62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NUMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Valderês da Conceição do Monte 1, 2
Ângela Marques da Silva 2
1. Secretaria de Educação de Pernambuco
2. Depto de Educação, Faculdade da Escada - FAESC
INTRODUÇÃO:

Para Soares (2003), letramento é o estado ou condição de quem se envolve em numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita consciente, capaz de questionar e interpretar o que ler. Portanto, para atender as necessidades e exigências do mundo contemporâneo faz-se necessário à aquisição da leitura e da escrita, enquanto letramento.

O ensino de Ciências Naturais possibilita o desenvolvimento de competência leitora uma vez que contribui para a ampliação das capacidades de compreensão e atuação no mundo em que vivemos e ao mesmo tempo possibilite a interação com outros saberes.

Este estudo verificou se na prática pedagógica dos professores Alfabetizadores da Educação Infantil são utilizados os conceitos de ciências naturais na aquisição da leitura e da escrita, se é evidenciada a concepção de letramento e de Ciências Naturais e a importância dada aos conhecimentos de Ciências Naturais na formação de um individuo autônomo, bem como a possibilidade de alfabetizar letrando desde a Educação Infantil. O enfoque dado visa desmistificar o pressuposto de que o processo de leitura e escrita nas crianças se dá apenas através dos conceitos da língua, mas argumentar possibilidades de alfabetizar letrando, a partir dos conceitos de Ciências.

METODOLOGIA:

Foram selecionadas duas escolas municipais, uma em Jaboatão dos Guararapes e a outra no Cabo de Santo Agostinho, PE. A escolha das escolas considerou: 1) Os conceitos de Ciências não vêm sendo explorado para a aquisição da leitura e da escrita das crianças; 2) Os programas de formação continuada e/ou acadêmica enfatizam a alfabetização a partir dos conceitos da língua. As escolas investigadas constituem-se campo de estágio da licencianda. O questionário foi aplicado a 12 professores (06 de cada escola) da Educação Infantil, foi respondido por escrito e individualmente na presença da licencianda-pesquisadora. Foram realizadas algumas observações das aulas. Os dados obtidos no questionário foram categorizados e agrupados, buscando-se identificar o que há de comum nas tendências e concepções de ensino apresentadas pelos professores de modo a agrupar tais visões. Em seguida, comparou-se com as observações de sua prática docente. Os critérios utilizados para a definição e análise das categorias e elaboração de tabelas com os resultados basearam-se nos Referências Curriculares para a Educação Infantil (2000), em Hilda Weissmann (1998), Didática das Ciências Naturais e o Alfabetizar Letrando de Magda Soares (2000/2004).

RESULTADOS:

Para os professores ensinar ciências é possibilitar a "Compreensão do mundo e suas transformações e faz com que o homem se reconheça" (Tabela 1).

Os conteúdos de Ciências colaboram "para que o aluno possa compreender ele mesmo e sua relação com o meio" (Tabela 2).       

Trabalham com os conteúdos de Ciências de maneira dinâmica, explorando variadas metodologias (Tabela 3).

Seleciona os conteúdos a partir da matriz curricular que vem da Secretaria Municipal de Educação (Tabela 4).

Reconhecem a importância dos conteúdos de ciências na formação de um indivíduo crítico, capaz de participar de forma ativa na sociedade, fazendo intervenções e modificações necessárias, fazendo questionamentos e descobertas (Tabela 5).

Desconhecem como os conteúdos das Ciências podem contribuir no processo da aquisição da leitura e da escrita (Tabela 6).

Não compreende o que é letramento (Tabela 7).

Concordam em trabalhar letramento nas aulas de Ciências. Mas não sabem como fazer (Tabela 8).

A maioria trabalha com textos didáticos de Ciências, numa perspectiva de alfabetização e letramento (Tabela 9).

Discordam da forma como os livros didáticos abordam os conteúdos de Ciências, está "fora da realidade do aluno", "sem contextualização", "de forma decoreba", "sem muita importância" e "muito resumido." (Tabela 10).

 

CONCLUSÃO:

A maioria dos professores desconhece como os conteúdos das Ciências podem contribuir no processo da aquisição da leitura e da escrita. Não compreende o que é letramento, mas revelam que ensinar ciências é possibilitar a "Compreensão do mundo e suas transformações e faz com que o homem se reconheça. Reconhecem a importância dos conteúdos de Ciências, por que os conceitos têm o poder de instigar, levar as crianças a questionamentos e a descobrir novos conhecimentos, contribuindo para a formação de um individuo crítico, capaz de participar da sociedade de forma ativa, fazendo intervenções e as modificações necessárias. Concordam em trabalhar a alfabetização e o letramento nas aulas de Ciências. Mas não sabem como fazer. 

A maioria diz trabalhar com textos didáticos de Ciências numa perspectiva de alfabetização e letramento, mas na prática observou-se que não faziam uso deles. 

É possível alfabetizar numa perspectiva de letramento a partir dos conceitos de Ciências o que possibilitará aos alunos acesso a uma dinâmica de ensino que se iniciará mediante suas necessidades, curiosidades e realidades vivenciadas.           



Palavras-chave: Ciências Naturais, Alfabetização, Letramento.