62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
POTENCIAL DE ENERGIA SOLAR PARA A REGIÃO DE SANTARÉM
Polari Batista Corrêa 1
Marlize Moreira Pimentel 1
Evandro Ares de Araújo 1
Diego Maciel Carneiro 1
Miyuki Mitsuya 1
Wilderclay Barreto Machado 2
1. Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
2. Programa de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia - LBA
INTRODUÇÃO:
A principal fonte de energia que possibilita a vida na Terra é o Sol (AMALFI, 2005). Logo, a radiação solar é fundamental para os processos que demandam energia, como, a fotossíntese, aquecimento e evapotranspiração das florestas (FIETZ & FISCH, 2008; MICHILES, 2004), bem como para a produção de energia elétrica. Entretanto, a concentração de CO2 na atmosfera tem aumentado consideravelmente: em meados de 1850 era de 280ppm, na década de 1990, esta aumentou para 350ppm (HINRICHS & KLEINBACH, 2003), hoje está em torno de 383ppm e a previsão é de 560ppm para o ano de 2050, segundo Hansen (2009), sendo um dos motivos para este aumento a emissão de gases-estufa provenientes de fontes não-renováveis de energia. Logo, o estudo sobre radiação solar é importante para o entendimento dos processos energéticos que ocorrem em diversos ambientes (CORRÊA & de ARAÚJO, 2009), assim como para buscar soluções para questões ambientais, por exemplo, o aquecimento global. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma analise da radiação solar incidente tanto no período chuvoso como seco no município de Santarém-Pa, mostrando que a região oferece potencial para produção de energia solar a partir da radiação solar direta.
METODOLOGIA:
Os dados de radiação referentes ao ano de 2008 foram obtidos pelo LBA (Programa de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia) em uma das torres micrometeorológicas situada em Santarém (2º 24' S e 54º 42' W), onde se encontravam dispostos sensores de resposta lenta utilizados na determinação das componentes do balanço da radiação. Foram calculadas as médias horárias da radiação incidente de onda curta para os meses que melhor representassem os períodos seco e chuvoso do ano de 2008, cujos meses foram agosto e abril respectivamente. Os cálculos das médias foram encontrados da seguinte forma: os dados coletados foram dispostos em gráficos relacionando radiação incidente - denominada de Radiação Global (RG) - com o tempo (em horas) para cada dia dos meses, a partir dos quais foram encontradas as médias para cada hora do dia representativo dos meses em estudo para verificar os máximos de radiação para os períodos.
RESULTADOS:
No período seco a quantidade de radiação média incidente foi de 585,5W/m², às 12hl (hora local), enquanto que no período chuvoso foi de 412,6W/m², constada às 12hl. Estas correspondem, respectivamente, à incidência máxima de radiação nos meses de agosto e abril do ano de 2008 no município de Santarém. Observou-se, também, que a quantidade de radiação incidente possui um nível elevado durante todo o ano, independentemente se o período é seco ou chuvoso. Alguns fatores meteorológicos, tais como nebulosidade, umidade gerados pelas características peculiares de cada época da região podem ter influenciado na disparidade das respectivas quantidades de radiação incidente. Entretanto, essas influências ainda precisam ser objetos de estudo mais aprofundados.
CONCLUSÃO:
Pode-se afirmar, a partir dos resultados, que a incidência de radiação solar no local onde foram coletados os dados, cidade de Santarém-PA, é bastante elevada. Logo, tem-se um grande potencial para aproveitar este recurso natural - que pode ser considerado infinito - para geração de energia elétrica limpa e renovável e, assim, contribuir de maneira significativa, para reduzir o lançamento de gases-estufa para a atmosfera e possibilitar o desenvolvimento da região. Entretanto, é importante notar a necessidade de desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para se fazer o processo de conversão de energia solar direta em energia elétrica, uma vez que os atuais, como por exemplo, as placas solares, têm eficiência entre (5 e 15)%.
Palavras-chave: Radiação solar, Energia renovável, Produção energética.