62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
A DEMOCRATIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS ATRAVÉS DA INTERNET: AS ELEIÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE
Wallas Jefferson de Lima 2
Maria Cristina Leandro de Oliveira 2
Marluce Barbosa de França 2
Annie Larissa Garcia Neves Pontes 2
Fátima Martins Lopes 1, 3
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Universidade Potiguar - UnP
3. Profª Dra/ Orientadora
INTRODUÇÃO:
Os estudos e reflexões destinados a compreender o processo eleitoral no Brasil, não podem dispensar as fontes históricas, reveladoras de fatos e experiências vividas ao longo do tempo. De fato, os documentos são fundamentais para a compreensão da nossa história. Com o objetivo de disponibilizar aos pesquisadores e ao público em geral a documentação referente às eleições que ocorreram no Estado do Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, criou o projeto intitulado "Documentação Eleitoral Colonial, Imperial e da Primeira República referente às eleições do Rio Grande do Norte", que visa à catalogação, digitalização e divulgação dos documentos eleitorais. No presente trabalho, pretendemos discutir a importância da Internet para aqueles que desejam pesquisar sobre as eleições no Estado.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho divide-se em três etapas: a) análise dos documentos, onde é feita uma coleta de dados e organização de planilhas; b) Digitalização de documentos, através de um processo de escaneamento, da qual exige do pesquisador manuseio especial do documento, uma vez que alguns se encontram em estado de deterioração; c) Arquivamento dos documentos, através de um programa de software, onde ficam armazenados num banco de dados, sendo disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral - RN.
RESULTADOS:
Tirando partido das facilidades oferecidas atualmente pelas novas tecnologias de comunicação, propusemos, neste projeto, reunir numa mesma base de dados, documentos provenientes das eleições realizadas no Rio Grande do Norte. A facilidade de consulta à informação que os bancos de dados propiciam para a divulgação do acervo da Memória da Justiça Eleitoral é indiscutível. A Internet assume caráter social, na medida em que possibilita ao internauta o manuseio de documentos que potencializam as atividades de pesquisa. Assim, entendemos que a Internet pode fornecer um incremento significativo, tanto no acesso, quanto na construção de novos conhecimentos acerca da história das eleições. Por outro lado, os documentos, depois de digitalizados, serão guardados e quem quiser lê-los utilizará poderá utilizar a Internet. Dessa forma, estamos contribuindo para a preservação dos documentos, uma vez que ele será pouco manuseado e, consequentemente, sofrerá menos impactos da ação humana.
CONCLUSÃO:
No site www.tre-rn.gov.br/nova/inicial/links_especiais/centro_de_memoria, encontram-se atas de eleições, títulos eleitorais, folhas de votação e outros documentos. Com a implantação do site desse endereço eletrônico, contribuiu-se para a abertura de um canal de comunicação com entre a sociedade e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, disseminando-se assim a sua história e a evolução do processo eleitoral. Isso tem um significado e alcances imensuráveis para o resgate da história do voto e das eleições no Rio Grande do Norte. Dessa forma, o cidadão compreende pode compreender o papel da Justiça Eleitoral no desenvolvimento do processo democrático do País e participar, através de seu voto, dessa transformação.
Instituição de Fomento: Tribunal Regional Eleitoral - RN
Palavras-chave: Eleições, Internet, Documentos Históricos.