificou-se que 65% afirmaram que não utilizava, 15% afirmaram que faziam uso e apenas 20% afirmaram que utilizavam corriqueiramente. Desse modo, foi possível constar, quanto ao uso de recursos que auxiliam nas aulas (mapas, maquetes, charges ou pesquisa de campo), verificou-se que 84% dos entrevistados afirmaram que os seus docentes não utilizam nenhum recurso e também não fazem nenhuma atividade prática. Contudo apenas 9% disseram já ter realizado alguma atividade prática e 7% informaram que esporadicamente essas atividades são realizadas.
CONCLUSÃO:
Logo os resultados da pesquisa mostraram que os alunos das três séries apresentaram dificuldades quanto às habilidades e competências que são indicadas pelo PCNs de geografia, principalmente, na assimilação dos conceitos chave, da mesma forma que o educador poderia modifica sua abordagem objetivando que o educando possa construir capacidades para entender as dinâmicas que configuram as sociedades. Outros fatores são as competências e capacidades que os educandos deveriam adquirir desde o início do Ensino Médio até o seu término, mas que os próprios admitem não ter domínio sobre os temas característicos de geografia e que são básicos para qualquer cidadão, o que nos leva a uma reflexão enquanto educador de novas técnicas de abordagem e novas práticas de ensino com o objetivo de estimular o educando em seu processo educativo.
Palavras-chave: PCNs, Ensino Médio, Competências e Habilidades.