62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
O LIXO SOB A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ALTA FLORESTA-MT |
Viviane Martins 1 Isabel de Campos Braga 1 José William Antunes de Oliveira 1 Lucas de Paula Meira 1 Reginaldo Silva Bergamin 1 |
1. Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta |
INTRODUÇÃO: |
Dos problemas ambientais destaca-se a produção de resíduos (lixo). Os resíduos depositados na maioria das vezes em terrenos baldios ou rios causa problemas de saúde e ambientais. Após a década de 1950, o lixo que era visto como sujo e problemático, passou a ser sinônimo de energia, matéria-prima e solução. Processos alternativos como a reciclagem, por exemplo, além de reduzir o lixo, atuam nos processos produtivos, economizando energia, água, matéria-prima, reduzindo a poluição e dando utilidade para o que antes era descartado. A escola é difusora de conhecimento e formadora de opiniões e deve inserir em seu plano de ensino Temas Transversais, onde se inserem temas de Educação Ambiental. Dessa forma, deve apresentar meios para enfrentar o problema dos resíduos através de atividades que propiciem a participação e o comprometimento do aluno com a proteção da natureza, assumindo o papel de formar cidadãos críticos em defesa do meio ambiente. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi realizado, com os alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta-MT. A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta oferece cursos de Educação Profissional nas modalidades de Formação Inicial e Continuada (cursos F.I.C.) e Técnico de Nível Médio, para esta pesquisa foram entrevistados apenas alunos dos cursos técnicos em andamento (Técnico em Agropecuária; Técnico em Agroindústria; Técnico em Edificações; Técnico em Informática; Técnico em Florestas; Técnico |
RESULTADOS: |
Dos instrumentos de informações de temas ambientais, a TV está como principal meio de informações segundo 70% dos entrevistados. A Escola é apontada por 50% dos entrevistados e exerce a Educação Ambiental em todos os seus níveis de ensino. Apontado por 38% dos entrevistados, a internet também é considerada um importante meio de informação. O lixo foi definido pelos alunos como "tudo aquilo que não utilizamos mais, que não tem utilidade, resto, o que jogamos fora". Separação do lixo: 77% conhecem os processos, 23% não conhecem. Destes, 78% não realizam e apenas 22% realizam. São recicláveis segundo os entrevistados, plástico (10%), alumínio (9%), papel (9%), seguido de pneus, vidros, ferro e outros. O destino do lixo coletado é conhecido por 52%, e desconhecido por 48%. O lixo é por 82% coletados pelo sistema de coleta, 8% separam do lixo os materiais recicláveis, outros ainda enterram (8%) ou queimam o lixo (2%). A reciclagem é considerada "muito importante" por 96% e "importante" por 4%. Citam-se quanto aos problemas do lixo: "epidemias e doenças" (29% das citações), "contaminação do solo e da água" (19%), "poluição visual" (15%), "inundações e enchentes" (13%), entre outros. |
CONCLUSÃO: |
O lixo é um dos maiores problemas sociais da atualidade. Um problema que se não pode ser totalmente sanado, deve-se ao menos minimizá-lo para que a sociedade não pare. Diante disso a escola em todos os seus níveis de ensino e sobretudo na educação profissional deve desempenhar seu papel de instituição formadora do cidadão e aplicar transversal ao ensino uma educação ambiental efetiva e que ultrapasse os limites da escola. Deve ser uma educação aplicável e que envolva toda a comunidade escolar. Os resultados mostram que os alunos da educação profissional estão preocupados com a gestão dos resíduos no município de Alta Floresta e apontam como solução viável a separação e reciclagem do lixo, dessa maneira diminui-se consideravelmente o total de lixo depositado nos lixões. |
Palavras-chave: Resíduos, Reciclagem, Temas Transversais. |