62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE EXTENSÃO VIVENCIADA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET SAÚDE - UFC)
Naianny Rodrigues de Almeida 1
Jaislâny Mesquita 1
Lara Bonates 1
Marinna Costa 1
Rômulo Fernandes 2
Fátima Maciel 1
1. Universidade Federal do Ceará
2. Centro de Saúde da Família Ivana de Sousa Paes
INTRODUÇÃO:

O cenário de saúde atual exige o desenvolvimento de programas interdisciplinares, a fim de que se alcance a formação de profissionais de saúde mais comprometidos com a sociedade. Essa é uma das características do PET-Saúde UFC (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde). Esse programa, iniciativa do Ministério da Saúde, vem sendo implementado pela Universidade Federal do Ceará e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, fomentando grupos de aprendizagem tutoriais no âmbito da Saúde da Família, colaborando para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As atividades realizadas pelos participantes do projeto se alicerçam nos seguintes eixos: promoção da saúde, atenção à saúde, gestão em saúde com base no apoio teórico, ampliação dos cenários de prática e orientação pedagógica. Objetivou-se, com este trabalho, relatar a experiência obtida através das vivências práticas no PET- Saúde UFC e ressaltar aprendizagens decorrentes das atividades realizadas. A relevância da experiência se dá pelo fato da inserção do estudante no cenário vivo de aprendizado ser de grande significado para os processos formadores dos cursos de graduação em saúde. O programa também oportuniza o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter multiprofissional e multidisciplinar com colegas, preceptor e tutor.

METODOLOGIA:
            Trata-se de um relato de experiência das atividades vivenciadas por alunas de Enfermagem do PET- Saúde UFC, no período de outubro de 2009 a março de 2010, nas Unidades de Saúde da Família Ivana de Sousa Paes, Floresta e Guiomar Arruda, localizadas no Município de Fortaleza, Ceará. Cada atividade será citada, descrita e analisada.
RESULTADOS:

            O caráter interdisciplinar, um dos principais fundamentos do PET-Saúde, contribuiu bastante para que os alunos passassem a conhecer melhor o funcionamento de uma unidade básica de saúde, entendendo a interdependência positiva que existe entre os diferentes profissionais. Através dessa vivência, o aluno é estimulado a se aprofundar cada vez mais na área da saúde pública e especialmente na assistência básica. Dentre as atividades realizadas pelos alunos nas Unidades de Saúde da Família, destacamos o acompanhamento ao atendimento médico em um ambulatório de medicina de família e comunidade. Com essa experiência, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos bastante enriquecedores sobre assuntos já estudados teoricamente. Outra atividade muito importante foi a visita domiciliar. Através dessa atividade, foi possível não só conhecer o paciente, mas o contexto social e familiar no qual ele se insere. Além disso, participamos de reuniões com o Plano de Saúde Local e Rodas de Gestão, momento nos quais eram discutidos os problemas e deficiências de cada Unidade de Saúde. Além das atividades práticas vivenciadas na unidade de saúde, os alunos desenvolvem, juntamente com os preceptores, um projeto de pesquisa com tema voltado para atenção à saúde pública.

CONCLUSÃO:
            A experiência relatada evidencia a importância das vivências proporcionadas pelo PET- Saúde UFC aos alunos que participam do programa. Entre essas vivências destaca-se a própria atividade da prática no futuro ambiente de profissão, o que alivia o anseio do estudante com relação às dúvidas e incertezas a respeito de como ele atuará futuramente como profissional. Além disso, a participação na elaboração e execução de um projeto de pesquisa proporciona grande conhecimento acadêmico ao estudante. As duas vivências mencionadas se tornam ainda mais importantes pelo fato de proporcionarem a interação entre estudantes e profissionais de diferentes áreas responsáveis pela assistência á saúde, evidenciando-se, assim, o caráter interdisciplinar da assistência, tão necessário no atual contexto da saúde.
Palavras-chave: interdisciplinaridade, assistência básica , vivência prática.