62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
DETECÇÃO PRECOCE DAS DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE NATAL
Alécia Nadja de Mesquita Brito 1
Ariela Moreira dos Santos 1
Eulália Maria Chaves Maia 1
Jéssica Winne Rodrigues de Freitas 1
Pollyanna Ferreira Santana 1
Neuza Cristina dos Santos Perez 2
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profª Drª/Orientadora - Departamento de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:

Dificuldades de ordem emocional e comportamental são freqüentes na infância. As de ordem emocional em geral passam despercebidas por pais e professores por não perturbarem a dinâmica familiar ou da sala de aula, ao passo que as de caráter comportamental são percebidas com mais facilidade por perturbarem a harmonia desses contextos. Condutas de desobediência em casa e na escola, se meter em brigas, agredir e provocar pessoas e não se sentir culpado são alguns dos comportamentos que caracterizam as dificuldades comportamentais. As dificuldades de ordem emocional referem-se a comportamentos de retraimento social, medo, tristeza, ansiedade, entre outros. A freqüência, intensidade e estabilidade com que essas dificuldades se apresentam apontarão a um prognóstico pobre e inadaptação psicossocial na adolescência e vida adulta. A detecção e prevenção precoce dessas dificuldades contribuirão a que não apresentem uma evolução gradual e acumulativa e venham a desembocar em transtornos psicopatológicos em etapas posteriores do desenvolvimento. Assim sendo, o objetivo desse estudo é o de descrever o percentual de crianças matriculadas no Ensino Fundamental I de uma escola particular da região de Natal-RN que apresentam dificuldades comportamentais e emocionais de maneira pura e comórbida.

METODOLOGIA:
O presente estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética da UFRN e faz parte de uma pesquisa mais ampla que tem por meta descrever os comportamentos apresentados pelos escolares do ensino fundamental I das escolas públicas e privadas da região de Natal-RN. O desenho de investigação dessa primeira etapa é de tipo transversal com amostragem por conveniência. A amostra é composta por 49 crianças cursando o ensino fundamental I de uma escola privada da região de Natal-RN. O estudo é multiinformado, tendo a pais e professores como informantes acerca dos comportamentos interiorizados e exteriorizados dessas crianças. O critério de exclusão utilizado elimina crianças com déficit mental importante e transtorno generalizado do desenvolvimento, assim como aquelas que os pais não aceitaram participar do estudo. A coleta de dados para verificação dos objetivos ocorreu em três momentos distintos, e foram utilizadas às escalas Teacher's Report Form for Ages 6-18 (TRF 6-18) e a Child Behavior Checklist 6-18 (CBCL 6-18), ambas baseadas no DSM-IV. Também foi utilizado um questionário sócio-demográfico. Os resultados a serem apresentados devem ser interpretados com reserva, pois se encontram superestimados. A razão dessa limitação será explicada no apartado de resultados.
RESULTADOS:

Segundo o informe dos pais, dos 49 participantes, 27 (55.1%) são do sexo masculino e 22 (44.9%) do feminino. Desses 49 escolares, 23 (46.9%) apresentam condutas características das dificuldades emocionais e 13 (26.5%) das dificuldades comportamentais, observando-se uma maior prevalência nos meninos (n=12; 52.2% e n=9; 69.2%) que nas meninas (n=11; 47.8% e n=4; 30.8%) respectivamente. Observou-se ainda um alto índice de comorbidade entre as mencionadas condutas interiorizadas e exteriorizadas. Dez (76.9%) das 13 crianças que apresentaram condutas características das dificuldades comportamentais apresentaram de forma concomitante condutas características das dificuldades emocionais, sendo 8 (80%) do sexo masculino e 2 (20%) do feminino. Vale alertar que esses dados encontram-se superestimados e devem ser interpretados com cautela. A superestimação justifica-se pelo tipo de amostragem, que permitiu maior empenho por parte dos professores para que os pais daquelas crianças que eles percebiam algum tipo de dificuldade participassem do estudo. Deve-se também ao fato de que a aproximação diagnóstica se deu a partir do informe dos pais, aumentando a probabilidade de falsos positivos. É importante esclarecer que está prevista a realização de entrevista clínica na próxima etapa do estudo.

CONCLUSÃO:

Apesar das limitações apresentadas, é importante ressaltar que ainda são poucas as pesquisas com população infantil não clínica, destacando a relevância desse trabalho. Vale ressaltar ainda que a literatura aponta que grande parte dos transtornos psicopatológicos detectados na adolescência e início da vida adulta, como a delinqüência juvenil, uso e abuso de substância, depressão, ansiedade generalizada, entre outros, apresentam seus primeiros sinais de alerta desde a primeira infância. Assim sendo, fazem-se necessários estudos que se proponham a descrever os comportamentos apresentados por estes jovens em etapas precoces do desenvolvimento. A detecção e intervenção precoce desses sinais de alerta ajudaria a prevenir que estes se tornem crônicos e evoluam a um estilo de vida antissocial em etapas posteriores, promovendo assim o bem-estar e saúde mental na infância e adolescência.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
Palavras-chave: Dificuldades emocionais, Dificuldades comportamentais , Detecção preventiva.