62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE ENSINO SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Marília Fernandes Gonzaga de Souza 1
Akemi Iwata Monteiro 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN
INTRODUÇÃO:

A evolução científica e tecnológica na saúde influenciou a enfermagem na busca pela cientificidade, através do desenvolvimento de teorias de enfermagem e de conhecimentos próprios orientados para a prática. O processo de enfermagem se constituindo parte destes saberes que na atualidade é amplamente discutido, havendo uma tendência de ser absorvido por todos os profissionais de enfermagem com o passar dos tempos. A busca incessante do Enfermeiro em qualificar a assistência de enfermagem, faz da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) um tema atual de discussão em todo o país, não apenas no intuito de atender às exigências legais de sua prática, mas especialmente pelos benefícios relatados pelos autores com sua aplicação, tais como os cuidados prestados ao cliente. Acredita-se que, apesar das dificuldades de implementação da sistematização da assistência, esta pode representar reconhecimento e valorização da enfermagem como ator visível no processo de cuidado, desta forma, este estudo objetiva traçar um diagnóstico sobre o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital pediátrico de ensino sobre o processo de enfermagem.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida sob a forma de pesquisa ação sobre a implementação da sistematização da assistência de enfermagem em um hospital pediátrico de ensino de Natal/RN, sendo o objetivo desta etapa da pesquisa o diagnóstico situacional.  A finalidade desta fase se constituiu na caracterização da população e verificar o conhecimento prévio da equipe de enfermagem a respeito do processo de enfermagem. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, segundo o parecer nº 139.09 - CEP/UFRN. A amostra é constituída por dez enfermeiros incluindo a pesquisadora e vinte e três auxiliares e técnicos de enfermagem, procedeu-se as assinaturas espontâneas dos termos de consentimentos livre e esclarecidos pela equipe, em seguida os questionários foram aplicados entre os meses de novembro e dezembro de 2009, os dados foram lançados no Excel for Windows e analisados conforme resultados. Foram respondidos vinte e nove questionários, sendo oito por enfermeiros e vinte e um por técnicos e auxiliares de enfermagem, totalizando noventa por cento da amostra esperada  

RESULTADOS:

O mesmo questionário foi aplicado entre os dois grupos: o dos enfermeiros e o dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Observou-se que cem por cento dos enfermeiros declararam conhecerem o processo de enfermagem, com relação aos técnicos e auxiliares apenas oito responderam sim para o mesmo questionamento. Quando solicitados para especificar o que sabiam sobre a temática, as respostas foram diferentes nos dois grupos, sendo que os enfermeiros citaram mais fortemente os aspectos da organização do trabalho em etapas e a assistência de enfermagem sistematizada para o cuidado, sendo citado com menor freqüência o processo de enfermagem como instrumento para o trabalho e o conhecimento científico da enfermagem. O grupo dos técnicos e auxiliares de enfermagem que declarou conhecer o processo de enfermagem citou a etapa da prescrição de enfermagem como um item da sistematização, seguido das ações voltadas para a assistência de enfermagem, foi citada a organização dos serviços, o olhar o paciente como um todo, a humanização da assistência, os protocolos de enfermagem e por fim a questão da documentação, como as anotações, registros e evoluções em prontuários.

CONCLUSÃO:

Este estudo contribuiu para elaborar um diagnóstico do saber da equipe sobre o tema e traçar metas a fim de alcançar os objetivos que favoreçam a prática da sistematização na instituição.  Percebeu-se que os enfermeiros priorizaram os resultados esperados a partir da  sistematização, a organização do fazer, o cuidado ao paciente e a assistência propriamente dita, por outro lado, o grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem que declarou conhecer a sistematização enfatizou a etapa da prescrição de enfermagem, que trará mudanças no processo de trabalho de enfermagem e valorizou os benefícios ao paciente, propostos com a sistematização, a humanização, a assistência individualizada e a documentação legal, o prontuário do paciente. Com isso, pode-se afirmar que existem expectativas diferentes com relação a sistematização, todas porém são positivas para a enfermagem. Contudo todos demonstraram déficit no conhecimento sobre o processo de enfermagem, o que determina a necessidade de elaboração de treinamentos e capacitações para ampliar o saber e a compreensão da SAE pela equipe de enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem, Processo de enfermagem, Sistema de assistência de enfermagem.