62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
QUEIXAS FÍSICAS SEM CAUSA MÉDICA E DIFICULDADES EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS EM UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REGIÃO DE NATAL/RN
Jéssica Winne Rodrigues de Freitas 1
Alécia Nadja de Mesquita Brito 1
Eulália Maria Chaves Maia 1
Clarice da Paz Bezerra 2
Caroline Patricia Tavares Guerreiro 3
Neuza Cristina dos Santos Perez 4
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Deptº de Psicologia, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN - FARN
3. Departamento de Psicologia, Universidade Potiguar - UNP
4. Profª Drª/Orientadora - Departamento de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Os problemas na área de saúde mental infanto-juvenil se caracterizam por dificuldades de caráter comportamental e/ou emocional que variam de leve a severa. Tem-se observado na última década um aumento na proporção de adolescente com queixas psicossomáticas. Os sintomas dos transtornos psicossomáticos geralmente eclodem durante a adolescência e início da vida adulta e são caracterizadas por queixas físicas recorrentes como dor de cabeça, náuseas, dor abdominal, diarréia, fadiga, problemas para dormir e nervosismo. Estima-se que entre 5 e 10% dos adolescentes, as queixas são tão severas que chegam a afetar sua rotina diária. A literatura aponta que alguns componentes emocionais parecem estar relacionados ao aparecimento das referidas queixas. A insegurança, sentimentos de inferioridade e inadequação, tensão, ansiedade, depressão, agressividade, dependência, sensibilidade, labilidade emocional, hiperatividade, dificuldade em expressar seus sentimentos e timidez são alguns desses componentes. Este estudo tem por meta verificar junto a uma escola privada da região de Natal-RN o percentual de crianças que apresentam queixas físicas recorrentes sem causa médica e verificar se estas crianças apresentam de forma comórbida dificuldades de ordem comportamental e/ou emocional.
METODOLOGIA:
Este estudo é tipo transversal com amostragem por conveniência e faz parte de uma pesquisa mais ampla desenhada para descrever os comportamentos dos escolares do ensino fundamental I das escolas públicas e privadas da região de Natal-RN. A amostra em análise (n=49) refere-se à etapa de adaptação cultural das escalas a serem utilizadas nas etapas posteriores do estudo. Essa primeira etapa foi realizada junto a uma das escolas privadas de Natal. Os instrumentos adaptados culturalmente foram as escalas Child Behaviour Checklist 6-18 e Teacher's Report Form for ages 6-18, tendo como informantes a pais e professores. A coleta de dados iniciou-se após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética da UFRN. Os critérios de inclusão empregados foram: escolares matriculados no ensino fundamental I que os pais aceitaram participar do estudo e que não apresentavam déficit mental importante e tampouco transtorno generalizado do desenvolvimento. É importante advertir que a aproximação diagnóstica foi realizada a partir do informe dos pais, aumentando assim a probabilidade de falsos positivos, portanto os resultados a serem apresentados devem ser interpretados com reserva. Está prevista a realização da entrevista clínica nas etapas posteriores do estudo, visando reduzir suas limitações.
RESULTADOS:
As queixas psicossomáticas mais prevalentes foram: assaduras e alergias (n=6; 12.2%); intestino preso (n=5; 10.21%); pesadelos (n=4; 8.2%) e dor de barriga (n=3; 6.1%). Observou-se também um alto percentual de dificuldades afetivas (n=7; 14.3%) e ansiosas (n=17; 34.7%). Além do mais, duas (33.3%) das 6 crianças com assaduras e alergias apresentaram problemas afetivos e ansiosos respectivamente. De igual maneira 2 (66.7%) dos 3 escolares que se queixaram de dores de barriga, assim como os 4 (100%) que tinham pesadelos também apresentaram problemas afetivos e ansiosos concomitantemente. Igualmente um (20%) dos 5 escolares com intestino preso apresentaram problemas afetivos e 3 (60%) sintomas ansiosos, respectivamente. Esses resultados corroboram parcialmente a literatura relativa à adolescência, evidenciando assim, a importância de estudos preventivos com amostras infantis. Não obstante, esses dados devem ser interpretados com cautela por estarem superestimados, não só pelo tipo de aproximação diagnóstica, mas também pelo tipo de amostragem que permitiu que os professores se empenhassem mais na participação dos pais daquelas crianças que lhes pareciam ter alguma dificuldade, contribuindo a que houvesse uma concentração de casos na amostra.
CONCLUSÃO:
Apesar de suas limitações, os resultados apresentados deflagram o alto percentual de escolares que apresentam recorrentes queixas físicas sem causa médica, dificuldades características de problemas afetivos e ansiosos e co-ocorrência entre eles, o que segundo a literatura aponta a um pior prognóstico, caso não recebam atenção adequada. Estes dados destacam a relevância de estudos com população não clínica e infantil, com o objetivo de detectar e prevenir de forma precoce os primeiros sinais de alerta dessas dificuldades, antes que estas evoluam de maneira gradual e acumulativa e venham afetar o sentimento de auto-estima, autoeficácia e bem-estar desses jovens.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
Palavras-chave: Queixa psicossomática, Problemas afetivos, Idade escolar.