62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
CERVEJA OU MULHER? NÃO DESCEU REDONDO  
Gustavo Figueiredo Mercês 1
Myllene Ramalho de Oliveira 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
INTRODUÇÃO:

Neste artigo iremos tratar sobre como a mulher é representada nas campanhas publicitárias de cerveja. Nossa análise tem como objeto os comerciais da cerveja SKOL entre os anos de 1996 a 2008 e terá como objetivo analisar sobre quais formas as mulheres são apresentadas e quais discursos são construídos ou reafirmados. Iremos de início realizar uma abordagem analítica sobre como está configurado o novo cenário da Comunicação, quais funções a televisão desempenha no plano da sociabilidade e como atualmente a publicidade se insere neste processo comunicacional. Iremos realizar uma rápida retrospectiva de como a mulher foi representada nas propagandas, refletindo sobre quais representações femininas são construídas nestes comerciais, atentando para o enfoque dado à erotização. Observaremos como a mensagem publicitária é constituída no campo da produção, analisando quais são as estratégias de captura da atenção dos receptores.  

Consideramos que numa sociedade onde demograficamente as mulheres são maioria, é fundamental percebermos estas representações construídas à imagem da mulher e assim intervirmos criticamente nos espaços de nosso cotidiano, ora denunciando e repudiando qualquer forma de opressão às mulheres, ora fomentando a maior participação delas nos fóruns de poder.

METODOLOGIA:

Nossas reflexões que serão aqui apresentadas são resultantes da análise realizada sobre campanhas publicitárias da empresa SKOL presentes no site http://tv.skol.com.br/main.asp onde podemos ter acesso a propagandas de 1996 a 2008. Optamos por analisar como a mulher é representada quando aparece nesses comerciais. Selecionamos algumas propagandas e a partir delas tivemos algumas reflexões.

O percurso metodológico teve como etapas: a leitura e percepção das imagens, discursos e símbolos utilizados, valores afirmados e estereótipos construídos, a análise dos conteúdos, mensagens difundidas, levantamento de hipóteses e apresentação de reflexões geradas a partir do que foi pesquisado.

RESULTADOS:

Na maioria das propagandas, o modelo de beleza feminina é a branca, alta, magra, loira, com seios e glúteos grandes ou bem visíveis. O modelo que chama atenção nos comerciais é aquele que mais se aproxima da silhueta parecida com a própria garrafa de cerveja.

Nos comerciais "Pedidas" (2000 e 2004), as mulheres são assim representadas: a dançarina rebolando, a erótica com um grande decote para focar nos seios, a envergonhada, que mesmo na praia, está vestida por não atender aos padrões de beleza dos comerciais. Depois aparece a desavergonhada (2000) e a atriz de filme pornô (2004).

A mulher também é representada como um produto a ser consumido a partir de uma encenação da ingestão de uma cerveja no comercial "Mulheristicamente" (2004).

O comercial "Musa" (2006) surge a musa do verão num desfile na praia e uma figura masculina que diz: "Se a SKOL tivesse feito a musa do verão ela seria assim... ''. Em seguida aparece essa musa numa fábrica de clonagens. A mulher é comparada à cerveja, acessível e entregue em casas de consumidores masculinos. Quase em todos os comerciais as mulheres aparecem bem menos que as partes de seus corpos. Em imagens erotizadas, raras vezes as personagens femininas falam algo e em geral estão rebolando e sorrindo.
CONCLUSÃO:

Percebemos nessa análise o quanto a mulher é retratada como mera mercadoria coadjuvante da cerveja, a partir da exposição erótica das partes de seu corpo para fetiches sexuais. Percebemos que nestas campanhas publicitárias o objetivo inicial é prender a atenção de quem assiste, associando a sensação de desejo pelo prazer visual da sensualidade ao prazer de degustar a bebida alcoólica.

No atual estágio democrático existem vários espaços que permitem a pressão popular sobre os espaços de poder, principalmente junto aos órgãos deliberativos como o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). São esferas que permitem denunciar permanentemente os possíveis abusos cometidos pela propaganda em nosso país. Para isso será fundamental a articulação dos diversos atores sociais que tenham disposição, ousadia e coragem para derrubar tabus, sepultar preconceitos, combater opressões e construir uma nova sociedade que respeite as diferenças, a coletividade e a individualidade, pois somente dessa forma poderemos construir outro mundo possível.           

 

Palavras-chave: Mulher, Propaganda, Cerveja.