62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
O PROCESSO DE TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM QUIXABA-PB
ARDIGLEUSA ALVES COELHO 1
RAQUEL MORAIS DA SILVA 2
TANIA MARIA RIBEIRO MONTEIRO DE FIGUEIREDO 3
VALDECIR CARNEIRO DA SILVA 4
1. Profa. Ms./Orientadora-Depto de Enfermagem/Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
2. Enfemeira - Secretaria de Saúde/Prefeitura Municipal de Quixaba-PB
3. Profa. Dra. - Depto de Enfermagem/Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
4. Prof. Ms. - Depto de Enfermagem/Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
INTRODUÇÃO:

A estratégia saúde da família contribuiu para mudança no modelo de atenção, antes centrado no médico e no hospital para um modelo centrado família, na comunidade e na equipe. Assim, a nova forma de organização de serviços de saúde, colocou no cenário da saúde vários atores sociais, entre eles, é importante destacar o Agente Comunitário de Saúde que assume um papel relevante na atenção básica de saúde, sendo um elo entre os indivíduos/família/comunidade e o serviço de saúde, tornando-se interlocutor entre o serviço de saúde e a comunidade1 e tem uma participação significativa no repasse das informações sobre a situação de saúde das famílias por eles acompanhadas. Assim, no cotidiano do seu processo de trabalho merece atenção, observar que atividades e em quais condições são realizadas, quais os fatores que facilitam ou dificultam a execução de suas atividades. Assim, tornou-se relevante a realização de um estudo visando avaliar o processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família no município de Quixaba/PB que possibilite mostrar a realidade vivenciada por este profissional, uma reflexão sobre a sua prática e uma visão mais abrangente de seu cenário de atuação de modo a contribuir na melhoria seu processo de trabalho.

METODOLOGIA:

Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Realizado município de Quixaba/PB, localizado no Sertão Paraibano, com distância de aproximadamente 310 km da capital do Estado. com uma população residente é 1.493 habitantes. O município possui 2 estabelecimentos de saúde: um hospital e maternidade e uma Unidade de Saúde da Família, com 100% de cobertura populacional. Participaram do estudo 6 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família, com idade mediana de 38 anos. Cinco deles eram do sexo masculino, e apenas um não possuía segundo grau completo. Com tempo de atuação entre 11 anos e 3 meses à 17 anos e 5 meses. A coleta de dados foi realizada através de entrevista mediante a utilização de um roteiro. Em seguida os dados foram tratados através técnica de Análise de Conteúdo segundo Bardin2. O resultado da categorização temática foi confrontado com a revisão de literatura.

RESULTADOS:

Na concepção dos Agentes Comunitários de Saúde a visita domiciliar é a principal ferramenta de trabalho, usada para dar orientações, favorecer a troca de informações entre a Equipe e usuário e descobrir os problemas que mais acometem a população. Percebe-se a preocupação dos entrevistados em exercer o trabalho de maneira responsável, respeitando as famílias e a comunidade de sua área. E capacidade de trabalhar em equipe, com respeito, confiança e troca de informações. As facilidades do processo de trabalho são o conhecimento da comunidade e dos problemas. Esses achados corroboram com outros estudos, que afirmam que o agente de saúde3 deve ter espírito de liderança e de solidariedade, executar atividades educativas visando a saúde individual e coletiva através de ações domiciliares ou comunitárias. A visita domiciliar5 é uma forma de assistência à família em seu ambiente sociocultural, que possibilita ao profissional de saúde, estar mais próximo do cotidiano das famílias permitindo-lhes conhecer, interpretar e vivenciar o meio onde elas vivem, e a identificação dos problemas que afetam a suas vidas6. A execução do trabalho do agente de saúde e da Equipe é comprometida pela não ou pouca disponibilidade de transporte para realização das atividades extra-muro.

CONCLUSÃO:

A avaliação do processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde no contexto estudado mostra que apesar da maioria possuírem muito tempo de atuação, eles têm pouca compreensão do seu processo de trabalho, e entre as atividades preconizadas pelo Ministério da Saúde realizam apenas a visita domiciliar e análise da situação de saúde da comunidade, o que descaracteriza o seu papel. É importante destacar que apesar desses profissionais apresentarem importância significativa na potencialização das ações dentro da Estratégia Saúde da Família, eles enfrentam dificuldades que interferem de maneira negativa no desenvolvimento das atividades em seu dia a dia, porém referem que mantém com a equipe de trabalho um relacionamento amistoso. Apesar de todos os desafios enfrentados na prática profissional, são notórios e indiscutíveis os benefícios que o trabalho dos Agentes Comunitário de Saúde tem proporcionado à saúde da população no contexto estudado, seja pela contribuição na qualificação das ações de saúde ou pela capacidade de transformação do processo saúde-doença das famílias.

Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Trabalho em Saúde.