62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
SOCIEDADE E ESPAÇO: UM OLHAR GEOGRÁFICO PARA O CANAL DO JORDÃO
Claudemice Correia do Nascimento 1
Michel Barboza Saturnino 1
1. Depto. de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:
A pesquisa foi desenvolvida através da percepção ambiental no Canal do Jordão, sendo este o principal da bacia Rio Jordão, possuindo cerca de 7,3Km de extensão, apresenta suas nascentes nos morros do bairro do Jordão Alto e seguindo seu curso pelos bairros do Jordão Baixo e Jardim Jordão. A área de estudo é um trecho do canal localizada na Avenida Maria Irene bairro do Jordão, Zona Sul do Recife-PE. O objetivo é identificar as mudanças paisagísticas, que através de uma observação temporal e espacial possibilita-nos uma reflexão quanto a que ponto a sociedade exerce influência na modificação do espaço que vêm sofrendo degradação ambiental.
METODOLOGIA:
O trabalho iniciou com revisão bibliográfica a respeito do assunto com o intuito de compreender os conceitos relacionados à temática. Uma outra etapa foi a visita a campo para verificar os fatores relevantes, no qual foram aplicados questionários com o objetivo de conhecer melhor a realidade de quem está diretamente envolvido. Foram também coletados matérias iconográficos, possibilitando uma abordagem dialética para uma compreensão mais clara de um produto social subjetivo.
RESULTADOS:
O canal do Jordão sofreu e sofre um intenso processo de degradação ambiental e habitação desordenada à margem do rio. Foi comprovado nos questionários aplicados em campo que os moradores dos bairros próximos, sofreram e sofrem com a ausência de saneamento nos morros e suas conseqüências tais como, enchentes, proliferação de doenças (leptospirose) e lixo no canal. Entretanto após anos de busca e intervenção de líderes comunitários, o Governo Federal com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai custear obras de urbanização no Canal do Jordão. O projeto, que deve terminar em um ano, já começou a retirar as famílias que vivem em moradias precárias à margem do canal, onde será construída pista com ciclovia e equipamentos para exercícios físicos.
CONCLUSÃO:
Após as análises e estudo no caso do canal no Jordão, é perceptível a influência da sociedade na modificação do espaço habitado, visto que as transformações ocorridas e em transição são conseqüência de uma sociedade reducionista que visa o presente sem responsabilidade construtiva para o futuro. Contudo apesar de existir limpeza e recolhimento de lixos nas ruas ainda existem contribuições para que a transformação do espaço seja contrária ao desenvolvimento da qualidade de vida, ora por todos, almejada. Vê-se neste momento a importância de um planejamento urbano que não vise apenas à modificação física do espaço, pois este é moldado pela sociedade que também precisa entender seu potencial transformador dentro deste mesmo espaço.
Palavras-chave: Espaço, Sociedade, Mudança.