62ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica |
A QUESTÃO DA LEITURA NO SUPORTE DIGITAL: estudos com alunos do ensino médio/profissionalizante e de graduação . |
Clarice Vanderlei Ferraz 1 Jailda dos Santos. 1 Maria Inez Matoso Silveira 2 |
1. Universidade Federal de Alagoas-ICHCA 2. Universidade Federal de Alagoas-CEDU |
INTRODUÇÃO: |
O tema dessa pesquisa está relacionado aos aspectos da prática da leitura na atualidade, especialmente nos dois grandes suportes de materiais de leitura isto é, impressos no papel (livros, revistas, jornais e afins) e no suporte digital (tela do computador).O problema que motivou esse estudo foi o uso da tecnologia digital trazido pelo computador que procurou verificar em que medida essa tecnologia trouxe benefícios para a educação, especialmente, para a prática da leitura.Nesse sentido, buscou-se estudar a preferência dos leitores de ensino médio /profissionalizante e ensino superior, com relação à leitura no papel e à leitura na tela do computador Quanto aos objetivos específicos do estudo foi verificar a faixa etária e escolaridade dos informantes;mapeando os suportes de leitura e gêneros textuais utilizados com maior freqüência na leitura tanto no suporte papel como no suporte digital.Essa pesquisa justificou-se porque às tecnologias da informação e comunicação (TICs), especificamente, a tecnologia computacional, têm revolucionado os usos e funções da língua escrita na atualidade, principalmente, por causa da Internet que segundo Costa(2007), em função das transformações nos suportes dos textos, a leitura vai sofrendo profundas modificações no transcorrer dos tempos modernos. |
METODOLOGIA: |
Essa pesquisa caracterizou-se como exploratória "no sentido de buscar conhecimentos para uma questão sobre a qual as informações disponíveis são, ainda,insuficientes "(VIEIRA,2008,p.99) abrangeu informantes de três instituições de ensino, sendo duas da rede pública e uma da rede particular.Como tratou-se de um estudo que envolveu práticas sociais relativas a instituições de ensino,a pesquisa também pode ser considerada como sendo de cunho etnográfico, conforme defende André (1995).Com relação amostra foi representada por 93 informantes de várias faixas etárias e níveis de escolaridade médio/profissionalizante e superior.Os respondentes do curso médio/profissionalizante eram alunos dos cursos de Informática (10), Mecânica (21) e Urbanização (17) do CEFET-AL totalizando 48 (52%) informantes.Já os respondentes de nível superior cursavam bacharelado em Direito(25) no CESMAC e bacharelado em Biblioteconomia(20) na UFAL totalizando 45(48%)alunos/respondentes.Para coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado. A razão pela escolha do público-alvo deveu-se ao fato de que uma das autoras realizou estágio nas bibliotecas objeto desse estudo além de que, os informantes utilizavam com freqüência os espaços das bibliotecas do Cefet/Cesmac/Ufal para seus estudos acadêmicos. |
RESULTADOS: |
Segundo dados da pesquisa 50% dos informantes estavam na faixa etária de |
CONCLUSÃO: |
Os resultados da pesquisa não demonstraram evidências de que o uso do computador esteja aumentando o volume de leitura dos informantes.Isso pode- evidenciar, de alguma forma, que o computador, por si só, não é garantia para o incremento da leitura e da escrita entre os jovens. Portanto, compete à escola desenvolver o ensino da leitura e da escrita primeiramente no papel,.É possível inferir,de que, quem é proficiente na leitura no papel, certamente transferirá essa habilidade para a tela do computador. Interessante ressaltar que a Bíblia apareceu nesse estudo como um gênero razoavelmente lido por alunos do ensino médio/profissionalizante e também entre os universitários..Os alunos do ensino médio/profissionalizante acreditam que a leitura no computador vai suplantar a leitura no papel, pois consideraram que o avanço da tecnologia digital vai acarretar essa inovação. Já os universitários não acreditaram nessa possibilidade, pois, informaram que a leitura no papel é mais prazerosa, confortável, prática e acessível aos usuários. Além disso, estudantes de Biblioteconomia acreditam que o papel jamais será substituído pelo computador, pois, existe uma cultura da leitura no papel consolidada na sociedade. |
Palavras-chave: Leitura no papel;, Leitura na tela do computador;, Práticas sociais de leitura. |