62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DO DIABETES MELLITUS NA ESCOLA SERÁFICO RICARDO DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO
Dayane Coutinho de Mendonça 1
Emiliana de Arruda 1
Janaina Freire 1
Gledson Fabiano de Araújo Ferreira 2
Adilson de Castro Chaves 3
1. Dep.de Ciências Biológicas, Campus Nazaré da Mata - PE/UPE
2. Laboratório de Estudos Ambientais do Campus Nazaré da Mata - PE/UPE
3. Prof. Dr./Orientador Dep.de Ciências Biológicas, Campus Nazaré da Mata - PE/UPE
INTRODUÇÃO:

O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico crônico muito freqüente, que leva a graves complicações, particularmente quando mal controlada. Existem dois tipos de diabetes mellitus, o tipo1 e o tipo 2. Um grande percentual da população mundial é afetada pelo tipo 2, graças ao estilo de vida moderno, caracterizado pelo excesso de alimentos industrializados e pouco exercício físico, que contribui para o aumento da obesidade, que é uma das principais causas do diabetes. Por esse grande percentual, se faz necessária de uma maior divulgação da doença, a fim de prevenir o surgimento de novos casos e controlar a glicemia, nas pessoas que já possuem o diabetes. O objetivo do presente trabalho foi realizar a difusão do conhecimento sobre causas, sintomas, diagnósticos, tratamento e conseqüências do mau controle da diabetes, tendo em vista a falta de informação da maioria da população. Escolhemos a Escolar Seráfico Ricardo, do Município de Limoeiro, que apresenta grande percentual de diabéticos em sua comunidade, desenvolvemos um trabalho intensivo de divulgação, para que os estudantes se conscientizassem sobre os perigos do diabetes e divulgassem em seus lares o que sabiam sobre o diabetes, levando a informação para toda a comunidade.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa se baseou em levantamentos bibliográficos sobre o diabetes e coleta de dados estatísticos sobre incidência da doença com a secretaria de saúde no Município Limoeiro. Desenvolvemos o projeto de divulgação e pesquisa na Escola Seráfico Ricardo, da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, com os estudantes do Nível Médio. Realizamos um mini-curso com palestras, dinâmicas, aferição de glicemia e levantamento estatística, através de entrevistas individuais, a fim de analisar o que eles sabiam sobre o diabetes e o que compreenderam sobre a importância da prevenção e do tratamento.

RESULTADOS:

De uma amostra de 120 estudantes entrevistados após a campanha de conscientização, verificamos que 82% dos estudantes já tinham contado com o diabetes, deste percentual, 42% declarou ter pessoas na família diabéticas e 30% declarou conhecer pessoas diabéticas da comunidade, estes dados confirmaram o grande número de diabéticos na comunidade. Da amostra 100% declarou não saber definir o que seria o diabetes antes das palestras, 92% declarou ter compreendido o que seria o diabetes após participar do mini-curso, e 94% declarou ser importante conhecer e divulgar o diabetes, para poder prevenir, diagnosticar e tratar o diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira do Diabetes, educar é melhor forma de se prevenir, por tal, os dados coletados nesta pesquisa confirmam a importância da conscientização dos jovens a cerca do desenvolvimento do diabetes.

CONCLUSÃO:

Como foi constatado, através dos resultados da pesquisa feita com os estudantes, que a maioria da comunidade não sabe o que é o diabetes, embora o número de diabético na comunidade seja grande. Os estudantes, em sua maioria, tinham contato com a doença, mas não sabiam como ela se desenvolve. Por tal, demonstraram enorme interesse e atenção durante o mini-curso, declaram ter compreendido a disfunção metabólica do diabetes e a importância de uma dieta saudável e a prática de exercícios, e se comprometeram em divulgar nos seus lares o que aprenderam sobre o diabetes, para assim prevenir o aparecimento de novos casos e ajudar no tratamento dos familiares já diabéticos.

Palavras-chave: diabetes, educação, prevenção.