62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
COOPERATIVAS DE CATADORES DE RECICLÁVEIS COMO UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O MANEJO DO LIXO URBANO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB: O CASO DA CATA MAIS
Aline Amaral leal 1
Divânio de Albuquerque Pessoa 1
Larissa Daiana de Macêdo 1
Rita de Cássia de Vasconcelos Pedrosa 1
Márcia de Lima Pereira 1
1. Unidade Acadêmica de Economia, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
INTRODUÇÃO:

O tema sustentabilidade tem se destacado atualmente no cenário mundial, em decorrência, sobretudo, do aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente numa tentativa de se manter o crescimento econômico com um mínimo de degradação possível. Neste contexto, o lixo urbano configura-se como um dos principais entraves à promoção do desenvolvimento sustentável, e sob essa perspectiva, as cooperativas de catadores de recicláveis funcionariam como um mecanismo de auxílio à redução dos efeitos maléficos causados pelo acúmulo de resíduos sólidos nos lixões urbanos. A partir dos elementos expostos, a presente pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância da formação de cooperativas de catadores de recicláveis como instrumento de fomento à preservação ambiental, no tocante ao tratamento do lixo urbano, bem como, uma forma de inserção sócio-econômica das famílias cujas rendas são provenientes dos lixões. Nesse sentido, a pesquisa torna-se relevante, uma vez que, possibilita despertar na sociedade a formação de uma conscientização ambiental, além de chamar a atenção do poder público para a necessidade da atuação do Estado no apoio desse novo segmento, como mecanismo de geração de renda e de redução dos impactos ambientais.

METODOLOGIA:

O presente trabalho teve sua gênese a partir de uma revisão bibliográfica sobre o referencial teórico do cooperativismo, do meio ambiente e da sustentabilidade. Para o desenvolvimento do referido estudo foi realizada uma pesquisa de campo do tipo exploratória na Cooperativa Cata Mais, no município de Campina Grande-PB, adotando-se como procedimento para coleta de dados a realização de diversas entrevistas através de reuniões com os cooperados, dentre os quais, o presidente e o secretário da mesma. Além da utilização dos procedimentos técnicos do estudo de caso, a pesquisa pode ser caracterizada quanto a sua forma de abordagem como qualitativa e quantitativa.  Ademais, foram realizadas visitas ao ambiente de trabalho dos cooperados, no qual, observou-se a dinâmica de trabalho e os instrumentos por eles utilizados, como também foi feita uma análise documental do estatuto de funcionamento da cooperativa supracitada, através da qual pode-se constatar a regularidade da mesma.

RESULTADOS:
A partir das primeiras investigações realizadas verificou-se que a Cooperativa Cata Mais iniciou suas atividades no ano de 2008 com 22 (vinte e dois) cooperados, tendo por finalidade coletar os resíduos sólidos passíveis de serem reutilizados como insumos nas indústrias da região, na perspectiva de gerar renda destinada a subsistência das famílias cooperadas que, a priori,  realizavam essa atividade de forma individual.  Esta união permite a coleta de um maior volume de resíduos, possibilitando a venda direta à indústria para reutilização desse material, uma vez que esta exige de seus fornecedores uma quantidade mínima de 15 toneladas. Esse trabalho da Cata Mais permite a retirada de uma média de 7 toneladas/mês de resíduos sólidos da cidade, abrangendo seis bairros, o que representa a quantidade ínfima de 0,07 % do total mensal de resíduos sólidos[1] gerados em Campina Grande. Uma vez que o volume mensal de resíduos coletados não alcança o mínimo exigido pelos demandantes, tem-se a presença da figura do atravessador como destino final da coleta.


[1] Elaboração própria a partir de dados extraídos de: "Estudos da produção per capita de resíduos sólidos domiciliares da cidade de Campina Grande-PB". OLIVEIRA et al, 2004.

CONCLUSÃO:

O estudo na Cooperativa Cata Mais, permitiu observar que a falta de apoio do poder público atua como um dos principais fatores negativos que vem dificultando sua sobrevivência, uma vez que este poderia contribuir desde a conscientização da população quanto à coleta seletiva até a disponibilização de um espaço físico para seu funcionamento. A ausência desse apoio governamental tem como conseqüência a submissão dos cooperados à figura do atravessador, o que implica em perdas econômicas, devido aos preços pagos por este serem inferiores aos que seriam alcançados através da venda direta. Desta forma a renda mensal obtida atualmente não ultrapassa o equivalente a meio salário mínimo, gerando nos cooperados a necessidade de buscarem outras fontes de subsistência, o que contribuiu para a redução do quadro de 22 para 5 cooperados. Todavia, a figura do atravessador torna-se relevante no sentido de que sem a presença do mesmo não seria possível a venda do material coletado. Vale salientar que o trabalho realizado pela Cata Mais, ao mesmo tempo que atua como fonte geradora de renda, promove a redução dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de resíduos no município.Desta forma, deveria funcionar como um atrativo ao poder público na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Lixo urbano, Cooperativa, Desenvolvimento sustentável.