62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROPOSTA LÚDICA PARA INSERIR A METROLOGIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
Luciana e Sá Alves 1
Carolina Tereza de Araújo Xavier 1
Ricardo Alves Ferreira 1
Klinger Gonçalves Meneses Júnior 1
Carlos Adriano Cardoso 1
1. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
INTRODUÇÃO:
A formação científica contribui para o avanço da ciência e inovação, além de preparar a sociedade para viver o mundo tecnológico. A alfabetização científica permite o discernimento entre benefícios e riscos da inovação. A classificação do Brasil em avaliações nacionais e internacionais mostra um desempenho inferior ao desejado na área de ciências, consequência de uma compreensão muito limitada da linguagem oral, gráfica e matemática necessária à formação do conhecimento científico. Há necessidade de tornar o ensino de ciências prazeroso e a utilização de jogos e outras formas lúdicas auxiliam nesse processo. Ajudam o aluno a compreender o conteúdo proposto, desenvolver a socialização, a criatividade, a motivação, o desenvolvimento da inteligência e personalidade. A Metrologia, definida como a ciência da medição, é ferramenta básica da tecnologia e capaz de contextualizar os conhecimentos e as disciplinas no mundo produtivo. As unidades e grandezas de medição são utilizadas em diversas áreas sem o conhecimento adequado da definição, história e representação. O objetivo do trabalho é propor e testar jogos sobre as Unidades e Grandezas de Base do Sistema Internacional (SI) que podem ser aplicados em alunos do Ensino Médio e pretendem diminuir o desconhecimento sobre metrologia.
METODOLOGIA:
Através do programa "Jigsaw Puzzle Creator" foram criados 4 quebra-cabeças de 25 peças com imagens-símbolo da metrologia: a logomarca do INMETRO, o quilograma padrão, o paquímetro e o Sistema Internacional de Unidades. Foram disponibilizados para os participantes do I Workshop Faetec no Mundo do Trabalho ocorrido em 30/03/2010 no campus Quintino, RJ. Após o participante completar o quebra-cabeça, foi aplicado um questionário de levantamento de informações pessoais (nome, e-mail, nível de escolaridade/profissão) e avaliação da atividade realizada (14 perguntas divididas em dois quadros - Material Didático (perguntas MD 1 a 8) e Estrutura/Equipe (perguntas EE 9 a 14). Os participantes responderam cada uma das perguntas indicando o grau de intensidade de concordância em uma escala Linkert de 5 pontos, onde 5 equivalia a concordo plenamente, 4 a concordo, 3 a concordo parcialmente, 2 a concordo pouco, 1 a não concordo e 0 a não se aplica. A partir das respostas, a média aritmética foi calculada para melhor descrever a opinião predominante.
RESULTADOS:
Foram respondidos 14 questionários por 2 professores, 5 estudantes do ensino pós-médio e 7 estudantes do ensino médio. A utilização do material no computador foi atrativa para todos os participantes (MD1 média 4,5). Há concordância sobre a utilidade em produzir esse material no papel (MD2 média 3,8). O conteúdo atendeu as expectativas (MD3 média 4,1). Os participantes não consideraram a quantidade de texto excessiva (MD4 média 3,5). O material contribuiu para aprimoramento do conhecimento sobre metrologia (MD5 média 4,3). O material tem boa qualidade visual (MD6 média 4,6). A linguagem do material é de fácil compreensão (MD7 média 4,4). O material proposto tem aplicação em sala de aula (MD8 média 4,1). O local foi adequado para o número de participantes (EE9 média 3,4). As instalações estavam adequadas (EE10 média 3,3). O computador disponibilizado estava adequado (EE11 média 3,9). Foi feito um bom uso de recursos audiovisuais (EE12 média 3,6). O instrutor foi claro e objetivo em seus comentários (EE13 média 3,9). O instrutor foi educado, atencioso e prestativo (EE14 média 4,2). O reduzido universo amostral da pesquisa pode ser explicado pela disponibilidade de um único computador, o que dificultou a competição, uma das características atrativas dos jogos.
CONCLUSÃO:
A educação em metrologia no Brasil e no mundo tem ganhado expressão nos últimos anos por conta da grande visibilidade que o tema adquiriu com a abertura econômica, que induziu ao desenvolvimento de áreas de livre comércio. A importância das questões metrológicas para a sociedade moderna pode ser avaliada, entre outros, pelo fato de que países industrializados gastam entre 4 a 6% do seu PIB em processos de medição. A metrologia é um conteúdo transversal presente nas ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Os resultados obtidos indicaram grande efetividade da proposta lúdica, reforçada pelo interesse de professores e alunos em receberem o material para ser utilizado em suas instituições. A dinâmica proposta para aplicação do jogo é uma alternativa para melhorar o processo de aprendizado, tendo o professor como orientador para consolidar o conhecimento. Diferente da visão que muitos professores têm sobre a utilização dos jogos na sala de aula - uma forma de fazer com que os alunos se distraiam e que aprendam sozinhos. Essa experiência estimulou o grupo de pesquisa a elaborar novos jogos para enriquecer o material de difusão da cultura metrológica.
Palavras-chave: difusão da cultura metrológica, jogos, Unidades e Grandeszas de base do Sistema Internacional.