62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES RELACIONADA ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS  
Eriberto Moreira de Oliveira 1
1. Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo
INTRODUÇÃO:

 

 

Desde que começamos a trabalhar com educação ambiental, em 1988, motivado por uma preocupação com o comportamento dos alunos em relação ao Meio Ambiente, assim como também influenciado por nossa atuação no serviço público como fiscal de vigilância sanitária, sentimos curiosidade em investigar qual a percepção que os alunos têm frente às questões ambientais. Empiricamente, até percebíamos que boa parte dos alunos se sentia afetada por algumas alterações ambientais, mas não conseguia identificar a origem do problema, ou mesmo perceber que tal situação era um problema. Partindo do pressuposto de que o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para compreender e interpretar o Meio Ambiente, foi realizada uma pesquisa para monografia de curso de especialização em Educação Ambiental, no período de 13 de maio de 2008 a 31 de julho de 2009, com o objetivo de identificar como se desenvolve o trabalho de educação ambiental e como são tratadas as questões ambientais pelos professores, de seis escolas de Ensino Fundamental em Ceará - Mirim/RN e, também, se os alunos dessas escolas conseguem perceber os problemas ambientais da escola, comunidade e município, no seu cotidiano.

METODOLOGIA:

 

A pesquisa realizada teve como procedimento a aplicação de um questionário com vinte e duas questões respondidas por doze educadores do Ensino Fundamental de seis escolas localizadas no Município de Ceará - Mirim das quais duas particulares, duas estaduais e duas municipais. Em seguida, foram realizadas entrevistas por meio de grupo focais com quarenta e oito alunos do oitavo e nono ano das seis escolas escolhidas, onde as entrevistas foram gravadas por equipamentos eletrônicos em ambiente aberto como pátio e jardins no espaço escolar. A pesquisa foi desenvolvida baseada nos fundamentos de uma abordagem de observação fenomenográfica. Nesta perspectiva, de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, para a coleta de dados foram utilizadas técnicas como a entrevista semiestruturada, utilizada com os educadores, que foi guiada por uma relação de questões de interesse, organizadas num questionário com perguntas abertas e fechadas. O grupo focal foi escolhido para se trabalhar com os alunos, por ser uma técnica participativa, dinâmica, ativa, atraente e convidativa, que motiva os atores envolvidos a participarem de forma a tentar identificar suas percepções, sentimentos, ideias e atitudes em relação às questões ambientais.

RESULTADOS:

 

 

Constatou-se que vários fatores podem influenciar a percepção relacionada aos problemas ambientais, dentre os quais podemos destacar que os professores em sua maioria ainda trabalham de forma fragmentada, disjunta, embora alguns trabalhos interdisciplinares tenham começado a surgir. Os alunos percebem as questões ambientais com o olhar do professor dirigido para ele. Os alunos até sentem e sofrem com os problemas, mas tem dificuldade na percepção sistêmica das questões, e ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, constatamos que existe uma incoerência quando preconiza a transversalidade ao mesmo tempo em que recomenda especificando Ciências e Geografia como principais parceiras para o desenvolvimento dos conteúdos do Meio Ambiente. Verificou-se que 100% dos educadores disseram se sentirem incomodados com danos ao meio ambiente dos quais 50% fez apenas orientações e conscientização para mudar a situação, 58% disseram não trabalhar o meio ambiente como tema transversal enquanto 42% afirmaram trabalhar. 100% disseram não contextualizar culturas e saberes populares à Educação Ambiental. 100% afirmaram trabalhar Educação Ambiental, mas 58% responderam que quem trabalha mais são as disciplinas Ciências e Geografia. Há em alguns momentos incoerência no que dizem e no que fazem.

 

CONCLUSÃO:

 

 

A motivação, o estímulo à participação, o conhecimento da ética ambiental podem influenciar os alunos a perceberem melhor e com mais plenitude as questões ambientais. A vivência com trabalhos interdisciplinares parece favorecer o estímulo do aluno ampliando sua percepção. Através da percepção ambiental pode ser possível atribuir valores humanos e sociais que contribuirão para compreensão das questões ambientais e promover tanto a conscientização como a participação ativa do cidadão.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Ensino Fundamental.