62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
PERFIL E ORIGEM DOS ENCAMINHAMENTOS DE ADOLESCENTES E JOVENS PARA A PSICOTERAPIA: UM ESTUDO NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DA UEPB (CAMPINA GRANDE/PB).
Maria do Socorro Abrantes 1
Carla de Sant'Ana Brandão 1
Denise de Figueirêdo Araújo 1
Ianny Felinto Medeiros 1
Luzia Elias Bem 1
Thaíssa Machado Vasconcelos 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
INTRODUÇÃO:
No mundo onde as transformações se encontram cada vez maiores a temática "Juventude" tem ocupado uma visão ampla no cenário brasileiro. Isso se deve ao fato dos jovens serem retratados como um "problema" pela mídia, no que concerne ao envolvimento desses com drogas, violência, consumo de álcool e acidentes de trânsito e não como pessoas com seus interesses e suas narrativas. Dessa forma, a presente pesquisa, teve por objetivo identificar as principais formas de encaminhamento descritas nos registros de documentos das fichas de triagem de jovens e adolescentes que buscam atendimento psicoterápico na Clínica- Escola de Psicologia da UEPB, no intuito de investigar aspectos constituintes do cenário no qual esses jovens se encontram imersos.
METODOLOGIA:
Para a realização deste estudo, foi feita a análise de sessenta e sete (67) fichas de triagem de jovens de ambos os gêneros, com faixa etária entre 12 a 24 anos, inscritos no período de fevereiro de 2008 a setembro de 2009 e aguardando o chamado para o atendimento psicoterápico na referida Clínica-Escola na cidade de Campina Grande/ PB. As informações referentes à origem dos encaminhamentos dos jovens, bem como seus dados sócios demográficos, categorizadas por meio do método de Análise de Conteúdo foram inseridas num banco de dados (SPSS 11.5) para fins de realização das análises estatísticas.
RESULTADOS:
Em relação ao perfil dos jovens que procuram este serviço observou-se ser 74,6% do gênero feminino e 25,4% do gênero masculino. Quanto à faixa etária, é predominante a busca por psicoterapia entre os 21 e 24 anos (41,8%). Em relação à renda familiar, identificamos que aqueles com renda entre um a três salários mínimos são maioria (52,2%). Com relação à origem dos encaminhamentos realizados, verificamos que estes ocorrem tanto por "Vontade Própria do jovem" (37,3%), como pela orientação de "Familiares, Amigos/ vizinhos/ pares" (25,4%), Profissionais de Educação (19,4%), Profissionais da área de Saúde (14,9%) e pela Justiça (1,5%).
CONCLUSÃO:
Os resultados possibilitam identificar a origem e os motivos das necessidades dos jovens dos serviços de psicologia. Contudo, nem sempre esta necessidade é identificada por eles, ressaltando a importância dos Profissionais para reconhecimento destas e o encaminhamento para os serviços especializados.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Juventude, Psicoterapia, Fichas de Triagem.