62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 5. Oceanografia
GLOSSÁRIO DE OCEANOGRAFIA ABIÓTICA
Liana Pacheco Bittencourt 1
Clarissa Dantas Moretz-Sohn 1
João Pedro Santos Cavalcante 1
Rozane Valente Marins 1
1. Universidade Federal do Ceará / UFC
INTRODUÇÃO:

O curso de graduação em Oceanografia no Estado do Ceará iniciou-se no segundo semestre de 2008 na Universidade Federal do Ceará.  Os alunos ingressos ressentiram-se do pouco número de publicações em língua portuguesa. Assim, através de um exercício de monitoria, foram instigados a elaborar um glossário em português com termos técnicos da área.

METODOLOGIA:

Com base nas principais dificuldades dos alunos de Oceanografia, os monitores nas áreas de Oceanografia Física, Química e Geológica buscaram o significado de termos técnicos que são usados ao longo do curso. Essa pesquisa foi realizada por meio de consulta em literatura científica e com o auxílio de professores.

RESULTADOS:

Foram elaborados em dez meses de projeto cerca de 1214 termos, sendo 390 na área de Oceanografia Química, 400 em Oceanografia Geológica e 424 em Oceanografia Física.

CONCLUSÃO:

Os discentes, através deste exercício, tiveram a oportunidade de desenvolver um material de relevância para o aprendizado, adequá-lo às normas de publicação como livro e gerar um material que será, em breve, disponibilizado gratuitamente aos colegas não só do Ceará, mas também de outros cursos de Oceanografia de língua portuguesa. A importância desta publicação consiste em esclarecer os principais termos técnicos utilizados na área de Oceanografia e, ainda, incentivar os monitores a estarem em constante aprendizado. Além disso, facilitará a divulgação desta área da ciência.

Instituição de Fomento: CNPQ/ INCT Transferência de Materiais Continente-Oceano, Processo 573.601/2008-9 e Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Glossário, Oceanografia abiótica, Educação.