62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA DE PLANTAS DE ALFACE (Lactuca sativa) EM AREIA TRATADA E COMPOSTO ORGÂNICO CONTENDO NA COMPOSIÇÃO CÉDULAS DE REAL TRITURADAS E DESCATADAS DO MERCADO (COC).
Giselle Nerino Brito de Souza 1
Carlos Augusto Cordeiro Costa 1
Sérgio Antônio Lopes Gusmão 2
Erika Kzan da Silva 1
Camila Regina da Silva Santos 1
Râmison Flávio Carneiro e Souza 1
1. Laboratório de Húmus e Ecologia Química- ISAHR/ UFRA
2. Instituto de Ciências Agrárias-ICA/UFRA
INTRODUÇÃO:

Em culturas de ciclo curto como as hortaliças, o período entre a semeadura e a emergência das plântulas representa uma das fases críticas do ciclo das plantas, de modo que a uniformidade e a porcentagem de emergência assumem grande importância na produção e na qualidade final do produto. A alface é uma planta herbácea com parte comestível que pode ser lisa ou crespa, fechando-se ou não na forma de uma "cabeça". A coloração das plantas pode variar do verde-amarelado até o verde escuro e pode ser roxa, dependendo da cultivar. A folha contém vitamina A, C, Niacina, minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. A fim de verificar a sua emergência em diferentes tipos de substratos, objetivou-se neste trabalho testar a germinação de sementes de alface nos seguintes compostos: (1) areia tratada, (2) COC e (3) substrato misto ( areia tratada + COC ). Este trabalho é uma parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia/ UFRA , Banco Central do Brasil e Governo do Estado do Pará ( através: Banco do Estado do Pará/BANPARÁ, Centrais de Abastecimento do Pará/CEASA-PA e Fundação de Apoio à pesquisa do Pará/FAPESPA) que buscam criar alternativas para desenvolver projeto que visem minimizar impactos ao meio ambiente, dentro uma proposta de caráter sustentável.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido primeiramente num pátio cimentado com 4 leiras (montes). O composto orgânico após a decomposição em 90 dias foi peneirado e acondicionado em galpão de alvenaria. O material foi coletado na CEASA/PA, (restos vegetais de culturas hortifrutigranjeiros e palhada) e cédulas de Real descartadas fornecidas pelo Banco Central, sendo estas de dez, vinte, cinqüenta e cem reais. O composto orgânico foi submetido às condições naturais de clima e temperatura sendo revirado a cada três dias. A segunda parte do experimento foi conduzida em um ambiente de horta na UFRA, sendo um bioensaio dividido em três tratamentos. Tratamento 1 (T1) com areia tratada, tratamento, 2 (T2) com 50% de areia tratada e 50% de COC e 3 (T3) com 100% de COC. Cada tratamento utilizou 2 Kg de substrato. Foi montado em bandeja de polietileno contendo 100 células, resultando em 200 repetições cada tratamento com 2 sementes por célula. A cada 3 dias, após o plantio, foi avaliado o número de sementes que emergiram.  A variedade de alface Simpson Black foi submetida á irrigação duas vezes ao dia, com a mesma quantidade de água em todos os tratamentos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, utilizando-se para refinamento estatístico teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

A partir da secagem do material observou-se que a areia tratada apresentou 6% de retenção de umidade, o material misto (COC e areia) apresentou 36,5%, já o COC mostrou 70,6%. Os resultados mostram que o melhor tratamento para a emergência das sementes de alface foi com o COC. As sementes de alface são sensíveis, assim, os substratos devem garantir por meio de sua fase solida a manutenção mecânica do sistema radicular da planta, suprimento de água e nutrientes pela fase liquida e oxigênio e transporte de dióxido de carbono entre raízes e o ar externo pela fase gasosa (Lamaire, 1995). Um bom substrato proporciona retenção de água suficiente para a germinação, além de permitir a emergência das plântulas, conjuntamente com atributos de boa aeração para permitir a difusão de oxigênio para as raízes, baixa resistência à penetração das raízes e boa resistência à perda de estrutura (Silva Júnior 1991). Estudo com diferentes substratos vem sendo pesquisados e testados no desenvolvimento de plantas, proporcionando melhores condições ambientais para a planta. É bom ressaltar a importância de diferentes componentes para a composição de um substrato estável e adaptados as condições ambientais. Assim, O COC pode se tornar uma alternativa viável para a produção de alface. 

CONCLUSÃO:

Os resultados permitiram concluir que a utilização do substrato contendo o composto com cédulas é viável, pois mostrou bom desenvolvimento da alface, uma vez que ocorreu germinação superior a 50% nos tratamentos com composto orgânico (COC) em questão.

Instituição de Fomento: Banco Central do Brasil (Escritório Regional de Belém), Central de Abastecimento do Pará (CEASA-PA) e Banco do Estado do Pará (BANPARÁ)
Palavras-chave: Lactuca sativa, Composto Orgânico, Cédulas de Real .