62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
ANÁLISE ESTRUTURAL FOLIAR DE Uncaria tomentosa, Persea americana, Phthirusa pyrifolia NUMA PERSPECTIVA FARMACOGNÓSTICA
Rafael Rocha Izackson 1
Marina Alves de Freitas Neta 1
Marlene Verçoza Ferreira 1
Luana Lopes Casas 1
Lucilene da Silva Paes 1
Maristela Lima de Farias 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
2. UniNilton Lins- Manaus/AM
INTRODUÇÃO:
Detentora de uma grande riqueza de metabólitos secundários, a floresta amazônica dispõe de um rico acervo para fins medicinais. De acordo com Bierer et al. (2003) as plantas das florestas tropicais, contêm freqüentemente mais de mil entidades químicas diferentes. Uma das explicações para esta ampla diversidade química reside dentro da ecologia das espécies. Aproximadamente metade de nossos medicamentos contém substâncias isoladas de plantas ou sintéticas derivadas delas, incluindo aspirina, atropina, digitalina, quinina, morfina e grande parte dos medicamentos antineoplásticos (Borrrás, 2003). Devido à necessidade da utilização de princípios ativos para os mais variados setores da economia e no meio científico, estudos histoquímicos dos vegetais são de grande relevância para a farmacobotânica. Em Uncaria tomentosa Will.D.C (unha-de-gato), Persea americana Mill (abacateiro), Phthirusa pyrifolia (erva-de-passarinho) podem-se observar diferentes estruturas celulares contendo reservas em metabólitos secundários por todo o tecido foliar.
METODOLOGIA:
Preparação do Material Histológico: Coletaram-se cinco folhas de cada espécie. Avaliação anatômica: foram retiradas secções do ápice, bordo mediano e base da lâmina foliar, nos quais foram realizados cortes transversais e longitudinais. Para a dissociação da epiderme foliar, todo o material foi submetido ao hipoclorito de sódio em diferentes concentrações (setenta - cem por cento). Em seguida foram lavadas em álcool etílico cinqüenta por cento glicerinado, coradas com solução aquosa azul de Astra e fuccina à um por cento, e montadas em glicerina (Kraus & Arduin, 1997). Testes Histoquímicos: Os testes histoquímicos dos cortes frescos transversais foram feitos à mão livre, utilizando-se lâmina de barbear com suporte de isopó. Foram utilizados os respectivos reagentes descritos abaixo para análise das substâncias: Reagentes - Lugol; HCl + fluoroglucina; Cloreto férrico; Azul de metileno; Acido clorídrico; Sudan IV. Substância - Amido; Lignina; Tanino; Mucilagem; Cristais de Oxalato de cálcio; Lipídios. (Kraus & Arduin, 1997; Johansen, 1940).
RESULTADOS:
A epiderme foliar de Uncaria tomentosa é marcada pela presença de inúmeros tricomas tectores envolvidos por cutícula espessa. A nervura central possui um feixe de sistema de vasos condutores completos envolvidos por um feixe de esclerênquima. Os estômatos são do tipo paracítico. Em Persea Americana, pode-se observar na nervura central a epiderme marcada por uma cutícula espessa. O colênquima logo abaixo com poucas camadas. A epiderme é marcada pela presença de tricomas tectores filiformes. A nervura central com feixe de vasos condutores com xilema bastante lignificado. Dados estes que concordam com Watson, L., e Dallwitz, M.J. (1992). Na Phthirusa pyrifolia a folha possui epiderme uniestratificada com células com parede retilínea. A região abaxial apresenta colênquima representativo. Os feixes vasculares da nervura central apresentam-se com esclerênquima assemelhando-se à fibras de traqueídeos (Watson, L., e Dallwitz, M.J., 2000). Na epiderme foliar, os estômatos podem ser classificados como paracíticos. Também se observou mucilagem em Persea Americana nas células parenquimáticas e em Phthirusa pyrifolia na epiderme foliar e nos feixes vasculares. Detectou-se amido e taninos (parênquima), lignina (feixes vasculares) e lipídeos (epidermes) em todas as espécies.
CONCLUSÃO:
As espécies estudadas são amplamente empregadas na medicina popular, sendo utilizadas várias formas de preparo, no entanto, poucos estudos científicos existem sobre suas potencialidades fitoterápicas. Os resultados encontrados contribuem para estudos farmacognósticos, além de reforçar o conhecimento popular a respeito das partes vegetativas das espécies estudadas, que são utilizadas popularmente com fins terapêuticos.
Instituição de Fomento: FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas/ IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Palavras-chave: Estrutura foliar , metabólitos secundários , Fármacos.