62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA - INPA: AVALIAÇÃO DO USUÁRIO
Karina Jussara de Moura Costa 1
Suely de Souza Costa 2
Ângela Nascimento dos Santos Panzu 2
1. Universidade Federal do Amazonas/ UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ INPA
INTRODUÇÃO:
Com o advento das novas tecnologias o acesso ao conhecimento científico vem se modificando gradativamente, por meio de novas ferramentas que desafia os sistemas tradicionais de comunicação. Dentre estas, pode-se destacar a implementação das Bibliotecas Digitais, proporcionando a disseminação, cooperação e promoção do conhecimento em escala global. Como modelo de iniciativa destaca-se a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), de forma a ampliar a circulação e acesso das publicações científicas de teses e dissertações. Iniciativa esta, da qual o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA faz parte, e compõe o quadro das principais universidades e institutos de pesquisa participantes. Deste modo, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPA é uma ferramenta que tem o objetivo de disponibilizar o resultado das pesquisas, apresentadas nas teses e dissertações, desenvolvidas nos oito cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado. E seu funcionamento representa fazer com que a informação não seja volátil, para possibilitar a criação de novos conhecimentos retirados a partir das teses e dissertações produzidas pelo instituto. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos usuários, quanto ao acesso a Biblioteca Digital de teses e dissertações do INPA.
METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa de campo com os estudantes dos oito cursos de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), visando conhecer sua satisfação no uso da BDTD do instituto. A técnica de pesquisa utilizada foi a aplicação de questionário, composto de 18 questões, sendo 15 fechadas e três abertas, juntamente como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual o sujeito participante da pesquisa atesta que participou de livre e espontânea vontade. No total, o levantamento contou com a participação de 31 sujeitos, sendo estes escolhidos de forma aleatória. Esta escolha deu-se a partir da abordagem direta aos alunos que encontravam-se nas salas de estudo, nos laboratórios de informática, e de pesquisa, dos seus respectivos cursos de pós-graduação. Os dados obtidos com a aplicação do questionário foram armazenados em um banco de dados digital (Access), do qual foi possível fazer a análise quantitativa e qualitativa. O banco foi estruturado por tabelas, das quais foram definidas a partir das categorias que subdividem as perguntas do questionário. Depois dos dados organizados nas tabelas, foram repassados para planilhas do Excel, sendo que cada pergunta teve uma planilha, onde foram desenvolvias os gráficos, a fim de melhor representar as inferências obtidas. As perguntas fechadas foram analisadas em função da sua freqüência e com base nos procedimentos estatísticos descritivos. Quanto as perguntas abertas, foram baseadas na técnica de análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Os dados coletados retratam a opinião dos usuários no que tange suas experiências não somente quanto o uso da Biblioteca Digital de teses e dissertações, mas também quanto a Biblioteca física, assim como suas experiências com uso e busca da informação. Deste modo, observou-se que o hábito de frequentar a biblioteca esta em baixa segundo a maioria dos pesquisados, onde a maioria (64%) alegou frequentar raramente. Tratando-se do uso da informação a impressão percebida pelas falas é a de que seu uso se dá com maior intensidade para os alunos que buscam embasamento teórico dos seus trabalhos, de mestrado e doutorado. Em relação ao uso da BDTD do INPA, a maioria acessa a base por pelo menos uma vez no mês, quanto que a quantidade idêntica a esta é indiferente, significa dizer que conhecem a Biblioteca, porém não tem interesse em utilizar os seus serviços. A freqüência semanal é nula. Com isto pode-se observar que o acesso a base digital que deveria ser mais constante, visto que pode ser acessado de qualquer lugar com Internet, é deficiente. Aponta-se como principais motivos de insatisfação a não divulgação da Biblioteca Digital e a pouca quantidade de arquivos disponíveis.
CONCLUSÃO:
A Biblioteca Digital de teses e Dissertações do INPA integra os serviços disponíveis na Biblioteca do INPA, de modo a fazer parte de um organismo informacional, sendo uma extensão dos outros serviços disponíveis aos usuários do instituto. Este estudo permitiu identificar o nível de participação e satisfação dos usuários (estudantes de mestrado e doutorado), considerando suas impressões e experiências na Biblioteca Digital e, consequentemente, a Biblioteca física. Com base nos resultados, observa-se que o interesse em buscar informações na biblioteca é devido a obrigatoriedade dos conteúdos que são base para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado e doutorado. Identificou-se ainda, aqueles usuários que não utilizam os serviços da biblioteca, que dispensam seu uso por possuírem outras fontes de pesquisa, considerando desnecessária a utilização de materiais da mesma. Logo, nota-se que o nível de satisfação dos usuários é baixo, no que tange o uso da Biblioteca Digital e da Biblioteca física, o que demonstra a necessidade de reavaliar os serviços oferecidos, para assim desenvolver sistemas que atendam melhor as suas necessidades.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Biblioteca Digital, Teses e Dissertações, Usuários.