62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
INFLUÊNCIA DO EXTRATO DE PRÓPOLIS NA CAPTAÇÃO RENAL DO PERTECNETATO DE SÓDIO E DE PROVAS BIOQUÍMICAS
Vanessa Favero Demeda 1
Hilkéa Carla de Souza Medeiros 1
Renata Mendes Vieira 1
Antônio Peixoto de Carvalho 1
Naissandra Bezerra da Silva 2
Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda 1
1. Dept° de Microbiologia e Parasitologia - UFRN.
2. Departamento de Morfologia- UFRN
INTRODUÇÃO:

A palavra Radiofármaco significa fármaco (medicamento), produto biológico ou composto que contém um elemento radioativo. Ele é primariamente utilizado para obtenção de imagens como agente diagnóstico, mas pode também ser usado no tratamento de enfermidades. Um deles é o pertecnetato de sódio (Na99mTcO4), que é largamente usado em exames cintilográficos de alguns órgãos como o estômago, cérebro, tireóide, glândulas salivares, plexo coróide, dentre outros.  Sabe-se, através de vários estudos, que medicamentos naturais ou sintéticos utilizados no cotidiano da medicina nuclear influenciam na captação normal desse radiofármaco pelos órgãos que estão sendo avaliados. O extrato natural de própolis - substância especial produzida pelas abelhas a partir de resinas de árvores e pólen de flores - apresenta propriedades biológicas como antibacteriana, analgésica, antiinflamatória, sendo assim um produto muito utilizado popularmente no tratamento de estomatites, amigdalites e bronquites. Dessa forma, objetivou-se avaliar a influência do extrato aquoso de própolis na biodistribuição renal do radiofármaco Na99mTcO4 e sobre provas de função renal em ratos Wistar.

METODOLOGIA:

Vinte animais foram divididos, igualmente, em 2 grupos: controles (C) e tratados (T). Os tratados receberam, via oral, 1 mL do extrato aquoso de própolis a 10%, diluído em sorbitol, por 10 dias. Os controles receberam sorbitol do mesmo modo e período.  No último dia de tratamento, todos receberam 0,1mL de Na99mTcO4 (0,66 MBq) via plexo orbital, sob anestesia. Após a injeção do radiofármaco, os animais foram sacrificados em tempos diferentes (10 e 30 min). Imediatamente após as mortes, coletaram-se 3 mL de sangue total, por punção cardíaca aberta, para dosagens bioquímicas (uréia e creatinina) e foram retirados os rins dos animais, sendo o percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g) determinado em um aparelho contador gama. O método estatístico estabelecido foi o teste t-student complementado pelo teste de Mann-Whitney.

RESULTADOS:

As análises estatísticas através do teste t-student demonstraram um aumento estatisticamente significativo (p<0,0001), do grupo tratado em relação ao controle, respectivamente, nas dosagens (mg/dL) de: uréia sérica (59,25±4,00 e 40,25±9,65) e creatinina sérica (0,75±0,10 e 0,10±0,01). Não foi encontrada alteração significativa no percentual de captação do radiofármaco pelos rins, nos animais sacrificados aos 10 e aos 30 minutos após a injeção do Na99mTcO4 (p=0,2736). Níveis de uréia e creatinina no sangue podem ser bons indicadores da função renal. Dados publicados na literatura cientifica indicam que extrato bruto de própolis administrados em coelhos não ocasionam efeitos adversos na função renal. Nosso estudo foi realizado em ratos e com um extrato aquoso diluído em sorbitol, onde se observou um aumento nas dosagens de uréia e creatinina no grupo tratado. É possível que nesses animais o extrato tenha ocasionado uma pequena lesão renal, entretanto são necessários maiores estudos para elucidar melhor esses achados.

CONCLUSÃO:

Os dados obtidos neste estudo demonstraram um aumento nos níveis séricos de creatinina e uréia após tratamento crônico oral com extrato aquoso de própolis em ratos Wistar, o que pode indicar desordens no seu metabolismo ou performance renal. No entanto, não ocorreu alteração estatisticamente significativa na captação renal do Na99mTcO4 entre os tratados cronicamente com o extrato de própolis em relação ao grupo controle. Maiores estudos são necessários para melhor explicar as alterações ocorridas nas provas de função renal.

Palavras-chave: Própolis, Captação renal, Radiofármaco.