62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
CENTRO CULTURAL BOM PASTOR: ARQUITETURA, SOCIABILIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO.
Jefferson Arruda Damasceno 1
Karen Álvares Pinto 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
INTRODUÇÃO:
A cultura encontra-se, hoje, no centro dos debates contemporâneos sobre identidade, coesão social e desenvolvimento social sustentável, posto que, além de ferramenta de democracia, atua como instrumento potencial de transformação da sociedade no combate à pobreza e a desigualdades sociais. Defende-se a preservação e fomento da diversidade em lugar da homogeneização de uma cultura globalizada, promovendo desenvolvimento, inclusão social e reconstrução de identidades culturais locais e territoriais. Nesse processo, é necessário que se promova o acesso à cultura a todos os atores sociais, incluindo aqueles que foram excluídos de seu direito. Para tal, uma das maneiras consiste na criação de espaços para uso/consumo e criação de produtos culturais pela população, dentro dos quais se inserem os centros culturais de bairro: espaços que possibilitam a participação efetiva da população, princípio norteador do desenvolvimento sustentável. Nesses centros, a integração entre arte, cultura e educação permite à comunidade o acesso ao conhecimento, contribuindo para a sua formação e desenvolvimento humano. Este trabalho apresenta um projeto de Arquitetura e requalificação urbana, defendido no ato da conclusão do curso de graduação, que propõe para a Zona Oeste de Natal, um espaço com este fim.
METODOLOGIA:
Estudou-se sobre a conceituação de espaço público e cultura e as principais discussões atuais sobre o tema para, em seguida, abordar sua relação com o desenvolvimento sócio-sustentável e as políticas culturais. Foram definidos os espaços físicos nos quais podem ser desenvolvidas atividades culturais, destacando os centros culturais e espaços públicos. Analisou-se a presença e distribuição deste tipo de equipamentos existentes na cidade de Natal, para escolher o lugar pertinente para a implantação da proposta. Realizaram-se estudos de referência para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, analisando os projetos sob quatro aspectos principais: 1) relação do projeto com o entorno; 2) plástica e tectônica; 3) intenção ou programa de necessidades; e 4) viés sócio-cultural. Utilizou-se, tanto para estas análises, quanto para a concepção projetual, um modelo teórico projetual capaz de agregar valor a propostas arquitetônicas pela sua carga epistemológica construída a partir de conceitos específicos da área da Arquitetura, oferecendo ao projetista a capacidade de melhor dominar seu processo projetual, estimulando processos criativos não-convencionais: A teoria Arquiteturológica de Philippe Boudon (2000).
RESULTADOS:
O Centro Cultural Bom Pastor proposto aqui buscou subsídios em estudos teóricos sobre os conceitos que permeiam a concepção de territórios de cultura e espaços públicos que transparecem no projeto, principalmente, pela adoção de uma proposta que atende às três ações principais concernentes aos centros culturais: informar, discutir e criar; além de inserir-se em área carente por esse tipo de equipamentos na cidade. A proposta final materializa (potencialmente, porque ainda é projeto) por intermédio de elementos arquitetônicos um conceito preciso de sociabilidade através da arte-educação. O sucesso da proposta deve-se também ao respeito pelos vestígios claramente marcados pela comunidade no local onde se propõem a implantação do projeto. Ademais, todo o trabalho foi desenvolvido tendo-se em conta as diversas escalas arquiteturológicas definidas por Boudon (2000), que envolvem, o domínio de um processo mental consciente onde estão em jogo aspectos sociais, simbólicos, técnicos, geográficos, dentre outros, procurando atender a tríplice vitruviana: firmitas-utilitas-venustas, que se traduz aqui como solidez, utilidade/conforto e harmonia estética, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Problemas referentes ao acesso à cultura, à diversidade cultural, ao declínio dos espaços públicos e à inclusão social são questões chaves que se apresentam como grandes desafios das cidades na contemporaneidade, portanto, devem ser buscadas respostas a estas, considerando não somente as necessidades atuais da sociedade como também sua manutenção futura. Entendeu-se desde o princípio do desenvolvimento deste trabalho a importância de uma proposta arquitetônica que intencionasse oferecer um espaço com esta alternativa. Para tanto, o trabalho projetual baseou-se em uma ampla pesquisa bibliográfica que, juntamente com os estudos desenvolvidos acerca da área de intervenção e da análise do processo de projeto, resultou em um texto extenso, decorrente também de uma preocupação acerca da melhor diagramação para uma leitura confortável e compreensível. Entende-se que os objetivos propostos foram alcançados e que o trabalho contribuiu, primeiro, para a aquisição de novos conhecimentos, principalmente no que se refere ao ato projetual, tendo em vista o primeiro contato com a teoria arquiteturológica de Phillippe Boudon (2000), e, segundo, para a aplicação sintética dos diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Palavras-chave: Centro Cultural, Sociabilidade, Arte-educação.