62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCANDO PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Túlio Diogo de Lira Ribeiro 1
Camila Cristina Pires de Brito 1
Susmara Silva Campos 2
Simone Ferreira Teixeira 3
1. Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco - UPE
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
3. Profa. Dra./Orientadora - PROSA, Inst. de Ciências Biológicas - UPE
INTRODUÇÃO:

A educação ambiental deve ajudar a desenvolver e nutrir uma consciência ética que contemple todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, a respeitar suas necessidades e a impor limites a sua exploração (Duailibi, 2003). A participação de toda sociedade na difusão da educação ambiental é parte das ações de responsabilidade social e contribui para a manutenção das práticas de desenvolvimento sustentável. Assim, acredita-se que um trabalho de educação e sensibilização ambiental contribui para a compreensão da importância da preservação dos recursos naturais. Neste contexto, o Projeto de Sensibilização Ambiental, da Universidade de Pernambuco - PROSA/UPE, projeto de extensão universitária, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da preservação do meio ambiente, bem como divulgar e trabalhar formas de reutilização de materiais recicláveis. Nesta visão, o PROSA vem desenvolvendo atividades objetivando contribuir para o aumento da consciência ecológica, estimulando a cidadania ativa e uma relação mais saudável com o ambiente, valorizando os conhecimentos e culturas locais.

METODOLOGIA:

O PROSA atua junto às comunidades pesqueiras litorâneas de Brasília Teimosa e Caranguejo Tabaiares, em Recife/PE, uma vez que estas compartilham preocupações com as questões ambientais, realiza atividades em escolas das redes pública e particular, participa de eventos e movimentos em prol do Rio Capibaribe, principal rio da cidade de Recife. Durante as atividades são realizadas ações como: palestras sobre temas ambientais para jovens e adultos, visando à aproximação do público com os temas abordados; atividades lúdicas e/ou artísticas e oficinas com materiais recicláveis; exposição fotográfica; participação e colaboração em eventos culturais e temáticos divulgando o Projeto e promovendo a educação e sensibilização ambiental. As ações do PROSA possuem caráter interdisciplinar, sendo desenvolvidas por alunos e egressos do Curso de Ciências Biológicas da UPE, sob a coordenação de docente do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UPE. A metodologia utilizada para as ações do PROSA, indissociando ensino-pesquisa-extensão relacionam o aprendizado universitário, a interação social, a produção do conhecimento coletivamente e a integrações com outros Projetos de extensão de áreas afins.

RESULTADOS:

Dentre as ações realizadas pelo PROSA estão exposições fotográficas "Rio Capibaribe: da nascente ao caos" (nos Campi da UPE, IFPE e centro de Recife); oficinas com materiais recicláveis - papéis e garrafas pet (na Comunidade Caranguejo Tabaiares e Condomínio Residência em Aldeia, Recife); palestra "Rio Capibaribe da nascente à foz", relatando os impactos sofridos pelo rio durante seu percurso (no Campus Recife/UPE); exposição de artesanatos com materiais reciclados (na Semana do Meio Ambiente); vídeoconferência com escola pública de Bonança/PE sobre meio ambiente e reciclagem; plantio de mudas (no Campus Recife/UPE); leituras sobre temas ambientais para crianças e pré-adolescentes (na Comunidade Caranguejo Tabaiares); movimento em prol do Rio Capibaribe, no centro de Recife, com coleta do lixo, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias onde, em 2008, foi entregue um abaixo-assinado para a Assembléia Legislativa/PE. A problemática da degradação ambiental proveniente do "lixo" deve envolver o conceito dos 3Rs (NALINI, 2003), 4Rs e 5Rs, onde a escola pode desempenhar uma grande mudança de entendimento e comportamento, dando demonstrações concretas de economia dos recursos naturais, mas, sobretudo educando os jovens e comunidade para um futuro sustentável (BRASIL, 2001a).

CONCLUSÃO:

As ações desenvolvidas pelo PROSA têm sido bem recebidas tanto nas instituições, comunidades e em diferentes locais visitados nas atividades externas, como nas atividades internas. As pessoas demonstram surpresa diante da transformação do "lixo" e, ao mesmo tempo, decepção, com a situação do meio ambiente, especialmente nas atividades relacionadas ao Rio Capibaribe. Este é o verdadeiro intuito do projeto: "sensibilizar a sociedade e as autoridades", mostrando que "o lixo vai para algum lugar, um lugar que não pertence a ele, e sim à imensa quantidade de vida (vegetal e animal), que está sendo prejudicada". Isto deixa visivelmente claro que o melhor argumento para a sensibilização e conscientização ambiental são projetos de extensão, estudos científicos, espaço para divulgação na mídia e educação ambiental ao alcance de todos, para que os indivíduos possam entender o contexto em que estão inseridos e serem agentes transformadores de suas realidades.

Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC/UPE; Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UPE
Palavras-chave: Reciclagem, Consciência ecológica, Extensão universitária.