62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM MULHERES NA FASE DO CLIMATÉRIO
Heloise Fernandes Martins 2
Fernanda Cristina Pimenta de Almeida Dantas 1
Milanne Lacava Dantas de Almeida 1
Mabel Araújo de Sousa 2
Paula Pinheiro Ventura 2
Lílian Lira Lisboa Fagundes Galvão 2
1. Curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar - UnP
2. Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O termo constipação intestinal descreve dificuldades na evacuação, seja pelo emprego de força, e/ou diminuição na freqüência das defecações. Verifica-se um aumento da prevalência dessa disfunção na fase do climatério. Durante esse período ocorrem mudanças anatômicas e fisiológicas, que acarretam comprometimento no assoalho pélvico e nos esfíncteres, podendo causar dificuldades na evacuação. Devido o tratamento fisioterapêutico na constipação intestinal ser pouco investigado, torna-se uma área de grande interesse.
METODOLOGIA:
Essa pesquisa se caracteriza como sendo estudo de caso, na qual participaram quatro mulheres na fase do climatério, com idade variando entre 47 e 63 anos e com diagnóstico de constipação intestinal, de acordo com os Critérios de Roma II. As mulheres foram submetidas a 15 sessões de fisioterapia com duração de 50 minutos, realizando o tratamento proposto com biofeedback, eletroestimulação, terapia manual e fortalecimento do transverso do abdome. Para investigação dos dados foram utilizados uma ficha de avaliação específica para constipação intestinal, um questionário de qualidade de vida (UQOL) e um diário fecal.
RESULTADOS:
Obtidos através da análise dos dados das quatro pacientes, sendo observado melhora dos sintomas e queixas, visto que todas as pacientes não se enquadraram em nenhum dos Critérios de Roma II após a reavaliação.
CONCLUSÃO:
A fisioterapia mostrou-se eficaz no tratamento da constipação intestinal, com melhoras expressivas na sintomatologia e na qualidade de vida dessas mulheres.
Palavras-chave: Constipação intestinal, Climatério, Tratamento Fisioterapêutico.