62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
O PERFIL ÉTICO DENTRO DAS TRAGÉDIAS GREGAS
Juliana Gonçalves Caceres 1
1. Departamento de Filosofia/Universidade de Brasília/UnB
INTRODUÇÃO:

O foco do projeto se dedica a explorar a relação das tragédias gregas como prenúncio do perfil ético da pólis, por uma abordagem histórica. A trajetória desse tema se desenvolveu por pesquisa da própria estrutura das tragédias. Todas as tragédias eram construídas por dois personagens principais, a personagem do coro e o protagonista. O coro se revela sempre por grupo de pessoas da cidade como anciãs, mulheres, confidentes, velhos, amas, etc. De modo a representar sempre um coletivo. Segundo a visão dos autores trabalhados, sua atuação era dúbia, pois fazia papel de espectador e de sujeito constituinte da peça. Era a própria cidade em palco. Sua ação teatral se manifestava por dar curso aos acontecimentos da peça, de forma a julgar, mediante reações, os feitos dos protagonistas. O que representa um papel de edificação de valores morais e "pré-jurídicos", de forma a delinear algumas premissas morais anunciantes de uma ética posterior. O projeto tem como objetivo confrontar a visão dos historiadores abordados com a visão nietzschiana sobre a origem da tragédia. E tem como relevância resgatar o dionisíaco e o apolíneo como forças harmoniosas de origem da tragédia grega, de modo a ressaltar uma reflexão filosófica dentro da historiografia antiga.

METODOLOGIA:

O plano de trabalho tem como método a leitura da bibliografia básica do projeto que inclui temas de historiografia antiga, de modo a buscar uma visão comum entre autores sobre o que a tragédia refletiu como marco histórico na Grécia. Posteriormente, o andamento do projeto inclui a leitura de três tragédias gregas escolhidas. E em uma etapa final, a leitura de obras que estudam a tragédia de um ponto de vista filosófico.

RESULTADOS:

A pesquisa iniciou uma abertura de outras esferas que se relacionam com o tema trágico. O trabalho se detém em mostrar uma discussão entre as releituras contemporâneas sobre o teatro grego e uma visão histórica mais documental da tragédia. Um desses pontos se verifica com a discussão entre o sujeito trágico e a leitura existencialista sobre o "acaso". E outro ponto se relaciona com a filosofia nietzschiana que coloca a relação entre dionisíaco e apolíneo, fazendo uma análise das tragédias de modo a expressar esses dois pontos como complementares dentro da estrutura das mesmas. Como resultado, verifica-se que enquanto a visão histórica permite analisar as tragédias de modo a verificar os acontecimentos históricos da Grécia dentro de sua própria estrutura, a teoria nietzschiana permite a visão de duas condições instintivas do ser humano dentro da estrutura da mesma. E essas posições entram em confronto.

CONCLUSÃO:

A pesquisa obteve como conclusão que a visão histórica a respeito das tragédias guarda um escopo muito fechado em relação ao estudo das mesmas, por pautar-se no coro como cidade em palco, o que atenta para a direção excessiva da leitura do "social" e "histórico", sem, contudo, abordá-la de forma mais íntegra. Como consequência, a parte mais orgânica e espiritual da tragédia deixa de ser abordada com maior profundidade, ou seja, a tragédia em sua parte dionisíaca. Essa visão então não formula questionamentos mais abrangente a respeito do que o arsenal simbólico desse deus da embriaguez teria trazido aos gregos naquele momento.

Palavras-chave: ética, coro, tragédia grega.