62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 4. Enfermagem Obstétrica
A SATISFAÇÃO SEXUAL DE GRÁVIDAS EM SALA DE ESPERA PARA CONSULTA PRÉ- NATAL.
Bartira Nunes Barbosa 1
Aparecida Neuritianny Chaves Gondim 1
Jamile de Souza Pacheco Paiva 1
Hélcia Carla dos Santos Pitombeira 1
Linicarla Fabíole de Souza Gomes 1
Ana Kelve de Castro Damasceno 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará/ UFC
INTRODUÇÃO:
Apesar dos debates existentes acerca da sexualidade ao longo dos anos, ainda existe certo preconceito influenciado por mitos, crenças, valores morais e culturais, ainda mais quando a relacionamos ao contexto gravídico-puerperal. Na Antigüidade, o sexo não era associado à gravidez, servindo apenas para satisfazer os desejos masculinos, não havendo preocupação alguma com o prazer da mulher, que era tida como um ser mágico, pois era detentora da fertilidade. E hoje nós sabemos que as transformações acarretadas pela gestação podem exercer influência de forma direta ou indireta sobre a sexualidade das mulheres. Logo, justificamos como relevância deste trabalho identificar a satisfação sexual da mulher durante a gestação.
METODOLOGIA:
O estudo é de corte transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Foi realizado em um Centro de Saúde de referência de Fortaleza, durante o período de outubro/2008 a julho/2009. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2008 a março de 2009  e a amostra compreendeu 108 gestantes. Os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado, a análise dos dados foi realizada através do Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0 e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará.
RESULTADOS:
Geralmente é observada em mulheres que vivenciam este período da vida uma redução do desejo e satisfação sexual, isto por conta da própria descarga hormonal, alterações físicas e psicológicas, além do desconforto da barriga, daí observamos que para 43,5% das entrevistadas, a atividade sexual durante a gestação piorou, sendo que a freqüência das relações diminuiu quando comparado com o período de antes da gravidez para 58,3% das mulheres. Sendo que algumas referiram que não estavam mais com o parceiro, enquanto que outras afirmaram que o marido tinha medo de ter relação sexual devido à gravidez. E em uma escala de 0 a 10, 87,1% referiu nota igual ou superior a 7 para sua satisfação sexual antes da gestação, enquanto que 39,8% relatou nota menor ou igual a 7 durante a gestação.E quando falamos sobre desejo e satisfação sexual, muitas mulheres referiram dúvidas teóricas e práticas acerca destes termos, e em alguns casos precisávamos deixar bem claro a diferença entre eles. Esta questão muitas vezes gira em torno somente do universo masculino, quando a prática sexual ocorre sem o desejo feminino, mas buscando saciar o desejo masculino ou então quando as mulheres ficam satisfeitas ao verem a satisfação sexual de seus companheiros.
CONCLUSÃO:

A questão do desejo e da satisfação sexual foi divergente quando relacionado com o período anterior e durante a gravidez. Em alguns casos havia o total desconhecimento acerca do próprio desejo e satisfação sexual. E apesar de o pré-natal estar sendo realizado no tempo preconizado pelo Ministério da Saúde, a maioria das gestantes ainda não conseguiam exercer sua sexualidade de forma plena neste período, havendo muitas dúvidas a respeito da própria sexualidade, tais como: medo de machucar ou abortar o bebê durante o ato sexual, sendo observado ainda baixa autoestima em, aproximadamente, metade da amostra que dizia não se considerar atraente fisicamente ou não estar feliz com as mudanças ocorridas em seu corpo. Diante do que foi constatado, concluímos que as dúvidas, medos e desconfianças tão presentes nesse período poderiam ser amenizados através de estratégias de educação em saúde sexual voltado para a gestação.

Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica- PIBIC e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico- FUNCAP.
Palavras-chave: Sexualidade, Gravidez, Pré-natal.