62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O LIXO SOB A VISÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ALTA FLORESTA-MT
Viviane Martins 1
Isabel de Campos Braga 1
José William Antunes de Oliveira 1
Lucas de Paula Meira 1
Reginaldo Silva Bergamin 1
1. Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta
INTRODUÇÃO:

Dos problemas ambientais destaca-se a produção de resíduos (lixo). Os resíduos depositados na maioria das vezes em terrenos baldios ou rios causa problemas de saúde e ambientais. Após a década de 1950, o lixo que era visto como sujo e problemático, passou a ser sinônimo de energia, matéria-prima e solução. Processos alternativos como a reciclagem, por exemplo, além de reduzir o lixo, atuam nos processos produtivos, economizando energia, água, matéria-prima, reduzindo a poluição e dando utilidade para o que antes era descartado. A escola é difusora de conhecimento e formadora de opiniões e deve inserir em seu plano de ensino Temas Transversais, onde se inserem temas de Educação Ambiental. Dessa forma, deve apresentar meios para enfrentar o problema dos resíduos através de atividades que propiciem a participação e o comprometimento do aluno com a proteção da natureza, assumindo o papel de formar cidadãos críticos em defesa do meio ambiente.

O Lixo é também um problema enfrentado pelo município de Alta Floresta-MT, faz-se importante buscar alternativas que melhore o gerenciamento desses resíduos, este trabalho faz um diagnóstico do problema do lixo no município a partir da visão dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta-MT.
METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado, com os alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta-MT. A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta oferece cursos de Educação Profissional nas modalidades de Formação Inicial e Continuada (cursos F.I.C.) e Técnico de Nível Médio, para esta pesquisa foram entrevistados apenas alunos dos cursos técnicos em andamento (Técnico em Agropecuária; Técnico em Agroindústria; Técnico em Edificações; Técnico em Informática; Técnico em Florestas; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Secretariado)

A fim de alcançar os objetivos propostos a este estudo, foi realizado um estudo de caso através de observação direta extensiva, onde foram distribuídos questionários de entrevista a todos os alunos presentes em sala de aula no dia da aplicação do mesmo, dia 02 de março de 2010, sendo entrevistados 247 alunos de cursos técnicos de nível médio da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta-MT, o que representa uma amostragem de 74% dos alunos matriculados ativos nos cursos técnicos da escola.
RESULTADOS:

Dos instrumentos de informações de temas ambientais, a TV está como principal meio de informações segundo 70% dos entrevistados. A Escola é apontada por 50% dos entrevistados e exerce a Educação Ambiental em todos os seus níveis de ensino. Apontado por 38% dos entrevistados, a internet também é considerada um importante meio de informação.

O lixo foi definido pelos alunos como "tudo aquilo que não utilizamos mais, que não tem utilidade, resto, o que jogamos fora".

Separação do lixo: 77% conhecem os processos, 23% não conhecem. Destes, 78% não realizam e apenas 22% realizam. São recicláveis segundo os entrevistados, plástico (10%), alumínio (9%), papel (9%), seguido de pneus, vidros, ferro e outros.

O destino do lixo coletado é conhecido por 52%, e desconhecido por 48%. O lixo é por 82% coletados pelo sistema de coleta, 8% separam do lixo os materiais recicláveis, outros ainda enterram (8%) ou queimam o lixo (2%). A reciclagem é considerada "muito importante" por 96% e "importante" por 4%. Citam-se quanto aos problemas do lixo: "epidemias e doenças" (29% das citações), "contaminação do solo e da água" (19%), "poluição visual" (15%), "inundações e enchentes" (13%), entre outros.

O maior responsável pelo problema do lixo é a população (75%), prefeitura (25%).
CONCLUSÃO:

O lixo é um dos maiores problemas sociais da atualidade. Um problema que se não pode ser totalmente sanado, deve-se ao menos minimizá-lo para que a sociedade não pare. Diante disso a escola em todos os seus níveis de ensino e sobretudo na educação profissional deve desempenhar seu papel de instituição formadora do cidadão e aplicar transversal ao ensino uma educação ambiental efetiva e que ultrapasse os limites da escola. Deve ser uma educação aplicável e que envolva toda a comunidade escolar.

Os resultados mostram que os alunos da educação profissional estão preocupados com a gestão dos resíduos no município de Alta Floresta e apontam como solução viável a separação e reciclagem do lixo, dessa maneira diminui-se consideravelmente o total de lixo depositado nos lixões.

Além disso, deve-se minimizar o consumo e dar preferência a produtos de empresas que utilizam materiais recicláveis e que sejam ambientalmente responsáveis.
Palavras-chave: Resíduos, Reciclagem, Temas Transversais.