62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
ANÁLISE E CONPREENSÃO DO PERFIL AMBIENTAL DE EDUCANDOS DO ENSINO SUPERIOR REFERENTES AO BIOMA CAATINGA.
Janaina Vanessa Vasconcelos Carvalho 1
Caio Bezerra de Mattos Brito 1
Fátima Aurilane de Aguiar Lima 1
Ingrid Miranda de Abreu Coelho 1
Luana Alves Carneiro 1
Oriel Herrera Bonilla 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
INTRODUÇÃO:

O meio ambiente vem se tornando assunto comum e prioritário na sociedade brasileira, principalmente devido aos impactos negativos que o ambiente vem sofrendo. Nesse contexto, a percepção ambiental é de fundamental importância, pois nos permite compreender melhor a inter-relação homem/ambiente seus anseios, critérios de julgamento e condutas, possibilitando conhecer o perfil da conscientização ambiental e cidadania participativa de uma população. O presente trabalho teve como propósito diagnosticar a percepção ambiental de um determinado grupo de formadores de opinião, alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, relacionados ao bioma caatinga. O estudo da percepção ambiental de uma comunidade universitária em uma aula de campo é fundamental para compreender como esses alunos percebem as interrelações dos mesmos com o ambiente e para que eles visualizem alguns problemas ambientais existentes nos ecossistemas. Segundo Silva e Leite (2000) para a realização dos processos de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção dos indivíduos envolvidos. Esse conhecimento facilita a compreensão das interpretações do ser humano com o ambiente.

METODOLOGIA:

Este trabalho retratou uma pesquisa com alunos do curso de Ciências Biológicas em aulas de campo. As aulas de campo ocorrem geralmente durante 5 (cinco) dias, 4 vezes ao ano e tem como objetivo visualizar alguns problemas ambientais existentes nos ecossistemas regionais como a Caatinga. Para a coleta de dados foram realizados questionários. Inicialmente foi elaborado um questionário contendo 19 questões, a maior parte com opções de múltipla escolha e 7 questões discursivas, esse questionário foi aplicado aos alunos uma semana antes da aula de campo. Nesse trabalho priorizaram-se apenas as questões sobre o bioma caatinga, para uma posterior análise. Após a viagem os estudantes receberam outro questionário contendo 8 questões discursivas onde eles explicaram sua percepção com relação aos problemas ambientais existentes no bioma caatinga.

RESULTADOS:

Segundo Puga (1982), a percepção ambiental não é a mesma para todos os indivíduos, possuindo significados diferenciados entre as pessoas diretamente atingidas por problemas de um modo geral. Dos ambientes visitados como a Caatinga, Carrasco, Cerrado, Matas úmidas Serranas e Manguezais o que mais atraiu atenção dos alunos foi o manguezal (43%), devido a sua grande importância para o equilíbrio ecológico e por ser um ecossistema costeiro. A serra úmida (43%) obteve a mesma porcentagem do manguezal, e o outro ambiente citado foi o carrasco (14%). Quando os alunos foram indagados quais tipos de ecossistemas eles conheciam no Estado do Ceará (92,9%) citaram a caatinga e (85,7%) afirmaram que esse bioma atraia sua atenção enquanto (14,3%) disseram que não atraia. No entanto, apesar da afirmação de bastantes discentes que conheciam o bioma caatinga, ao questioná-los sobre qual o ambiente visitado mais atraiu sua atenção, nas aulas de campo, nenhum deles citou a caatinga, porque comumente os alunos associam a caatinga como uma vegetação de aparência feia e grotesca, já que em períodos de estiagem a flora se despede de suas folhas, apresentando assim um exemplo de adaptações para os períodos de escassez hídrica, logo, não muito atrativa se comparado com os outros biomas.

CONCLUSÃO:

A aplicação do questionário aos alunos, bem como a análise das informações, nos permite avaliar o nível de conscientização ambiental de um importante grupo de formadores de opinião (estudantes universitários). Portanto, avalia-se que os alunos não demonstraram um real interesse pela sua realidade local que é a Caatinga. Por isso, torna-se relevante a tomada da consciência sobre a importância deste bioma para a manutenção do ecossistema, promovendo ações de planejamento sustentável de forma ecológica e econômica, através da preservação e da conservação dos recursos naturais existentes. Dessa maneira, a caatinga apresenta um potencial econômico ainda pouco valorizado e a falta de concepção da importância da preservação desse bioma tem contribuído para sua degradação intensiva.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-chave: Bioma, Caatinga, Devastação ambiental.