62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE IST/AIDS: CONCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES
Kelanne Lima da Silva 1
Carlos Colares Maia 1
Fernanda Lima Aragão Dias 1
Adriana Gomes Nogueira Ferreira 3, 2
Fabiane do Amaral Gubert 1
Patricia Neyva da Costa Pinheiro 4
1. Universidade Federal do Ceará
2. Universidade Estadual Vale do Acaraú
3. Faculdades INTA
4. Orientadora - Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:

A adolescência momento vivido de maneira distinta dependendo da cultura e dos valores da sociedade, cujas influências atingem questões relacionadas à educação, saúde e desenvolvimento humano. Nesse contexto, a família tem papel importante no tocante à orientação dos adolescentes acerca da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como da AIDS. Desta forma o diálogo com os pais é uma importante ferramenta de prevenção, no entanto o adolescente muitas vezes não encontram nos pais as informações adequadas buscando em outros atores como amigos, professores e mídia. Assim o presente estudo objetivou investigar e compreender as relações familiares, ao analisar a visão dos jovens em relação ao diálogo familiar acerca da prevenção das IST/AIDS.

METODOLOGIA:

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com adolescentes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Fortaleza-CE, no segundo semestre de 2009. Foram selecionados e entrevistados seis adolescentes, sendo quatro do sexo masculino e duas do sexo feminino, seis mães e seis pais. Os critérios de inclusão foram estar na faixa etária referente a adolescência, querer participar do estudo, residir com pai e mãe nas proximidades da escola e que seus pais concordassem em participar do estudo.  E como critérios de exclusão a falta de interesse em continuar no estudo. A observação, o diário de campo e a entrevista foram os instrumentos utilizados na coleta de dados. Para a organização e análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, para tanto, fez-se uso das falas dos sujeitos do estudo com o intuito de que fossem criadas categorias.O estudo respeitou os aspectos éticos, sendo aprovado pelo Parecer Consubstanciado de Análise de Protocolo de Pesquisa, sob nº 215/09.

 

 

RESULTADOS:

Na análise das falas emergiram duas categorias temáticas: diálogo, relações envolvendo o diálogo e riscos e prevenção. A categoria temática diálogo entre os casais, todos os pais afirmaram que costumam conversar com os filhos, no entanto referiram que algumas vezes encontram resistência por parte dos adolescentes. Para a categoria relações envolvendo o diálogo, evidenciou a necessidade de mudanças de comportamento da relação entre pais e filhos, pois para os filhos seus pais tem vergonha de conversar sobre assuntos relacionados à sexualidade, além de manifestarem que entendem mais de IST/AIDS do que seus pais. A categoria riscos e prevenção revelou a consciência dos adolescentes ao afirmarem a importância do uso do preservativo como medida preventiva diante das IST/AIDS, no entanto, alguns jovens relataram não serem susceptíveis a essas doenças, evidenciando, assim, o desconhecimento por parte de alguns em relação a sua vulnerabilidade.

CONCLUSÃO:
Foi possível perceber o despreparo dos pais para conversar com os filhos adolescentes a respeito de sexualidade. Apesar dos pais acreditarem que conversam com os filhos satisfatoriamente, os filhos não concordam, para eles seus pais não estão preparados para conversar sobre IST/AIDS, principalmente no tocante as dúvidas surgem sobre o assunto, e os adolescentes apesar de falarem que sabem mais que os pais eles demonstraram que não reconhecem os riscos a que estão expostos quando afirmam que não são susceptíveis a estas doenças. É imprescindível a criação de estratégias educativas que contemplem essas deficiências de conhecimento  habilidades relacionadas ao diálogo entre pais e adolescentes sobre IST/AIDS, principalmente no tocante a prevenção, e fortalecer o diálogo como instrumento eficaz no contexto familiar.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissiveis, Aids, Adolescente.