62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
O SIGNIFICADO DO CUIDAR DA SAÚDE DO POVO
Mirna Cavalcante Gurjão 1
Juliana Bento da Cunha 1
Antônio Medeiros Junior 1, 2
1. Dto de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

Nas ações de saúde existe um contrate entre a expansão no seu campo do conhecimento científico e tecnológico e os graves problemas para enfrentar as necessidades da saúde de cada indivíduo e de populações. Assim novas propostas de humanização e integralidade no cuidado em saúde tem se configurado como poderosas e criativas ferramentas para alterar essa discrepância. De acordo com a Lei Orgânica de Saúde 8.080/90, que regulamenta o SUS, a integralidade é um termo plural, no qual está relacionado os atos preventivos, curativos, individuais e coletivos. Visa uma assistência ampla, transformadora, centrada no indivíduo e este não se reduz a doença ou aspecto biológico. Envolve tanto o atendimento integral quanto o cuidado e o acolhimento. Sendo que o cuidado está relacionado à assistência, ao afinco em melhorar uma condição humana ou forma de vida. Compreendendo os conceitos de integralidade e cuidado, a atual pesquisa buscou captar dos profissionas e dos usuáros de Unidades de Saúde da Família os conhecimentos que estes possuíam sobre estes princípios norteadores da Atenção Básica de Saúde.

METODOLOGIA:
A presente pesquisa trata-se de um estudo analítico qualitativo, que foi realizado no ano de 2009 em algumas Unidades de Saúde da Família da grande Natal. Obtivemos uma amostra de 94 profissionais e 98 usuários, todos com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, neste grupo os profissionais tinham idade média de 35,7 anos, 80,5% eram mulheres, a maioria era formada por dentistas e enfermeiros e 76,6% possuíam Ensino Superior Completo. Nos usuários, apenas 20,4% eram homens, a idade média era de 41 anos, utilizavam o serviço, em média, há 6,5 anos, a maioria (34,7%) possuía o Ensino Fundamental incompleto e 34,7% eram donas-de-casa. Foi questionado para os participantes a seguinte assertiva: Cuidar da saúde do povo significa... e este utilizando a técnica da associação livre de palavras respondia, ou seja, o entrvistado deveria dizer as três primeiras palavras que lhe viessem a cabeça e justificá-las, colocando-as em ordem de importância. A compilação desses dados foi feito através da análise categorial proposta por Bardin, a qual consiste em buscar os "núcleos de sentidos" que estão inseridos em uma comunicação e cuja presença ou freqüência de aparição pode ter um significado.
RESULTADOS:
Os conceitos de integralidade, humanização e cuidado estão interligados no cotidiano dos serviços de saúde. Não há como prestar um serviço integral sem haver um atendimento humanizado ou um cuidado e um acolhimento que valorize a subjetividade e cidadania do indivíduo(2). A interligação entre esses conceitos é tão forte que na própria concepção dos profissionais e usuário das unidades de saúde da Família (USF) ocorre essa mistura. A partir da análise segundo Bardin, para os profissionais cuidar da saúde do povo passa pelo dever do Estado em estruturar as USF, dando os materiais e medicamentos necessários para as consultas; pela responsabilidade do profissional como protagonista da promoção à saúde; pelo atendimento adequado, sendo este feito com respeito, escuta e atenção e não somente com diagósticos; e ainda pela capacitação dos profissionais e usuários, sendo proposto ações de pormoção e prevenção à saúde. Já para os usuários o cuidar tem um significado mais assistencial, embasado no atendimento humanizado e no tratamento garantido, o que vem sendo sucateado, e para esta população o descaso com a saúde deve ser revertido pelo Estado, o qual é responsável pela saúde pública.
CONCLUSÃO:

A partir do conhecimento fornecido pelos usuários e profissionais das Unidades de Saúde da Família, podemos concluir que o cuidar da saúde do povo significa capacitar a comunidade para agir melhorando a qualidade de vida e de saúde, incluindo a participação popular como processo indispensável para a obtensão de uma saúde pública integral. Dessa forma, há a junção de valores como solidariedade, equidade, cidadania, democracia, integralidade, multidisciplinariedade e humanização. Este cuidado não se restringe aos profissionais da saúde, mas abrange outros setores, como o da educação. Também deve haver uma integração entre os poderes municipal, estadual e federal para garantir a população um melhor acesso a saúde. Portanto, a humanização e integralidade perpassa pelo estado de bem comum. Não tem como cuidar efetivamente de uma pessoa sem cuidar da comunidade em que esta se insere, e não existe Saúde Coletiva sem que aja um atencioso cuidado de cada um de seus indivíduos.

Palavras-chave: Cuidado em saúde, Integralidade, Unidade de Saúde da Família.