62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
Análise da Quantidade e da Qualidade do GNV Lançado na Atmosfera nos Abastecimentos Veiculares
Anderson Luiz Soares Leão 1
Antônio Eloi de Medeiros Filho 1
Cláudia Patrícia Torres Cruz 2
1. Universidade Potiguar - UnP / Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás
2. Universidade Potiguar - UnP / Curso de Engenharia Civil
INTRODUÇÃO:
O aquecimento global é fato presente no mundo contemporâneo, alterando a cada dia nosso clima e afetando direta ou indiretamente todos os seres vivos do planeta. Uma das principais causas do aquecimento global é a queima e o uso exacerbado de combustíveis fósseis derivados do petróleo para mover nossos veículos e indústrias. O Gás Natural Veicular (GNV) é uma das mais importantes formas de combustíveis derivados do petróleo e apesar de ser pouco poluente quando comparado aos outros derivados do petróleo, ainda contribui significantemente para a emissão de poluentes. Uma parte significativa da emissão de poluentes do GNV vem do desperdício sistemático deste gás em cada abastecimento veicular, pois, em cada abastecimento, uma pequena quantidade deste gás é jogada na atmosfera. Neste trabalho determinamos estatisticamente a quantidade e a qualidade de GNV que é jogada na atmosfera em cada abastecimento na Grande Natal e, desta forma, estimamos a quantidade de GNV que é desperdiçada diariamente no país.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, instalamos equipamentos de coleta em alguns postos de abastecimento e obtivemos amostras do GNV liberado na atmosfera em cada abastecimento. Uma determinação precisa da massa e uma análise cromatográfica completa das amostras do GNV foram feitas em conjunto com o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e, por meios de cálculos estatísticos, foi determinada a quantidade e qualidade do GNV desperdiçado nos abastecimentos veiculares.
RESULTADOS:
A cada dia, somente no Brasil e apenas devido ao desperdício sistemático de GNV durante os abastecimentos veiculares, são jogadas na atmosfera dezenas de toneladas de GNV, causando uma poluição ao meio ambiente que é totalmente desnecessária.
CONCLUSÃO:
Em cada abastecimento veicular de GNV do país é desperdiçada uma quantidade significativa deste combustível derivado do petróleo. Este desperdício poderia ser evitado desenvolvendo-se algum equipamento que consiga coletar e armazenar este gás para ser reaproveitado, diminuindo a emissão de poluentes atmosféricos.
Palavras-chave: aquecimento global, gás natural veicular - GNV, analise estatística.