62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MESTRE VITALINO: RECICLANDO COM ARTE
Sandra Costa Souza 1
Lucinette Alves Xavier Couto 1
Neide Marques da Silva 1
Josenilda Maria de Lima 1
Ana Maria de Andrade 1
Flavia Santana da Silva Barros 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
INTRODUÇÃO:
Na sala de aula notamos a dificuldade dos alunos na prática da leitura, produção escrita, a grande habilidade artística dos estudantes, bem como a carência de conhecimentos acerca da riqueza cultural da nossa região. Trabalhando a cultura de Pernambuco, as expressões populares e artistas nordestinos, demos destaque ao Mestre Vitalino. Realizamos o projeto com as turmas dos ciclos I e II do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Antonio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha - Recife - PE. Os objetivos foram: interagir com as crianças, estimulando o prazer pela leitura, escrita e produção textual utilizando-os como instrumentos provocadores de análise, reflexão e apropriação de conhecimentos; incentivar a criatividade, a consciência crítica, o espírito coletivo; observar e analisar o ambiente e a geografia dos lugares, refletindo sobre os aspectos naturais, culturais e econômicos; promover o uso contextualizado das tecnologias; descobrir talentos através de atividades de modelagem, canto, dança e teatro; despertar o gosto pela arte e coisas da terra trabalhando com reciclagem utilizando técnicas que favorecessem o desenvolvimento pessoal e a prática cidadã dos alunos. As áreas envolvidas no projeto foram: Português, História, Informática, Geografia Ciências e Artes.
METODOLOGIA:
Apresentamos a vida e obra do Mestre Vitalino para a turma; Realizamos audição e interpretação da música "Deus do Barro" de Petrúcio Amorim e outras da região; confrontamos semelhanças e diferenças do fazer artístico de antigamente e atualmente; analisamos a produção do Mestre Vitalino, de sua família e de outros artistas que trabalham com barro; discutimos o contexto sócio-econômico e a geografia da cidade de Caruaru, cidade onde nasceu e viveu Vitalino; destacamos a relevância do trabalho do artista para divulgação do nome de sua cidade e de seu povo no mundo; realizamos uma excursão à Caruaru, passando pelos principais pontos turísticos da cidade: rádio, o Alto do Moura (Museu e antiga casa de Vitalino), feira e Museu de Luiz Gonzaga; elaboramos relatórios, construímos paródias; estudamos o assoreamento de rios e o problema de enchentes devido a retirada de solo das margens dos rios; Fizemos a releitura e exposição das peças com papel machê dentro de uma abordagem sustentável; Socializamos todo trabalho com os alunos e comunidade na Feira de Conhecimentos; utilizamos o laboratório de informática para baixar, selecionar fotos e editar textos produzidos pelos alunos, fizemos leituras, pesquisas, construímos um blog sobre o assunto, contendo as opiniões e vivências dos alunos.
RESULTADOS:
O projeto cumpriu os objetivos, trazendo resultados positivos, pois despertou nos alunos motivação e interesse, demonstrados na realização das etapas do trabalho vivenciado. Aumentamos a auto-estima deles e houve maior interação das turmas dos ciclos I e II, que participaram ativa e voluntariamente. Os alunos puderam conhecer a história do Mestre Vitalino, artista de grande valor para o nosso estado reconhecido mundialmente. Proporcionamos aos estudantes trabalhar com as tecnologias: máquina digital, datashow, microfone, som, tv, dvd, celular e computador acessando programas e utilizando a internet para produzir o blog. Descobrimos artistas e despertamos nos alunos tímidos o desenvolvimento de seu potencial. O grupo obteve conscientização sobre o seu papel como agente não poluidor e transformador do meio ambiente. Observamos uma mudança qualitativa em suas produções, bem como no aprimoramento da linguagem oral e escrita. Mostramos ao grupo a visão de que a tecnologia pode ser utilizada também para favorecer o processo ensino-aprendizagem. O projeto propiciou mudança de comportamento dos alunos, favorecendo a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade e a importância de sua ação como defensor do meio ambiente, multiplicador da cultura valorizando os artistas da nossa região.
CONCLUSÃO:
O projeto foi importante para as turmas de Ensino Fundamental, pois favoreceu a integração das professoras levando-as a vários momentos de reflexão e planejamento para formulação das etapas, elaboração de objetivos, estratégias e material, provocando a constante avaliação do processo de construção do conhecimento, cabendo registrar a relevância da contribuição da tecnologia pela utilização dos recursos no fazer pedagógico. Contextualizada, a tecnologia permitiu registrar momentos, revê-los e modificá-los, divulgar as produções, auxiliando o grupo a superar o medo do novo. Os alunos participaram ativamente, manuseando os recursos disponibilizados, permitindo o acesso e a inclusão às diversas mídias. As ações possibilitaram um maior entrosamento do grupo proporcionando um trabalho em que valores como respeito, responsabilidade, união e cooperação, estiveram presentes. As barreiras das divisões de turmas e níveis (anos e ciclos) de aprendizagem foram ultrapassadas, promovendo cooperação entre as partes. O trabalho viabilizou a interdisciplinaridade, desenvolvendo a cidadania entre os participantes. Concluímos que ao procurarmos novas formas de ensinar e aprender, o nosso trabalho torna-se mais produtivo, estimulando a participação de ambas as partes do fazer pedagógico.
Palavras-chave: Educação, Ensino-Aprendizagem, Tecnologia.