62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O papel do rio Mossoró, e sua mata ciliar, na organização do centro comercial da cidade de Mossoró-RN
Romero Rossano Tertulino da Silva 1
Saul Estevam Fernandes 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

O termo "meio ambiente" está cada vez mais em pauta no debates internacionais e fóruns científicos, ganhado espaço, inclusive, na grande mídia. Graças a ela e a outros vetores de informação, estamos inteirados das catástrofes ecológicas e sociais promovidas pela ação humana em regiões longínquas.  No entanto é válido lembrar que para se entender o global é necessário se analisar o local. Nos países subdesenvolvidos a degradação ambiental está ainda mais evidente, quer seja por falta de recursos pra combater a devastação, quer seja por falta de esclarecimento da população. Na cidade de Mossoró-RN a falta de respeito com o meio ambiente está comprometendo as matas ciliares do rio Mossoró-Apodi, que corta, dentre outras áreas, o centro comercial da cidade. O presente trabalho objetiva registrar o papel da mata ciliar, ressaltando sua importância e a necessidade de sua preservação frente à degradação no qual se encontra.

METODOLOGIA:

Para realização desse trabalho, e com a finalidade de alcançarmos o nosso objetivo, foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, observação da área pesquisada nos períodos de estiagem e de estação chuvosa, análise documental, revisão sobre legislação que permeia a temática e observações in loco assim como uma extensa leitura de bibliografia especializada sobre o tema (matas ciliares). Neste sentido, o nosso trabalho trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo realizado no centro comercial da cidade de Mossoró-RN, o mais comprometido do ponto de vista da degradação ambiental do rio Apodi-Mossoró e de sua mata ciliar.

RESULTADOS:

Ficou demonstrada, na revisão bibliográfica, e na observação in loco, a preocupação de alguns moradores ante a necessidade de se promover o resgate histórico do rio Apodi-Mossoró, marco histórico do município que recebeu nome e nasceu em torno em torno do rio, que se encontra totalmente abandonada e que algumas pessoas não se recordam de sua importância histórica. A mata ciliar do rio foi sumariamente destruída e suas margens foram ocupadas por prédios residenciais, comerciais, estacionamento público, para a criação de animais domésticos e até para depósito de lixo, além de receber o esgoto urbano. O rio encontra-se poluído e perdeu a sua capacidade de gerar fontes de alimentos e renda para a população local, com a exceção de alguns ribeirinhos de baixa renda que ainda utiliza o rio para este fim, mesmo que contraindo inúmeros problemas de saúde.

CONCLUSÃO:

O abandono em que se encontra o rio e sua mata ciliar é fruto do descaso do poder público e da sociedade local, que não conhece práticas de educação e nem de preservação ambiental, permitindo que aconteçam os impactos negativos sobre os mesmos, como a poluição das águas por causa de descartes e esgotos jogados dentro dela e a destruição da mata ciliar por varias causas. Em virtude das modificações e degradações decorrentes das ações antrópicas e seus efeitos, não se pode pensar no desenvolvimento sem condicioná-lo a um adequado planejamento ambiental, de modo que se possam minimizar os impactos ambientais negativos, estabelecendo o manejo adequado dos recursos naturais.Torna-se necessário o restabelecimento de faixas de mata ciliar, proteção dos mananciais, manejo adequado de solo e da bacia de captação, para evitar ao máximo o escorrimento superficial de água. São também, extremamente necessárias as atividades de educação ambiental para os moradores que ocupam as áreas que margeiam o rio e seus córregos, possibilitando o acesso aos conhecimentos técnicos apropriados de manejo e conservação dos recursos naturais.

 

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Meio ambiente, Mossoró, centro comercial.