62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A QUESTÃO  DA LEITURA NO SUPORTE DIGITAL: estudos com alunos do ensino médio/profissionalizante e de graduação .
Clarice Vanderlei Ferraz 1
Jailda dos Santos. 1
Maria Inez Matoso Silveira 2
1. Universidade Federal de Alagoas-ICHCA
2. Universidade Federal de Alagoas-CEDU
INTRODUÇÃO:

O tema dessa pesquisa está relacionado aos aspectos da prática da leitura na atualidade, especialmente nos dois grandes suportes de materiais de leitura isto é, impressos no papel (livros, revistas, jornais e afins) e no suporte digital (tela do computador).O problema que motivou esse estudo foi o uso da tecnologia digital trazido pelo computador que procurou verificar em que medida essa tecnologia trouxe benefícios para a educação, especialmente, para a prática da leitura.Nesse sentido, buscou-se estudar a preferência dos leitores de ensino médio /profissionalizante e ensino superior, com relação à leitura no papel e à leitura na tela do computador Quanto aos objetivos específicos do estudo foi verificar a faixa etária e escolaridade dos informantes;mapeando os suportes de leitura e gêneros textuais utilizados com maior freqüência na leitura tanto no suporte papel como no suporte digital.Essa pesquisa justificou-se porque às tecnologias da informação e comunicação (TICs), especificamente, a tecnologia computacional, têm revolucionado os usos e funções da língua escrita na atualidade, principalmente, por causa da Internet que segundo Costa(2007), em função das transformações nos suportes dos textos, a leitura vai sofrendo profundas modificações no transcorrer dos tempos modernos.

METODOLOGIA:

Essa pesquisa caracterizou-se como exploratória "no sentido de buscar conhecimentos para uma questão sobre  a qual as informações disponíveis são, ainda,insuficientes "(VIEIRA,2008,p.99) abrangeu informantes de três instituições de ensino, sendo duas da rede pública e uma da rede particular.Como  tratou-se de um estudo que envolveu práticas sociais relativas a instituições de ensino,a pesquisa também pode ser considerada como sendo de cunho etnográfico, conforme defende André (1995).Com relação amostra foi representada por 93 informantes de várias faixas etárias e níveis de escolaridade  médio/profissionalizante e superior.Os respondentes do curso médio/profissionalizante eram alunos dos cursos de Informática (10), Mecânica (21) e Urbanização (17) do CEFET-AL totalizando 48 (52%) informantes.Já os respondentes de nível superior cursavam bacharelado em Direito(25) no CESMAC e bacharelado em Biblioteconomia(20) na UFAL totalizando 45(48%)alunos/respondentes.Para coleta de dados  utilizou-se um questionário semi-estruturado. A razão pela  escolha  do público-alvo deveu-se ao fato de que uma das autoras realizou estágio nas bibliotecas objeto desse estudo além de que, os informantes utilizavam com freqüência os espaços das bibliotecas  do Cefet/Cesmac/Ufal  para seus estudos acadêmicos.

RESULTADOS:

Segundo dados da pesquisa 50% dos informantes  estavam na faixa etária de 14 a 16 anos, representando a geração que está iniciando uma transição entre uma cultura da leitura centrada no papel como suporte físico e concreto de materiais para se ler, e a leitura no suporte eletrônico a tela do computador suporte virtual. Verificou-se que (70%) alunos do curso de Informática  preferiam  ler na tela do computador que  pode ser justificável pelo contato que esses alunos têm com os suportes digitais.O que  não aconteceu com  os informantes dos cursos de Mecânica (76,2%) de Urbanização(64,8%) e alguns de Informática (30%) informaram que preferem a leitura no papel,  enquanto  (21,5%) afirmaram,gostar de ler nos dois suportes  As justificativas para a leitura no papel foram comodidade e/ou conforto e menor cansaço da visão. Em segundo lugar, apareceram às razões relativas ao poder de concentração que a leitura no papel proporciona, justificou-se, também, menor distração e rapidez na leitura.Quanto à leitura na tela, as justificativas mais apontadas foram, mais praticidade, comodidade, simultaneidade e mais recursos isto é, possibilidades de acesso a conteúdos complementares à temática, que eventualmente, poderão auxiliar na compreensão do título, sendo maior preferência dos alunos do curso de Informática. As demais justificativas foram desperta mais  interesse;é mais ágil ,mais divertido é mais visível. Em relação aos conteúdos de leitura que faziam no computador, 50% afirmaram leitura dos emails, 43,75%  lêem notícias variadas.Já 33,3% dos matriculados na graduação informaram que utilizavam à leitura na  tela para  pesquisar artigos científicos resultado considerado preocupante, para os gêneros Facebook, MSN, Orkut  e dicionários 20,83%.respondentes indicando no período da pesquisa(2008) baixa adesão.-

CONCLUSÃO:

Os resultados da  pesquisa não demonstraram evidências de que o uso do computador esteja aumentando o volume de leitura dos informantes.Isso pode- evidenciar, de alguma forma, que o computador, por si só, não é garantia para o incremento da leitura e da escrita entre os jovens. Portanto, compete à escola desenvolver o ensino da leitura e da escrita primeiramente no papel,.É possível inferir,de que, quem é proficiente na leitura  no papel, certamente transferirá essa habilidade para a tela do computador. Interessante ressaltar que a Bíblia apareceu nesse estudo como um gênero razoavelmente lido por alunos do ensino médio/profissionalizante e também entre os universitários..Os alunos do ensino médio/profissionalizante acreditam que a leitura no computador vai suplantar a leitura no papel, pois consideraram que o avanço da tecnologia digital vai acarretar essa inovação. Já os universitários não acreditaram nessa possibilidade, pois, informaram que a leitura no papel é mais prazerosa, confortável, prática e acessível aos usuários. Além disso, estudantes de Biblioteconomia acreditam que o papel jamais será substituído pelo computador, pois, existe uma cultura da leitura no papel consolidada na sociedade.

Palavras-chave: Leitura no papel;, Leitura na tela do computador;, Práticas sociais de leitura.