62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ETNOCENTRISMO NAS IMAGENS NO LIVRO "NEW ENGLISH FILE"
Antonius Gerardus Maria Poppelaars 1
1. Universidade Federal da Paraíba -CCHLA/DLEM
INTRODUÇÃO:
Os livros didáticos utilizados no ensino da língua inglesa normalmente trazem uma relação forte de exposição da cultura inglesa, entretanto esta integração cultura e língua não deve ser carregada da ação etnocêntrica. O objetivo de ensino da língua inglesa normalmente não é o de transmitir cultura, mas o de ensinar o aluno a falar inglês. O aspecto cultural pode causar confusão na aprendizagem da língua. Etnocentrismo é a exaltação e centralização da própria cultura e língua podendo causar um tipo de nacionalismo perigoso e ser até se responsável por racismo, guerras e destruição de outras culturas. New English File é de autoria de Clive Oxenden e Christina Lathan-Koenig, publicado pela universidade de Oxford e é o livro utilizado no Curso de Extensão em Língua Inglesa oferecido pelo DLEM/CCHLA/UFPB para a comunidade acadêmica e não-acadêmica. O objetivo dos livros é estimular as habilidades de pronuncia e escrita. Levando-se em consideração o impacto que o etnocentrismo pode causar no ensino de uma língua estrangeira, este estudo tem por objeto geral pesquisar o etnocentrismo presente nos livros New English File Pre-Intermediate Student's Book e New English File Intermediate Student's Book, usados no curso de Extensão Inglês na Universidade Federal da Paraiba (UFPB).
METODOLOGIA:
O caminho metodológico percorrido pode ser descrito da seguinte forma: primeiro, foram selecionados os tipos de imagens a serem analisadas, a saber, imagens etnocêntricas, voltadas para a cultura do Reino Unido, como bandeiras e cores representando o Reino Unido, imagens de comidas típicas inglesas, propagandas comerciais, sinais de trânsito, fotos de personalidades famosas inglesas, fotos de cidades do Reino Unido, e eventos folclóricos típicos ingleses. Este tipo de pesquisa é bastante comum, veja-se TONELLI e QUEVEDO-CAMARGO (2009) que analisam duas edições do livro didático Headway, com o objetivo de verificar quais as prováveis funções didáticas de imagens nos dois livros. Esta é portanto, uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativa. As primeiras pesquisas qualitativas foram desenvolvidas na sociologia e antropologia, tais como as de Malinowski (1922) e Mead (1928). Uma pesquisa qualitativa caracteriza-se de acordo com VILELA JÚNIOR (2009) por aquela que tem como principal objetivo o de 'interpretar o fenômeno que observa' e ainda de acordo com o autor citado, por seus objetivos específicos como 'a descrição, a compreensão, a observação e o significado'.
RESULTADOS:
Os livros New English File Pre-Intermediate Student's Book e New English File Intermediate Student's Book, sujeitos desta pesquisa apresentam exemplos de comidas típicas inglesas, também personalidades famosas são predominantemente de origem inglesa ou dos Estados Unidos. Em relação a imagens de cidades principalmente de ruas, sinais de transito, lojas e casas estas são predominantemente vinculadas a realidade do Reino Unido. No sentido de imagens de eventos folclóricos foram encontradas, na maioria, imagens de outros países, ou representantes do fenômeno multicultural, muito presente no reino Unido e então não considerado etnocêntrico. Existe a preocupação que as imagens etnocentristas encontradas sejam ofensivas e evitem uma boa aprendizagem do inglês. Entretanto, pelo comportamento dos alunos, percebeu-se que o etnocentrismo encontrado foi funcional, usado para entender a cultura inglesa.
CONCLUSÃO:
Percebe-se no mundo atual, inicio do século XXI, um aumento de etnocentrismo, causado pela globalização: muitos povos, culturas e línguas sentem-se engolidos pela unificação cultural e lingual no mundo multicultural. A angústia de perder a própria cultura e até língua é uma das razoes dos conflitos raciais, políticos e culturais. Em muitos países é esse o influxo da cultura inglesa que não é desejado. O objetivo do aluno normalmente é aprender a língua inglesa e não os valores culturais. Por isso, muitos editores de livros didáticos em inglês estão em busca de uma maneira mais neutra de ensinar. Os livros New English File Pre-Intermediate Student's Book e New English File Intermediate Student's Book, mostram esta neutralidade. O editor mostra nestes livros um mundo multicultural para não incomodar estudantes de países não falantes de inglês. Embora se perceba claramente este objetivo para evitar etnocentrismo, foram encontrados alguns exemplos de imagens etnocentristas nos livros. Parece inevitável o uso de etnocentrismo em livros didáticos de línguas, com efeito, apreender uma língua é também aprender parte da cultura da língua-alvo, mesmo quando se faz o possível para incluir imagens multiculturais e tornando a aprendizagem mais neutra e menos etnocêntrica possível.
Instituição de Fomento: PROBEX/UFPB
Palavras-chave: Etnocentrismo, Cultura, Língua Inglesa.