62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica
PROCESSO DE RECAÍDAS DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NO CAPS AD DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB: CONTRIBUIÇÃO DOS PROFISIONAIS DA EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA
Chirlaine Cristine Gonçalves 1
Isabelle Guedes Lucena 1
Maria Cidney da Silva Soares 1
Aleksandra Pereira Costa 1
Ana Rita Ribeiro da Cunha 1
Jank Landy Simôa de Almeida 1
1. Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande
INTRODUÇÃO:
O uso de substâncias psicoativas vem crescendo vertiginosamente na sociedade contemporânea. Os problemas decorrentes do consumo abusivo de álcool e outras drogas são debilitantes aos seus usuários, fazendo-se necessária a criação de políticas públicas de saúde que os contemplassem em suas ementas. Os centros de Atenção Psicossocial a usuários de Álcool e outras Drogas - CAPS AD - surgem como ferramenta de resgate e reabilitação social do sujeito usuário das supracitadas substâncias, através de um projeto terapêutico individualmente desenvolvido para cada um destes. Neste contexto, a Emergência Psiquiátrica possui grande importância, pois contribui prestando suporte aos usuários do CAPS Ad, quando estes se encontram em crise de abstinência ao álcool e/ou outras drogas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais fatores que contribuem no processo de recaídas dos usuários do referido CAPS, na visão dos profissionais da Emergência Psiquiátrica, bem como as ações desenvolvidas por estes profissionais durante o processo, contribuindo para um tratamento adequado.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, realizada na emergência psiquiátrica de Campina Grande, fez parte da amostra profissionais de nível superior que trabalham no serviço. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário semi-estruturado que permitiu uma análise quantitativa e qualitativa do tema. Como trata-se de uma pesquisa que envolve seres humanos a pesquisa seguiu a resolução 196/96, sendo o projeto submetido a um Comitê de ética. Para analise dos dados qualitativos foi aplicada técnica de análise de conteúdo de Bardin. que afirma que esta pode ser entendida como um conjunto de técnicas de análise que visa obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens. Como propõe a autora, foi feita uma leitura horizontal e exaustiva das falas, dando ênfase à riqueza dos discursos, categorizando e subcategorizando os discursos quando necessário. Para elucidar os dados sócio-demográficos relacionados à pesquisa, foram construídos gráficos no programa Microsoft Office Word 2007.
RESULTADOS:
Encontramos que 87% dos profissionais da emergência psiquiátrica são mulheres e estão na faixa etária de 41 a 51 anos, 46% são médicos. 67% possuem outro vinculo empregatício, tendo 34% este vínculo em Programas de Saúde da Família, e 47% acham que os usuários entram em recaídas devido ao desejo de querer beber. Na analise qualitativa quanto a se sentirem preparados para lidar com usuários de álcool e outras drogas encontramos apenas uma categoria: "Não me sinto qualificado profissionalmente para atender pacientes alcoolizados"; no que diz respeito às ações desenvolvidas pela equipe na emergência psiquiátrica, encontramos: I-"acolhimento e escuta'; II- "interlocução entre os serviços"; III- "tratamento contínuo". Quando foram questionados acerca da relação do paciente com a família no processo de tratamento, emergiram quatro categorias temáticas: I- "A família algumas vezes é o pivô da recaída", II- "Pode ser um fator de piora ou melhora", III- "É o porto seguro do tratamento, IV- " Incentivamos a família a dar continuidade ao tratamento"
CONCLUSÃO:
O tema Processo de recaídas dos usuários do CAPS ad no município de Campina Grande, Paraíba é complexo devido a relevância deste dentro da realidade do trabalho em saúde mental, o que torna a abordagem da temática um grande desafio perante a crescente demanda existente em nosso cotidiano, demanda esta na qual todos os profissionais de saúde mental devem se envolver na construção de uma nova proposta do modelo de saúde mental no qual a humanização esta prevista como fator essencial na proteção de qualquer assistência à saúde. Para que essa construção se efetive é necessária uma intervenção no âmbito social, cultural, biológico, familiar e psicológico, contribuindo para o processo de reinserção social. A Emergência Psiquiátrica ocupa, neste cenário, um lugar de destaque, pois a permanência do usuário no serviço nos permite identificar dados que podem contribuir efetivamente para a continuidade do tratamento junto ao CAPS ad, bem como na elaboração do seu projeto terapêutico individual, devemos ressaltar a necessidade que há do desenvolvimento de mais projetos de qualificação com estes profissionais para que possamos intervir junto ao CAPS AD.
Palavras-chave: Recaída, CAPS AD, Emergência Psiquiátrica.