62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CARACTERIZAÇÃO CROMOSSÔMICA DOS CICLÍDEOS AFRICANOS Melanochromis auratus (BOULENGER 1897) E Pelvicachromis pulcher (BOULENGER 1901).
Amanda Torres Borges 1
Gideão Wagner Werneck Felix da Costa 1
Wagner Franco Molina 1, 2
1. Departamento de Biologia Celular e Genética, CB, UFRN
2. Prof. Dr.
INTRODUÇÃO:
Alguns grupos de peixes atraem grande atenção, seja por seus aspectos ecológicos, econômicos ou evolutivos. Entre estes se destaca a família Cichlidae, com mais de 2.000 espécies, estimando-se para o continente Africano a presença de mais de 1500 espécies, distribuídas em 220 gêneros (Turner, 2007). Espécies nativas desta família são encontradas na América Latina e do Norte, África e Madagascar, com algumas espécies nativas do Sul da Ásia e Oriente Médio, embora algumas formas tenham sido disseminadas em todos os continentes, principalmente pela aquariofilia e aqüicultura, atividades que representam grande valor econômico. Estudos citogenéticos neste grupo, mesmo sendo esse de grande importância para a conservação genética das populações naturais ainda são escassos, sobretudo em espécies da África, cujos padrões citogenéticos são em grande parte desconhecidos. A fim de se ter um melhor entendimento e aumentar as informações sobre a genética e os padrões evolutivos envolvidos na sua diversificação cariotípica desta família, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar citogeneticamente as espécies de ciclídeos africano Melanochromis auratus e Pelvicachromis pulcher, utilizando coloração convencional, por Giemsa, bandamento C e impregnação por nitrato de prata.
METODOLOGIA:
Neste trabalho análises citogenéticas foram realizadas nas espécies Melanochromis auratus (Boulenger 1897) (7 indivíduos) e Pelvicachromis pulcher (Boulenger 1901) (8 indivíduos) originárias respectivamente da África Oriental e África Centro-Ocidental, obtidas de distribuidores comerciais de peixes ornamentais. A estimulação mitótica foi realizada segundo Molina (2002) e as figuras metafásicas obtidas in vitro pela técnica de curto termo (Gold et al. 1990). Para evidenciação das regiões heterocromáticas foi empregada a técnica de Sumner (1972), a identificação dos cístrons ribossomais (RONs) foi obtida pelo método de impregnação por nitrato de prata (Howell e Black,1980). Os cromossomos foram classificados e agrupados de acordo com o seu tipo morfológico e ordenados de forma decrescentes segundo a nomenclatura de Levan et al., 1964.
RESULTADOS:
A espécie M. auratus apresentou um valor diplóide modal de 2n=44 cromossomos, com fórmula cariotípica igual a 4m+8sm+12st+20a, NF=68. Esta espécie apresenta RONs simples localizadas no braço curto em posição telomérica do 11º par cromossômico submetacêntrico. P. pulcher exibiu um cariótipo composto por 2n=44, com 8m+4sm+10st+22a e NF=66, as RONs simples foram localizadas sobre o 9º par cromossômico subtelomérico em posição telomérica. Dados macroestruturais provenientes das análises citogenéticas demonstraram que as duas espécies apresentam o valor diplóide modal para ciclídeos Africanos (2n=44). A presença de RONs simples para ambas as espécies corrobora com o apontado como condição basal para a família, com variações nas suas localizações entre pares cromossômicos e posição nos braços longos ou curto. O método de visualização de heterocromatina evidenciou marcações na região centromérica na maioria dos cromossomos para ambas as espécies, como também na posição telomérica no braço curto de um dos maiores pares cromossômicos do cariótipo, no P. pulcher, e no braço longo para o M. auratus, característico, constituindo um marcador citotaxonômico efetivo para alguns ciclídeos africanos.
CONCLUSÃO:
Os dados apresentados indicam que Melanochromis auratus e Pelvicachromis pulcher apresenta uma evolução cariotípica peculiar, aparentemente mediada preferencialmente por inversões pericêntricas e fusões robertsonianas. As similaridades cariotípicas encontradas nestas espécies refletem em algum grau o compartilhamento de mecanismos de evolução cariotípica para a família.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Melanochromis e Pelvicachromis, Cichlidae, Evolução cromossômica.