62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Bárbara Graziella Monteiro Gomes 1
Nilson da Rocha Cordeiro 1
Anália Keila Rodrigues Ribeiro 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Refletir sobre as relações entre o homem e o meio ambiente é tarefa indispensável atualmente. Fala-se muito sobre novas atitudes que sejam ambientalmente conscientes e em todos os ambientes do cotidiano o tema meio ambiente se faz presente. É nesse contexto que a educação ambiental (EA) se apresenta como uma das mais importantes ferramentas para a construção de uma nova sociedade. Uma sociedade mais consciente de sua relação com a natureza. Segundo Carvalho (2006), a EA vem se constituindo como um bem na contemporaneidade. Dentro desses aspectos, temos a figura do educador ambiental, que Segundo Carvalho (2004), é um intérprete, mediador e tradutor de mundos. A EA surge no Brasil com os debates inseridos em movimentos ecológicos, ganhando força por volta dos anos 80 e 90 com os avanços da conscientização das pessoas. Ela está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com a proposta de se constituir como um tema transversal. Partindo dessa proposta, os professores devem estar preparados para abordar o tema ambiental em todas as disciplinas. Assim, buscamos investigar no curso Normal Médio - curso de formação de professores das séries iniciais - previsto no art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como se dá formação desses profissionais da educação quanto à EA.
METODOLOGIA:
Em nosso trabalho, optamos pela perspectiva qualitativa das ciências, uma vez que trata-se de um estudo sobre educação e acreditamos que é necessário incorporar uma visão mais ampla da realidade em nossa análise que só é possível através do enfoque qualitativo (TEIXEIRA, 2009) . Assim, fizemos uso de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, visando identificar, através das falas dos professores a percepção que eles têm sobre educação ambiental e a importância dessa disciplina da formação de novos professores. Nosso campo de pesquisa consistiu de uma escola da rede de estadual de educação de Pernambuco que oferece o curso normal médio. Nosso foco foram os professores, sem distinção quando a formação e disciplina que lecionam. Ao todo foram pesquisados 10 professores que aceitaram participar como sujeitos da pesquisa. Perguntamos aos professores o que os mesmos entediam por educação ambiental e qual a importância da EA para a formação dos alunos. Procuramos analisar as diferentes respostas dadas, visando perceber nos discursos dos docentes, a percepção que eles têm.
RESULTADOS:
Ao analisarmos os dados, podemos constatar que existe um defict entre o curso pesquisado e as propostas feitas pelos PCN's, uma vez que o curso em questão objetiva formar profissionais habilitados para trabalhar diretamente na área da educação. Essa constatação se dá no fato de que os docentes do curso não desenvolvem em sala de aula a EA, que de acordo com a PNEA lei 9795/99, deveria compor o currículo escolar. Isso demonstra um problema na formação desses futuros professores, em desenvolver a EA em suas práticas pedagógicas. Essa analise feita se fundamenta nas respostas, que os professores pesquisados, expressaram no questionário. Nele continha um número elevado de respostas negativas quando perguntado aos professores se os mesmos trabalhavam a EA como proposta pedagógica dentro do curso. A grande maioria desses profissionais que, enfatizando, formam futuros professores, nem mesmo obtiveram formação acadêmica em EA, ficando claro assim, que fica insustentável a inserção da EA dentro da grade curricular do curso. Os professores do curso não possuem a identidade do educador ambiental proposta por Carvalho (2004), e não estão contribuindo para a formação dessa identidade nos futuros professores.
CONCLUSÃO:
Este trabalho é apenas uma primeira tentativa de entender melhor o campo de formação dos profissionais da educação enquanto educadores ambientais. Assim, em nossa tentativa de conhecer melhor esta temática, pudemos perceber o quanto ainda estamos longe de atender as propostas dos PCN's e da Política Nacional de Educação Ambiental. É necessário ainda um aprofundamento deste trabalho e o desenvolvimento de novas pesquisas que tenham como preocupação compreender os processos de formação dos educadores, tanto os que já atuam como docentes, como os futuros professores.
Instituição de Fomento: IFPE
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação de Professores, Curso Normal Médio.