62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
DIFICULDADES CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE E DIFICULDADES NO DESEMPENHO SOCIAL EM UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REGIÃO DE NATAL/RN
Ariela Moreira dos Santos 1
Jéssica Winne Rodrigues de Freitas 1
Lúcia Maria de Oliveira Santos 1
Eulália Maria Chaves Maia 3
Caroline Patricia Tavares Guerreiro 2
Neuza Cristina dos Santos Perez 4
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Universidade Potiguar - UNP
3. Profa. Dra. - Departamento de Psicologia - UFRN
4. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Dificuldades características do Transtorno de Ansiedade (TA) são frequentes na infância chegando a afetar de 0,7% a 3,5% dessa população. Tais dificuldades consideradas sinais de alerta do TA caracterizam-se por comportamentos como: agarrar-se aos adultos ou ser muito dependente; ter medo de certos animais, situações ou lugares; ter medo de ir à escola; ser nervoso ou tenso; ser muito medroso ou ansioso, preocupar-se excessivamente e evitar interação com pessoas que não sejam do ambiente familiar. Essas condutas se apresentadas com muita frequência, intensidade e estabilidade durante o ciclo evolutivo podem vir a prejudicar o desenvolvimento psicossocial dessas crianças e comprometer sua competência tanto social quanto escolar. Detectar e prevenir precocemente tais dificuldades ajudaria as crianças a aprenderem a utilizar seus recursos internos e superarem os desafios desta etapa da vida de forma natural evitando que evoluam a problemas mais graves em etapas posteriores do desenvolvimento. Assim sendo, o objetivo desse estudo é avaliar se os escolares do ensino fundamental I de uma escola privada apresentam dificuldades características do transtorno de ansiedade e se estas se apresentam de forma concomitante a dificuldades no desempenho social.
METODOLOGIA:
O estudo é de tipo transversal com amostragem por conveniência e refere-se à primeira etapa de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo descrever os comportamentos apresentados pelos escolares do ensino fundamental I da região de Natal-RN. Essa primeira etapa é destinada à adaptação cultural das escalas que serão utilizadas nas etapas posteriores. A amostra em estudo é composta por 49 crianças matriculadas no Ensino Fundamental I de uma escola privada de Natal/RN. Os instrumentos a serem adaptados culturalmente são as escalas Child Behaviour Checklist 6-18 (CBCL 6-18), Teacher's Report Form for ages 6-18 (TRF 6-18), respondidas por pais e professores. Também está sendo usado um questionário sócio-demográfico que abarca as características da família; da criança; status sócio-econômico; atividades extra-escolares; uso de videogame; computador; TV. A coleta de dados iniciou-se após a aprovação do projeto pelo Comitê de ética da UFRN e do consentimento da escola, pais e professores. O primeiro dos três encontros realizados com os pais se deu durante a reunião bimestral no primeiro semestre de 2009. Os professores responderam unicamente os questionários relativos às crianças que os pais concordaram em participar do estudo.
RESULTADOS:
A amostra (n=49) é composta por 27 (55,1%) meninos e 22 (44,9%) meninas. Vinte e quatro (49%) delas apresentam dificuldades características do TA e 8 (16,3%) problemas no desempenho social. Não se observou diferença por sexo na sintomatologia ansiosa, entretanto, mais meninos (n=6; 75%) que meninas (n=2; 25%) apresentaram problemas no desempenho social. Vale ressaltar que 6 (75%) das 8 crianças que mostraram baixo desempenho social também apresentaram sintomatologia ansiosa, sugerindo a existência de relação entre ambos, ansiedade e desempenho social. Não obstante, esses dados devem ser interpretados com reserva por estarem superestimados. A superestimação deve-se ao fato de que a aproximação diagnóstica se deu através dos informes de pais e professores, aumentando a probabilidade de falsos positivos. O tipo de amostragem também teve sua contribuição, por permitir que os professores se empenhassem mais na participação dos pais daquelas crianças que lhes pareciam ter alguma dificuldade, contribuindo a que houvesse uma concentração de casos na amostra. É importante esclarecer que está prevista a realização de entrevista clínica na próxima etapa do estudo.
CONCLUSÃO:
Os resultados apresentados deflagram o alto percentual de escolares que apresentam dificuldades características do transtorno de ansiedade e problemas no desempenho social no ensino fundamental I de uma das escolas privadas da região de Natal-RN. Estes dados destacam a relevância da detecção e intervenção precoce dessas dificuldades. Trabalhos de cunho preventivo ajudarão a que as mencionadas dificuldades não evoluam de forma gradual e acumulativa durante o ciclo evolutivo e desemboquem em problemas mais sérios na adolescência e vida adulta, contribuindo assim ao desenvolvimento saudável dos escolares.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
Palavras-chave: Ansiedade, Desempenho social, Idade escolar.