62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE UMA PAISAGEM - ORLA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO
Mariana Colin Stelzner 1, 2
Isabela Gonçalves Ornelas 1, 2
Vera Helena Moro Bins Ely 1, 2
Alina Gonçalves Santiago 2
Juliana Souza Castro 3
1. PET/ARQ/UFSC
2. Universidade Federal de Santa Catarina
3. Escritório Jardins e Afins Ltda.
INTRODUÇÃO:

O processo de crescimento urbano traz modificações nem sempre adequadas aos ambientes. Em Florianópolis, esse processo, caracterizado por um planejamento inadequado, vem transformando a paisagem natural de forma irreversível. A Lagoa da Conceição é um bairro de relevância na cidade, pela sua exuberância natural e pela presença  do corpo d´água, que oferece atividades de lazer e bem estar para a população local, advinda de outros bairros. O Centrinho da Lagoa é o local onde se concentra a maioria das atividades comerciais e serviços, o que o torna articulador desse bairro e da cidade. Infelizmente, esse importante centro vem sendo agredido pela falta de manutenção dos espaços públicos e ocupação da orla com edificações irregulares, substituindo a vegetação nativa, impedindo a apreciação e preservação da natureza. Sendo a preservação da paisagem e a requalificação dos espaços livres públicos o objetivo geral desse trabalho, o centrinho torna-se um interessante foco de estudo. Ao se produzir um diagnóstico desta área, é possível definir um plano de diretrizes para a elaboração de projetos que reafirmem a vida social, cultural e turística do bairro.

METODOLOGIA:

Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a história e ocupação do bairro, bem como sobre os costumes e perfil da população de forma a  facilitar o reconhecimento do local e a escolha do recorte a ser estudado. Numa segunda etapa foi feito um levantamento físico desse recorte - Orla do Centrinho da Lagoa - a partir de plantas cadastrais cedidas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Essas plantas foram atualizadas com o mapeamento das áreas verdes e das edificações construídas, além da indicação do mobiliário urbano e das diferentes espécies de vegetação existentes. Durante esta etapa, também foram realizadas entrevistas não estruturadas com moradores e usuários da bairro, que expuseram os problemas locais, além de indicar sugestões  de melhorias. Num terceiro momento, foi efetuado um passeio acompanhado com um deficiente visual, com o objetivo de apontar os problemas relacionados à acessibilidade espacial. A coleta desses diferentes dados permitiu a elaboração de um diagnóstico da situação atual. A realização de workshops com técnicos e moradores possibilitou a indicação de diretrizes de projeto para a requalificação do recorte.

RESULTADOS:

As diretrizes propostas tem por finalidade embasar futuros projetos na orla que reforcem a vocação do local e preservem a paisagem natural. Propõem-se portanto: (1) um espaço propício a circulação de pedestres e ciclistas, com uma ampla ciclovia e passeios acessíveis a todos os usuários, livres dos atuais obstáculos que dificultam a orientação e deslocamento dos usuários, tais como: mobiliários mal localizados, estacionamentos e edificações irregulares; (2) a valorização e unificação da orla gastronômica existente no centrinho; (3) a locação de pontos de informação turística e de segurança municipal; (4) revitalização das atividades que preservam o folclore e a cultura local, proporcionando destaque  aos espaços que as realizam - Casarão ou Casa da Memória, Barca dos Livros, Sociedade dos Amigos da Lagoa, Sol da Terra - e a criação de outros, que possibilitem mais atrativos; (5) ampliação do  sistema de transporte hidroviário existente na Costa da Lagoa, com inclusão de piers ao longo de outros pontos da Lagoa da Conceição - Canto da Lagoa e Centrinho - de forma a interligar a Lagoa, proporcionando uma opção de transporte e solução ao intenso fluxo de veículos; (6) reforma dos abrigos de barcos  dos pescadores locais.

CONCLUSÃO:

A partir da análise dos dados levantados foi possível constatar que a  Lagoa da Conceição -paisagem mundialmente reconhecida pela beleza de seu ecossistema - é justamente uma das vítimas da transformação urbana, presente nas últimas décadas, em  Florianópolis. As intervenções projetuais futuras, consequência das diretrizes propostas neste estudo, poderão reverter o atual quadro ambiental e social a partir  da qualificação da paisagem e dos espaços livres públicos - readequação e reafirmação das praças, das ruas, dos passeios e da orla existentes. Um resultado complementar desse estudo é a conscientização da população local, obtida pela sua participação tanto no levantamento dos problemas quanto durante os workshops. A compreensão dos problemas e visualização de possíveis soluções torna a população capaz de cobrar das autoridades um projeto que retome e valorize as áreas verdes, possibiltando a continuidade das atividades de lazer à beira d'água, compatibilizando-as com os serviços e comércios existentes.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET Arquitetura e Urbanismo/UFSC - SeSu/MEC
Palavras-chave: Lagoa da Conceição , Paisagismo, Espaços públicos.