62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
O SERVIÇO SOCIAL COMO EDUCAÇÃO, A EDUCAÇÃO COMO ARTE.
Bianca Nogueira Mattos 1
Nanci Soares 2
1. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho / UNESP
2. Orientador / Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho / UNESP
INTRODUÇÃO:
O projeto ético-político do serviço social, desenvolvido em 1980, visa a superação do assistencialismo e de políticas de assistência meramente paliativas, buscando, assim, a atuação sócio-educativa do profissional, que promoveria a autonomia da população para o desenvolvimento da cidadania e a transformação da sociedade. Todos os espaços utilizados pelo assistente social devem propiciar ações educativas, porem, muitas vezes, os ambientes institucionais pré-definidos são pouco versáteis, e seus indivíduos freqüentadores buscam ações imediatas ou são respaldo de programas sociais que exigem contrapartida. Sendo assim, o interesse desses indivíduos em participar das reuniões sócio-educativas e o aproveitamento desses espaços se tornam frágeis. A arte pode ser uma metodologia envolvente, que estimula a socialização, a participação e a liberdade de expressão. O disposto resumo pretende apresentar como a metodologia artística na ação das estagiárias da UNATI - Universidade Aberta a Terceira Idade - Unesp/Campus de Franca, com os usuários participantes de cursos que objetivam qualidade de vida, autonomia e assimilação de novos conhecimentos, pode ser executada e quais os benefícios e contrapontos que ela proporciona.
METODOLOGIA:
Para a pesquisa sobre a utilização da arte no caráter sócio-educativo do assistente social foram realizados estudos bibliográficos que englobam obras sobre educação popular, metodologia do serviço social, ética do serviço social, caráter educativo do serviço social e até mesmo teses que reconheçam a arte na metodologia do assistente social. Alguns dos nomes consultados foram: BARBOSA, Ana Mae; FREIRE, Paulo R. N.; MARCELINO, Nelson Carvalho, NARCIZO, Elaine Cristina; SANTOS, Flávia Cezarino e WILSON, Brent. A pesquisa prática acontece na realização de atividades/reuniões com os estudantes da UNATI - Universidade Aberta a Terceira Idade - Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus de Franca, que possuem caráter lúdico, buscando, através da arte, trabalhar a socialização, a autonomia, promover discussões políticas e possibilitar a expressão e participação de todos os integrantes. Essas reuniões terão espaço para teatro, música, filmes, literatura, troca de experiências e artes plásticas. A pesquisa de campo tem como universo a UNATI e seus sujeitos são os alunos da referida instituição, participantes das atividades propostas e escolhidos aleatoriamente, e acontece a partir de entrevistas semi-estruturadas e os dados são avaliados em uma análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Á partir das leituras e das atividades realizadas com os estudantes da UNATI - Universidade Aberta a Terceira Idade - Unesp/Campus de Franca, foi possível perceber que o interesse e a participação da população atendida, com a inserção de manifestações artísticas na discussão social, aumentou, possibilitando assim um diálogo horizontal que promove crescimento para ambas as partes envolvidas nas reuniões. Os estudantes ficaram mais seguros para expor suas idéias e histórias pessoais e para criticar, refletir e questionar sobre os temas abordados. A arte proporcionou liberdade de idéias e maior envolvimento e interesse nas atividades, que foram sempre de caráter social e objetivaram a compreensão e efetivação dos direitos políticos, sociais e humanos. A arte também ajudou na facilitação dos usuários em dividirem suas experiências e se identificarem, estimulando assim as relações sociais saudáveis que, muitas vezes, são menos presentes da realidade da população idosa.
CONCLUSÃO:
Os usuários do serviço social pode, mais facilmente, encontrar um ambiente horizontal que lhe permite expor e refletir sobre sua realidade e compreender os direitos e deveres que lhe são possíveis, assim como questionar o meio em que vive, e as condições sociais e humanas da sociedade, através de introduções artísticas e lúdicas dentro de suas relações com outros usuários, com os profissionais e com a população de forma geral. Também possibilita maior integração e socialização entre os participantes das atividades, possibilitando que as relações sociais aconteçam naturalmente e de forma significante para essas pessoas.
Palavras-chave: metodologia, atividades sócio-educativas, arte.