62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DIFERENÇAS CINEANTROPOMÉTRICAS ENTRE O HEMICORPO DIREITO E O ESQUERDO EM INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS.
Henrique Machado do Vale 1
Maria Irany Knackfuss 1
Gleidson Mendes Rebouças 1, 2
Tiago Dionísio Fidelis Marinho de Oliveira 1
Juliano Augusto Cruz de Oliveira 1
Vanderson Macedo de Oliveira 1
1. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte / FARN
2. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / UERN
INTRODUÇÃO:

Considerada por alguns autores como uma disciplina científica, a Cineantropometria é definida como a aplicação da medida para o estudo do tamanho, forma, proporção, composição, maturação e função geral do ser humano. Os estudos nessa área tem o objetivo de auxiliar profissionais e pesquisadores no entendimento do movimento humano no contexto do crescimento, exercício, desempenho e nutrição. Frequentemente, diferenças antropométricas entre o hemicorpo direito e esquerdo são evidenciadas em função do gestual motor específicos de vários esportes. Contudo, fora do ambiente esportivo, os hábitos da vida diária parecem acarretar grandes diferenças entre perímetros e ângulos articulares. Neste sentido, este estudo procurou investigar as diferenças nas circunferências e na flexibilidade do hemicorpo direito e o esquerdo.

METODOLOGIA:

A amostra foi composta por 54 indivíduos de ambos os sexos sendo 33 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, apresentando idades entre 17 e 51 anos, peso corporal de 73,2 + 19,7Kg e estatura em centímetros de 168,1 + 9,9. Todos os indivíduos da amostra são funcionários de uma instituição de ensino superior nas diversas esferas que compõem o quadro funcional. Os dados relativos à perimetria foram obtidos com uma trena de metal flexível SANNY graduada em milímetros. As medidas foram realizadas no braço, antebraço, coxa e perna tanto do lado direito como esquerdo. A flexibilidade foi avaliada com a utilização de um flexímetro analógico SANNY. Foram medidos os ângulos máximos atingidos passivamente pelo avaliado nos movimentos de flexão de quadril com joelho flexionado, extensão do quadril, adução do ombro, abdução do ombro, flexão do ombro e extensão do ombro. As avaliações foram sempre realizadas no período da manha para que a rotina de trabalho ao longo do dia não interferisse nas medidas investigadas.

RESULTADOS:

Após uma análise descritiva dos dados e de uma verificação dos pressupostos de normalidade relativos à amostra através de medidas de assimetria e curtose, prosseguiu-se com as comparações através do teste t de student. Em relação à perimetria, ficou evidenciado diferenças significativas em todas os pares de segmentos exceto nas medidas da circunferência da perna. Em relação aos ângulos articulares pudemos observar que não houveram diferenças significativas entre os pares de comparação por movimento, exceto no movimento de adução do ombro. O nível de significância utilizado foi de p < 0,05.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados, podemos concluir que as atividades da vida diária associadas com atividades laborais desempenhadas dentro da instituição de ensino, parecem não gerar diferenças no grau de mobilidade articular entre os lados do corpo. O fato desta diferença ter sido evidenciada no movimento de adução do ombro não nos permite concluir que seja acarretado por alguma rotina exercida em especial por parte da amostra. No tocante à perimetria, temos indícios para acreditar que o dia-a-dia de atividades dentro da instituição em associação com hábitos naturais de movimento dos integrantes da amostra geram modificações importantes entre o hemicorpo direito e esquerdo. Essas modificações expressas em centímetros podem ser resultado de diversos fatores, tais como, acúmulo de gordura, aumento ou diminuição de massa magra, quer seja por overuse  ou por atividade laboral intensa. Assim, um monitoramento destes parâmetros podem ser úteis na intenção de elaboração de programas de atividade física com caráter corretivo e adaptativo para jornada de trabalho.

Instituição de Fomento: Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS
Palavras-chave: Perimetria, Flexibilidade articular, Sedentarismo.