62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA E DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Lindcélia Cristina dos Santos 1
Lígia Fernanda Marin 1
Patrícia Angélica de Araújo Silva 1
Clarisa Terezinha Guerra 2
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT
2. Profa. Dra/Orientadora. Depto de Psicologia, UFMT
INTRODUÇÃO:
A Psicologia é um campo científico que abrange diversas correntes epistemológicas, vários autores contribuíram para sua "consagração" como ciência. A Psicologia moderna ou científica de Wundt foi um passo decisivo para a aprovação desse mais novo campo de conhecimento em que o indivíduo e suas relações tornam-se os objetos de estudo. Com a delimitação do campo de estudo, formulação de métodos e teorias os mais novos pesquisadores dessa área colaboraram para a produção de novos conhecimentos acerca do sujeito e suas relações. As três escolas consideradas mais importantes a partir do século XX dentro da Psicologia são: Behaviorismo ou Comportamentalismo, Gestalt e Psicanálise. Dentro do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT são apresentadas essas três escolas, além dos novos desdobramentos a partir delas. Com isso, foi realizada uma pesquisa como projeto de monitoria da disciplina Teorias e Sistemas Contemporâneos para a Psicologia, com o intuito de identificar se a formação inicial do curso contribuiu para a escolha de abordagens dos 34 discentes entrevistados, que cursavam 4º e 5º anos da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis - CUR, em 2009.
METODOLOGIA:
É uma pesquisa quanti-qualitativa que visa não apenas saber quantos alunos opinaram por tal abordagem, mas também qual motivo os levaram a essa escolha. Foi elaborado um questionário de múltipla escolha e espaço para elaboração de respostas pessoais de cada participante, esse foi o instrumento utilizado para o levantamento dos dados. As questões de múltipla escolha apresentavam as correntes epistemológicas mais discutidas dentro do curso, como psicanálise, cognitivo-comportamental, social, sistêmica e outras; enquanto as questões de elaboração pessoal compreendiam o porquê da escolha, qual critério foi utilizado e em que momento houve essa opção pelo entrevistado. Os sujeitos selecionados foram alunos que cursavam 4º e 5º anos da UFMT no ano de 2009, totalizaram 34 discentes ao término da pesquisa. Esse grupo tinha uma predominância feminina, e compreendia sujeitos entre 20 e 40 anos. O ambiente em que se realizou a pesquisa com esse grupo foi a sala de aula das próprias turmas dentro da instituição; um ambiente tranqüilo, no qual os entrevistados se sentiam cômodos para responder as questões.
RESULTADOS:
Dos 34 discentes entrevistados 82,35% não tinham preferência por nenhuma abordagem antes da iniciação do curso, dos quais 29,4% não tinham conhecimento. Os 17,65% apresentaram certa afinidade por alguma abordagem; das quais apareceram: psicanálise, cognitivo-comportamental, comportamental, existencialista e reichiana. Após a iniciação do curso, obteve os seguintes dados em relação a escolha de abordagens: 52,94% assinalaram a teoria psicanalítica; 32,35 cognitivo-comportamental; 8,82% assinalaram mais de uma opção; 2,94% teoria comportamental; 2,94% sistêmica. De acordo, com a análise qualitativa as respostas apresentadas caracterizaram basicamente nos critérios de identificação pessoal, melhor fundamento teórico e metodológico. Com isso, na escolha pela teoria psicanalítica 5,55% afirmaram que o curso está melhor estruturado para essa abordagem; 11,11% não justificaram; 16,66% identificação pessoal; e 66,66% melhor fundamento teórico-metodológico. Na cognitivo-comportamental 18,18% por identificação pessoal; 27,27% não justificaram; e 54,54% melhor fundamento teórico-metodológico. Mais de uma abordagem 33,33% não justificou; 66,66% identificação pessoal. Com esses dados as abordagens predominantes no curso de Psicologia da UFMT são psicanálise e cognitivo-comportamental.
CONCLUSÃO:

A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi considerado que as abordagens predominantes no curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis - CUR foram a Psicanálise e a Cognitivo-comportamental. De acordo, com os objetivos da pesquisa ficou claro o quanto a estruturação no curso na Instituição Federal foi decisiva na escolha das abordagens em Psicologia pelos futuros profissionais. Sendo assim, a teoria psicanalítica ocupou papel de destaque no levantamento de dados considerando a escolha de mais da metade dos entrevistados; dentre eles a opção por essa abordagem não foi simples e mera "coincidência", mas a maioria optou por achar mais coerente seus fundamentos teóricos e métodos aplicados a intervenção do sujeito. No campo cognitivo-comportamental métodos e fundamentos teóricos foram os critérios mais relevantes. Com isso, é possível perceber que as correntes epistemológicas e metodológicas mais recentes dentro da Psicologia ainda são fontes "misteriosas" para muitos futuros profissionais.

Palavras-chave: Abordagens em Psicologia, Discentes, Universidade.