62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
AVALIAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Luisa Murakami 1
Fátima Ayres de Araújo Scattolin 2
1. Enfermeira Graduada pela PUC-SP
2. Docente do Departamento de Enfermagem da PUC-SP
INTRODUÇÃO:

O comprometimento da capacidade funcional do idoso tem implicações importantes para a família, comunidade, para o sistema de saúde e para a vida do próprio idoso, uma vez que a incapacidade ocasiona maior vulnerabilidade e dependência na velhice, contribuindo para a diminuição do bem-estar e da Qualidade de Vida (QV) dos idosos. Este estudo teve como objetivo investigar a correlação entre a independência funcional e a QV de idosos institucionalizados.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi conduzida na Vila dos Velhinhos de Sorocaba/SP no período de maio a agosto de 2008. Fizeram parte do estudo 63 sujeitos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que permaneciam na Instituição há pelo menos três meses. Foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: Instrumento de Caracterização Sociodemográfica e Clínica, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), World Health Organization Quality of Life - Old Module (WHOQOL- OLD) e a de Independência Funcional (MIF). Os dados foram submetidos às seguintes análises estatísticas: análise descritiva, de comparação (Mann- Whitney e Kruskal Wallis) e correlação de Spearmann.

RESULTADOS:

Dos sujeitos 63,5% (40/63) eram mulheres, com média de idade de 79,2 (±8,7) anos, 44,5% (28/63) viúvos, escolaridade média de 4 anos e 73% (43/63) aposentados. As doenças cardiovasculares prevaleceram (27,98% - 49/63) seguidas pelas osteoarticulares (15,39% - 22/63). Foram constatadas médias elevadas dos escores da MIF (103±15,3) e do WHOQOL-OLD (69,81±14,81) indicando pouco comprometimento da independência funcional e da QV. A confiabilidade dos dois instrumentos avaliada pelo Alfa de Cronbach foi satisfatória (0,70 a 0,94). Constataram-se correlações significantes de forte magnitude entre a MIF (total e subescalas) e o WHOQOL-OLD (total) e as facetas Autonomia e Participação Social. As facetas Funcionamento Sensório, Atividades Passadas e Futuras e Intimidade apresentaram correlações significantes e de moderada magnitude entre a MIF (total e subescalas). Não houve correlação significante entre a MIF (total e subescalas) e a faceta Morte e Morrer. Houve uma correlação inversa entre a idade e a MIF, assim como, foi constatada uma fraca correlação entre QV e idade. E não houve correlação entre a MIF e QV e gênero.

CONCLUSÃO:

Assim, as correlações apontam que a independência funcional está diretamente correlacionada com a QV, sugerindo que todas as ações voltadas para a promoção da independência funcional podem otimizar a QV dos idosos institucionalizados.

Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Idosos Institucionalizados, Independência Funcional, Qualidade de Vida.