62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ORGANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS LIVROS DE NOTAS DO 1° CARTÓRIO JUDICIÁRIO, DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Érica Rocha de Lima 1
Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira 3
Íris Álvares Dantas 2, 1
Evanúcia Gomes de Oliveira 2, 1
1. Depto. de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Laboratório de Conservação e Restauração de Livros e Documentos - LABRE
3. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de História - UFRN
INTRODUÇÃO:

O projeto visa ampliar o banco de dados relacionados aos livros de notas do 1° Cartório Judiciário, da Comarca de São José de Mipibu/RN que estão sob a guarda do Departamento de História/CCHLA. Esta é a terceira etapa de um trabalho que teve inicio em 2008. O acervo é composto por um total de nove livros de notas judiciárias que compreendem o período entre 1887 e 1923. Estes documentos estão sob a guarda do Departamento de história desde o inicio da década de 1990, no Laboratório de Conservação e restauração de Livros e Documentos (LABRE/UFRN), esperando a devida organização e digitalização do referido acervo. Sem condições de manuseio devido ao péssimo estado de conservação, essas fontes históricas ainda não estão disponíveis para pesquisa. A realização deste projeto possibilitará que através do conhecimento deste farto material historiográfico, alunos, professores e demais pesquisadores interessados, possam analisar e produzir artigos, monografias ou outras produções acadêmicas. Enfim o projeto objetiva organizar e digitalizar documentos da história do Rio Grande do Norte, que venham a servir de suporte para pesquisa.

METODOLOGIA:

Para a execução de trabalhos com manuscritos é necessário que os envolvidos nessa atividade tenham noções de conservação de documentos e de leitura paleográfica, pois estão lidando com um material de grande valor para a pesquisa histórica, que precisarão ser conservados e preservados. Estão sendo utilizadas para a higienização, luvas, máscaras, bisturi, trinchas e algodão e para realizar a numeração técnica e a transcrição será utilizado lápis grafite 6B. Depois de transcritas as informações obtidas serão analisadas e digitalizadas para a posterior criação de um banco de dados virtual, com o intuito de disponibilizá-las através da rede, facilitando cada vez mais o acesso as fontes.

RESULTADOS:

Esse projeto é a terceira etapa de um trabalho que teve inicio em 2008. Na primeira etapa foram realizadas as atividades de conservação e higienização dos nove Livros de Notas do 1° Cartório Judiciário, da Comarca de São José de Mipibu, constando escrituras de propriedade, de 1881 a 1923; registros de terras, procurações, audiências especiais de inscrição de eleitores, pedido de alistamento eleitoral, atas de júri, do período de 1896 a 1924. Na segunda etapa foram feitos os trabalhos de transcrição e catalogação, sendo realizadas nesse momento a leitura paleográfica e a numeração técnica dos documentos. Foram transcritos nove volumes, entre eles o Livro de Notas N°10, de 1881 a 1887; o Livro de Notas N°54, de 1922 a 1923; Audiências especiais de inscrição de eleitores Livro N°20, de 1922 a 1929; Petição requerendo a licença para vender uma moradia de casa pertencente aos órfãos, de 1886; Livro de Procuração N°9, de 1900 a 1901; Livro de Atas do júri, 1929 a 1933; entre outros livros. Nessa etapa foram encontradas algumas dificuldades na leitura paleográfica dos manuscritos (Livros de Notas do 1° Cartório Judiciário), pois os documentos encontravam-se muito danificados pelo tempo, mas nada que prejudicasse o andamento das atividades. Nessa terceira e ultima etapa estamos iniciando os trabalhos de organização e digitalização dos documentos. As informações obtidas na segunda etapa estão sendo analisadas para poderem ser digitalizadas, para criação de um banco de dados virtual.

CONCLUSÃO:

Esse trabalho tem o objetivo de dar prosseguimento aos trabalhos de conservação, higienização, catalogação e transcrição dos Livros de Notas do 1° Cartório Judiciário, da comarca de São José de Mipibu, guardados pelo LABRE, datados de 1887 a 1923. Tendo a finalidade de ampliação dos dados virtuais disponíveis na rede aos alunos, professores e demais pesquisadores interessados, sobre a historia do Rio Grande do Norte.  

Instituição de Fomento: Pró-reitoria de Extensão Universitária - PROEX/UFRN
Palavras-chave: Organização e Digitalização, Livros de Notas do 1° Cartório Judiciário, da Comarca de São, LABRE.