62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
A MULTIPLICAÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL NA ÁREA DE DESIGN
Nara Sílvia Marcondes Martins 1
Ivo Eduardo Roman Pons 1
1. Curso de Desenho Industrial, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Mackenzie
INTRODUÇÃO:

Este artigo apresenta o designer como agente transformador da sociedade sob a ótica da nova ordem socioeconômica. O objetivo da pesquisa é desenvolver o design responsável, agenciar nova relação de trabalho e estimular a produção local envolvendo comunidades e o Design Possível, grupo formado por designers, alunos, ex-alunos, professores do curso de Desenho Industrial, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A idéia de desenvolver a 1ª Capacitação de Possíveis Multiplicadores, entre os dias 27 e 31 de julho passado, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a participação de alunos de Design de diversos estados para reaplicar a metodologia desenvolvida pelo Design Possível. Onde estudantes representantes de ONGs e comunidades discutiram juntos questões ligadas ao desenvolvimento de objetos e gestão produtiva orientada ao design de produtos. A meta deste evento foi sensibilizar os participantes para desenvolver projetos semelhantes em suas localidades. O Design Possível foi certificado com o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - 2009 na ação dos Possíveis Multiplicadores com a proposta de disseminar o uso de tecnologia social baseada na multiplicação de soluções sociais, com o objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável.

METODOLOGIA:

Os Possíveis Multiplicadores colocam em prática o desenvolvimento social em escala. Participaram do evento, doze representantes das cidades de Manaus, Belém, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Santarém e São Paulo. Foram estabelecidas metas. Realizou-se levantamento bibliográfico sobre os temas: responsabilidade social, cultura local, metodologia de projeto e tecnologia social. Durante as reuniões  discutiram-se especificidades das regiões, pois tecnologias aliam-se o saber popular, a organização social e conhecimento técnico-científico. As referencias foram necessárias para combinar com a metodologia de produção criada pelo Design Possível, a qual pratica o design ecologicamente correto, socialmente envolvido e o ecologicamente justo. Os objetivos alcançados com a 1ª reunião de Capacitação de Possíveis Multiplicadores foi formação de multiplicadores de modo a promover a expansão nacional das atividades desenvolvidas, no Design Possível, a consolidação de novos grupos por todo o Brasil, criação da Rede Design Possível para partilhar os procedimentos adotados, troca de instrumentos para o trabalho com comunidades considerando a identidade local, acompanhar a aplicação de processos avaliativos prévios e posteriores as ações do Design Possível.

RESULTADOS:

Além de workshops, dinâmicas e palestras realizadas pelo grupo Design Possível, foram visitados os ateliês de produção de comunidades parceiras de projetos de responsabilidade social. O propósito desta integração foi proporcionar a metodologia colaborativa de ensino e fomentar novos integrantes do Design Possível, para o desenvolvimento local e integrado em diversas partes do país. Este trabalho divulgou a  metodologia de concepção de produto empregado pelo Design Possível para a geração de renda e a oportunidade de crescimento em áreas diagnosticadas como altamente vulneráveis, onde o IDH é baixo e os aparelhos sociais insuficientes para atender as necessidades da população. Foi possível perceber que os integrantes, os Possíveis Multiplicadores, adquiriram repertório, vivência e expectativas positivas quanto a reaplicação da metodologia de trabalho e de gestão adquirida durante o período de cinco dias, também incorporaram mudanças na criação de objetos, consideraram a problemática socioeconômica ambiental e a sustentabilidade dos negócios. Após esta capacitação presencial, os participantes continuarão a formação de ensino à distância, durante 6 meses e aplicaram em comunidades locais os módulos da Formação Empreendedora Design Possível.

CONCLUSÃO:

As transformações do mundo globalizado e o agravamento das questões ecológicas trazem para a pauta de discussão a responsabilidade sócio-ambiental, as ações ecológicas e sociais são diferenciais de mercado. Mas muitas das mudanças ainda são isoladas e de pouco efeito, entretanto, se têm dados que confirmam a eficácia de uma gestão socialmente engajada. Durante o evento 1ª Capacitação de Possíveis Multiplicadores foram 40 horas de vivências, apresentações e atividades voltadas para o trabalho desenvolvido pelo Design Possível em São Paulo e para a construção colaborativa da metodologia a ser usada nos demais estados onde se pretende se fixar (AM, PA, BA, RJ, PR, SC). Com trabalho dos Multiplicadores nas comunidades produtoras têm conseguido valorizar suas características culturais e sociais, melhoram sua resposta produtiva otimizando a utilização dos resíduos produzidos pelo próprio grupo ou pela sociedade, portanto com materiais descartados é possível desenvolver produtos de grande valor agregado atingindo assim mercado qualificado, exigente e lucrativo mais coerentes com o padrão da sociedade sustentável. O projeto está  criando modelo de desenvolvimento e inclusão comunitária, com resultados sociais, ambientais e econômicos poucas vezes visto.

Instituição de Fomento: Mackenzie
Palavras-chave: Design, Tecnologia social, Comunidades.